Análise de mercado: liberdade e autonomia para o seu consultório

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No momento em que escolhe abrir seu próprio negócio, o profissional de saúde deve atentar-se para uma área que, por vezes, passa despercebida no início do planejamento: o seu mercado de atuação. Parece algo óbvio de se dizer, mas é muito comum que a análise de mercado seja feita de forma superficial ou nem seja feita, deixando o empreendimento sem direções estabelecidas para seguir.

Na maioria dos casos, o profissional de saúde que busca empreender seu próprio consultório tem esse desejo porque busca ter mais liberdade e autonomia no trabalho. A maior vantagem de uma análise de mercado bem feita é a possibilidade de direcionar suas ações para um mercado de atuação específico, ou seja, o profissional conquista a opção de escolher livremente que tipo de demanda de saúde ele quer atender.

Veja a seguir algumas dicas importantes sobre esse tema:

Conheça o seu mercado

É preciso destrinchar cada parte do seu mercado: quem forma o seu público-alvo? Qual o poder de compra dessas pessoas? Você terá concorrência? Quais as principais falhas dos concorrentes que já atuam nesse mercado? E os principais acertos?

Dessa forma, você conseguirá estruturar as suas ações, ou seja, poderá direcionar seu consultório para suprir as demandas específicas do seu público e superar seus concorrentes, caso existam.

Estabeleça a sua persona

Persona é o termo que o marketing utiliza para designar uma pessoa fictícia que represente as características dos pacientes que você deseja atender, o seu paciente típico. Estabelecer uma persona é muito importante, pois facilita muito o direcionamento das ações seu consultório.

Por exemplo, você é ginecologista e deseja atender jovens entre 12 e 18 anos, de classe baixa. A sua persona pode ser a Júlia, de 14 anos, que mora em um bairro periférico e estuda em uma escola pública, que não tem aulas especializadas de sexualidade. A partir da definição, você pode perguntar diretamente como a Júlia gostaria de ser atendida, quais informações são interessantes para ela, como essas informações devem ser dadas a ela, etc.

Seu consultório pode ter uma ou mais personas, desde que você as defina bem e trabalhe para garantir que serão bem atendidas conforme suas necessidades específicas.

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