Tempo de leitura: 3 minutos
Ninguém está livre de imprevistos, e, nas agendas dos consultórios médicos, essas situações parecem ser mais comuns do que o usual. No fim das contas, isso é um grande problema, pois a taxa de faltas de pacientes implica a perda de oportunidades de negócio — já que o horário vago poderia ser usado para atender outra pessoa.
Não perca mais tempo e dinheiro! Confira a seguir 4 dicas infalíveis para diminuir faltas no consultório:
Confirme a consulta com antecedência
Em geral, consultas são marcadas com antecedência e, embora muitos pacientes sejam organizados e marquem em suas agendas, muitos acabam se esquecendo ou mesmo confundindo o dia e o horário da consulta.
Avisar o paciente sobre o agendamento na véspera pode ser uma prática muito eficaz para que ele não se esqueça do compromisso. Seja por telefone, por WhatsApp ou mesmo por e-mail, a mensagem deve ser sempre amigável, e comunicar que a consulta é importante e que o médico estará esperando pelo paciente.
Atualmente, é possível contar com sistemas que já automatizam o envio de lembretes aos pacientes, integrados diretamente com a agenda do consultório — o que representa uma vantagem econômica muito maior, já que libera o tempo do(a) secretário(a) para outras atividades mais urgentes.
Crie uma política sobre ausências
Crie uma política clara sobre ausências e deixe os pacientes a par de cada norma estabelecida nos casos de falta sem comunicação ou de cancelamento em cima da hora . Determine um prazo para que o paciente possa cancelar a consulta, de forma que ainda será possível entrar em contato com outra pessoa para encaixá-la no horário vago.
Mantenha um registro atualizado de pacientes faltantes ou que se atrasam com frequência. Assim, o consultório pode estabelecer um plano para lidar com esses pacientes e até mesmo impor uma taxa pelos cancelamentos constantes ou um bloqueio de marcação por algum tempo.
Independentemente da política estabelecida sobre as ausências, é importante que o paciente saiba bem quais são as penalidades pelo não cumprimento.
Entre em contato com os pacientes atrasados
No processo de marcação de consulta, solicite ao paciente que chegue com certa antecedência à consulta, para preenchimento de ficha cadastral ou autorização de convênio. Caso ele não compareça nesse período, entre em contato e pergunte se está atrasado e se realmente virá para o atendimento.
É importante tentar entender o motivo do não comparecimento, já que muitas vezes o paciente estava programado para comparecer, mas teve algum imprevisto ou atraso.
Além disso, mantenha um registro atualizado dos pacientes que faltaram e das justificativas, pois isso possibilita conhecer o perfil de cada pessoa, e até oferecer agendamentos em horários mais apropriados.
Diminua o tempo de espera
Nenhum paciente, por mais calmo que seja, gosta de tomar uma “chá de cadeira” cada vez que vai a um consultório. Quando essa situação ocorre com frequência, outros compromissos acabam sendo mais importantes do que a consulta propriamente dita — e isso, acaba estimulando atrasos e faltas.
Para evitar isso, estabeleça um atendimento simplificado dentro de um curto espaço de tempo. Isso permite que os pacientes sejam atendidos prontamente, evitando esperas por longos período. Para garantir pacientes satisfeitos, providencie uma sala de espera confortável, com entretenimento para tornar a espera menos incômoda.
Agora que você já sabe como diminuir faltas no consultório, leia o post “Como melhorar o atendimento no consultório?”!