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Se você já se convenceu do poder do marketing de conteúdo de gerar resultados para o seu consultório, é hora de começar a se preocupar com a sua produção de conteúdo!
Nós sabemos que, muitas vezes, por falta de tempo e orientação adequada, começamos várias estratégias de marketing de forma impulsiva e sem muito planejamento. Esse é um erro que todos corremos o risco de cometer!
Você mesmo pode executar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo, separando algumas horas por semana para produzir os conteúdos que irão para o blog do consultório, mas não faça isso sem antes planejar seu percurso estratégico!
Antes de começar a produzir os seus conteúdos, é importante passar por alguns passos! Olha só:
Conheça bem o seu público
É extremamente importante que você saiba exatamente para quem você vai escrever! A pesquisa de público é essencial para qualquer estratégia de marketing, seja ela inbound (marketing de conteúdo, por exemplo) ou outbound (anúncios no Google, propagandas, etc.).
Você precisa dessa pesquisa para definir sobre o que vai escrever e qual será o tom da sua escrita: se será mais formal e técnico, ou pessoal e descontraído, por exemplo.
Se você não sabe como é, exatamente, o perfil do público que deseja atingir, as chances de jogar tempo e dinheiro fora são enormes! E além de não alcançar os resultados esperados, você ainda corre o risco de atrair para o blog do consultório, um público que não é qualificado: pessoas que não tem nada a ver com o perfil de pacientes que você recebe no seu consultório.
Divida o seu público em estágios de interesse
Depois de conhecer profundamente o seu público, você precisa dividi-lo em estágios de interesse! Nem todo o seu público está no mesmo nível de conhecimento do seu consultório… alguns acabaram de conhecer o seu blog, outros já o visitam há algum tempo e alguns já estão considerando ligar para o seu consultório para agendar uma consulta.
Por isso, você deve produzir conteúdos para cada um desses estágios: conteúdos para atrair os primeiros visitantes, no caso, temas mais genéricos, que discorram sobre algum assunto e passem alguma informação importante. Para os que já visitam o seu site há um tempo, produza conteúdos que comecem a mostrar por que ele precisa marcar uma consulta e quais benefícios ele terá com essa ação.
Para aqueles que já estão considerando agendar uma consulta, produza conteúdos voltados para o seu consultório, que explique quais tipos de atendimento você realiza nele, como funciona o agendamento e os passos para que ele marque uma consulta com você!
Dessa forma, você conseguirá abarcar todo o seu público de forma personalizada e efetiva!
Defina as palavras-chave para cada estágio
Para cada estágio de conteúdo, você deve definir algumas palavas-chave específicas! As palavras-chave dizem respeito aos termos em torno dos quais você produzirá um conteúdo. Elas devem estar relacionadas aos assuntos que você trata no seu consultório, motivos pelos quais os seus pacientes te procuram.
Defina muito bem as suas palavras-chave para conseguir atrair as pessoas certas para o seu consultório. Se existem alguns atendimentos que você não gosta de realizar no seu consultório, pois não são o seu maior foco ou não te trazem tanto retorno, não escreva conteúdos sobre eles! Caso contrário, atrairá pacientes procurando por esses serviços!
Pesquise sobre o assunto
Depois de definir as palavras-chave e os temas de cada artigo que vai escrever, é hora de começar a pesquisar!
Veja o que outros blogs estão dizendo sobre o assunto e, se existirem outros médicos escrevendo sobre os mesmos temas, investigue como é a abordagem deles! Essa é a hora de você identificar como pode se destacar ao escrever sobre esse tema, usando abordagens diferentes e perspectivas únicas!
Lembre-se:
Você não precisa reinventar a roda; você só precisa compartilhar a sua perspectiva única sobre porque a roda é importante. – Page one power, agência de link building.
Defina a estrutura do seu texto
Depois de pesquisar bastante e escolher a primeira palavra-chave em torno da qual você vai produzir o seu primeiro conteúdo, agora você deve definir a estrutura do seu texto! Título, subtítulos, divisões… É importante que, antes de começar a escrever o seu texto, toda a estrutura dele já esteja definida!
Defina como você vai dividir o assunto e construa a linha de raciocínio do seu artigo focando na experiência do seu leitor: qual estrutura de texto facilitaria a leitura pelo seu público? Pense nisso!
Escreva… e depois revise!
Agora sim, você pode começar a escrever! Com o público, as palavras-chave e a estrutura já definidos, é hora de colocar em prática suas ideias! Esteja alinhado ao tom de escrita que você definiu como melhor para o seu público e preocupe-se em otimizar o seu texto para a palavra-chave escolhida!
Depois, não se esqueça de revisar! Leia todo o seu texto e confira se não há erros ortográficos, frases longas demais ou ambíguas – que podem gerar confusão no leitor.
Agora você já está mais preparado para os próximos conteúdos que vai escrever!
Para resumir tudo o que conversamos hoje, dá uma olhadinha no passo a passo:
E aí, o que achou das dicas de hoje?
Conta pra gente os seus desafios na hora de produzir conteúdos para o blog do consultório!
Enquanto isso, dá uma olhada nas dicas que preparamos para que você não erre na hora de escolher as palavras-chave dos seus conteúdos! Os resultados são impressionantes!