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Site Médico: muita gente erra feio ao construir o site do Consultório! Nesse artigo, vamos desconstruir as suas ideias sobre como criar um site médico focado em resultados!
Vamos lá…
Nos últimos dias, algumas pessoas me questionaram como deveria ser um site ideal para uso na área de saúde.
Gostei tanto da pergunta, que resolvi escrever esse artigo.
E, além de dizer como acho que deveria ser esse site médico, resolvi fazer um comparativo das ferramentas que a maior parte das pessoas está usando!
Então, nesse artigo, vou falar sobre os seguintes tópicos:
- Qual a diferença entre um Site Médico e uma Landing Page (e por que você precisa saber disso?)
- Por que os sites tradicionais estão caindo em desuso e como seria um site médico mais moderno?
- As opções de ferramentas para que você saia do zero, de forma simples!
- Quais as outras opções mais avançadas, antes de partir para a terceirização
- Quando (e somente em quais casos) você deve terceirizar
- A anatomia completa de um site médico TOP
Condensei cerca de 6 meses de estudos e pesquisas práticas, com várias pessoas que me abordaram no Consultório 2.0 (mais de 1.000 sites médicos de amostragem), para fazer esse artigo! No fim das contas, ficou bem completo e mata grande parte das dúvidas que surgiram sobre esse assunto! Espero que goste!
Portanto… Pegue sua caneca de café e… boa leitura! Comecemos do básico!
Site Médico X Landing Page
Ok. Em primeiro lugar, vamos esclarecer algumas coisas… Um site, segundo a Wikipedia, é:
Um website ou site, também aportuguesado para sítio da Web ou site da Web (da Internet), é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na internet.
Ficou difícil. Mas não se preocupe… Vamos simplificar: um site, então, nada mais é do que um conjunto de páginas que ficam disponíveis na internet, em um tipo de “protocolo”, que nada mais é do que um tipo de endereço que o seu navegador é capaz de entender (navegador: internet explorer, Safari, Chrome, etc).
Funciona assim: o site é um espaço na internet, com um endereço único (URL). Para chegar até ele, você usa uma espécie de GPS do computador… que é o seu navegador (ou Browser). Você fala para o navegador qual o endereço e ele te leva até o site, em qualquer lugar do planeta, em segundos!
Olhando dessa forma… é fantástico, não é?
Então, conceitualmente, um site nada mais é do que um conjunto de endereços.
Hoje, é muito comum falarmos em sites confeccionados em “one-page design”. Isso significa que são sites que possuem todas as informações necessárias às explicações daqueles serviços… em uma página única. Ou seja… é um site de uma página só.
Um bom exemplo de site médico moderno e em página única é o deste dermatologista em São Paulo.
Sobre o formato da disposição das informações ser em página única ou em várias páginas separadas… é muito mais do que uma questão de gosto! É de eficiência!
Ao longo dos anos, trabalhando com tecnologia em saúde na Web, percebemos que sites médicos desenvolvidos em página única possuem um desempenho muito maior do que sites médicos com várias “abas”.
Com “mapas de cliques”, como esse que você vê abaixo, conseguimos mensurar de forma bem científica o acesso dos visitantes ao site, bem como suas ações e comportamentos… Veja um exemplo do mapa de cliques do C2.0:
Com esse tipo de tecnologia, conseguimos identificar quais os assuntos de maior interesse do público e como as pessoas se comportam em nossa página, para criar conteúdos sempre atuais e de acordo com a demanda! Bacana, não é mesmo?
Mas vamos voltar ao assunto…
Com mais de 200 sites médicos criados pela nossa equipe e parceiros, ao longo dos últimos anos, pudemos avaliar qual tipo de organização dá melhores resultados. E as taxas de conversão (percentual de pessoas ligando para os consultórios para fazer agendamento) foram sempre maiores nos sites médicos em estilo One-Page.
A eficiência desses sites médicos chegou a ser 3x maior do que aqueles que dividiam as informações em abas e menus (em nossa amostra de 208 sites médicos analisados, sendo mais ou menos a metade em cada estilo).
De todas as organizações que testamos, a mais efetiva foi a de sites médicos em página extensa com UMA ÚNICA PÁGINA fora do padrão, que seria a página do Blog, onde o profissional teria mais espaço para falar sobre os assuntos que mais gosta e que deseja se firmar como referência.
Muito bem… Esse é o site!
Agora, vamos explicar o que é uma Landing Page. Novamente vou pedir licença poética para nossa amiga Wikipedia:
Landing page é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.
Este termo é muito usado pelos profissionais de marketing de busca e SEO. A Landing page é otimizada estrategicamente para vender um produto ou serviço, o seu conteúdo é confeccionado em forma de funil, que direciona o usuário para uma outra página final, onde o usuário efetuará uma compra ou assinará um serviço.
Show de bola!
Então, uma Landing Page nada mais é do que a página do primeiro contato que seu paciente terá com seus serviços! E, nessa organização, ela se confunde MUITO com um site médico em design de página única, que contém todas as informações sobre o agendamento de uma consulta.
Essas definições se confundem taaaanto que, aqui no Consultório 2.0, não vamos gastar sequer uma gota de suor para defender qualquer tipo de posicionamento nesse sentido… chame como quiser! Desde que a função dessa página seja informar sobre seus serviços de uma forma progressiva (estilo funil), chegando ao ápice em seu final, que é fazendo um convite para conhecer melhor os seus serviços.
Excelente!
Agora, isso dito, vamos ver alguns dos principais problemas que encontramos nos sites médicos com abas e menus, com informações valiosas escondidas dos visitantes em algum lugar no meio de todo aquele conteúdo… Você vai entender em breve!
Desvantagens de um site médico tradicional, com várias páginas e menus
Muito bem! Os sites médico com formato tradicional possuem, sim, sua função. Em geral, reservamos esse tipo de site médico para aquelas ocasiões em que o processo de decisão sobre um determinado serviço é mais extenso e não tão direto assim.
Nesses casos, vale à pena dividir o site médico em algumas abas acessórias, que contam um pouco mais sobre os serviços, sobre o consultório, sobre a especialidade.
No entanto, em nossa análise histórica de sites médicos seguindo esse modelo, chegamos aos seguintes números:
- A média de visitantes que sai, logo na primeira página, sem se interessar pelo conteúdo, é de cerca de 80%, em sites médicos
- A maior parte dos visitantes que resolve navegar no site médico, clica apenas em um dos menus (72%)
- Apenas 0,7% do total de visitantes visita todas as páginas do site médico
- A conversão (ato de ligar para o consultório) ocorreu, em 60% das vezes, logo na primeira página, antes mesmo do visitante conhecer todas as sessões do site médico
Dessa forma, como regra geral, assumimos que um site médico com várias páginas NÃO será visto em sua integralidade pelos visitantes.
Dessa forma, se você “guarda” informações importantes para o processo de decisão de seu paciente, sobre agendar ou não uma consulta, em uma página acessória… temos grandes chances dela estar lá não servindo para absolutamente nada!
Ou seja… NUNCA pense da seguinte forma:
Essa informação é TÃO IMPORTANTE que farei uma página acessória só para falar sobre esse assunto!
GRANDES são as chances de que essas informações não sejam visualizadas.
A grande vantagem de um site médico em PÁGINA ÚNICA é que o visitante apenas rola a página enquanto as informações aparecem em sua tela. Não há barreiras (como cliques) para o conhecimento das informações necessárias.
Agora, veja um comparativo PRÁTICO…
Em meu site pessoal (www.oftalmologistabh.com.br), a taxa de pacientes que chega até o final da primeira página é de 23%. Um número que considero muito alto!
Isso significa que 32x mais pacientes (=23/0,7) acabam tendo contato com todas as informações que eu gostaria que eles tivessem, quando comparado com um site tradicional com abas e menus, com as mesmas informações.
Assim sendo, o investimento feito acaba tendo um maior retorno.
Por esse motivo somos fãs de sites médicos em página única!
Ferramentas para colocar seu site médico na Web
Ok! Esse é outro ponto que gera muita dúvida!
Antes de começar esse tópico, recomendo a leitura desse guia, que mostra as vantagens de se começar com um site médico mais simples para só então evoluir para um site definitivo.
De forma resumida, eu diria o seguinte:
- se você pretende ter um site médico para seu consultório, a MELHOR forma de começar é fazendo você mesmo. Nesse guia que acabei de mencionar explico todos os motivos. Mas os principais são o custo e a certeza de um site médico que te dará ótimos resultados.
- nenhum de nós, aqui no Consultório 2.0, é um designer profissional. Mas isso não importa. Um site médico que não é tãaao bonito assim é capaz de gerar ótimos resultados. Não se preocupe com isso por enquanto. Preocupe-se com o que importa: resultados.
- não se prenda a métricas de vaidade: muitos visitantes, muitas curtidas na página do facebook, muita gente falando que o site médico está bonito… Mas o que realmente interessa são RESULTADOS! Não se prenda a dados que não mudarão o curso do seu negócio!
Isso dito, vamos para a prática!
Propomos a utilização de uma ferramenta que é especializada na criação de Landing Pages,o Lânder.
Isso significa que você será capaz de criar a página de chegada do seu consultório. Como te disse, isso já basta (e é o MELHOR caminho) para 99,9% dos profissionais que atendem em clínicas e consultórios!
Mas muita gente opta por usar outras ferramentas… Então, resolvi fazer um comparativo dos prós e contras de cada uma delas!
Vamos para a prática!
Lânder APP – Landing Pages Práticas e Fáceis
Show!
Aqui eu mostro um passo-a-passo filmado da tela do meu computador, enquanto crio um site médico usando o Lânder. Em menos de uma hora, o site sai do papel e já está pronto para ser visitado pelos pacientes.
A nossa escolha pelo Lânder foi baseada em muito estudo. As grandes vantagens que vemos em ferramentas como o Lânder são:
- Ótimo custo-benefício.
O Lânder oferece alguns dias de gratuidade para o teste da ferramenta! Se você se empenhar, durante o período de gratuidade, já conseguirá fazer alguns testes valiosos para seu consultório!
Depois desse período, há uma cobrança mensal, com um custo que consideramos BARATO pelo que oferece. O grande diferencial do Lânder, em relação a todas as outras ferramentas que você vai encontrar no mercado, é a possibilidade de implementar testes de conteúdo com uma extrema facilidade. E essa é a segunda vantagem.
- Ferramenta de testes integrada
Veja um exemplo simples da aplicação desses testes:
Essa imagem possui conceitos muito importantes! Vou explicar detalhadamente…
*Talvez fique mais fácil que você entenda esse gráfico acima após ver esse material aqui, sobre TESTES A/B para profissionais de saúde ? Baixar Material Sobre Testes A/B
No Lânder, depois de criar seu primeiro site médico, você pode fazer o que chamamos de VERSIONAMENTO.
Funciona assim…
Você vai se empenhar em criar seu primeiro site médico, com todas as informações que achar úteis para seus visitantes! No entanto, o que VOCÊ acha importante… muitas vezes não é visto da mesma forma pelos pacientes.
Então, como fazemos para evitar criar um site super bacana, mas que possui resultados péssimos? Simples! Criamos versões desse site e comparamos os resultados.
Vamos voltar ao seu site médico finalizado. No Lânder, com apenas um clique, você conseguirá copiar esse site para uma versão B. Nessa versão, ao invés de usar a cor de fundo verde, por exemplo, você muda para branco.
Então, você terá um site verde e um branco, com o mesmo conteúdo. Dali pra frente, deixa com o Lânder: para cada grupo de 100 visitantes que seu site tiver, o Lânder vai se encarregar de mostrar para metade deles a primeira versão do seu site e para a outra metade, a segunda versão.
No final das contas, você vai poder se decidir qual dos dois sites te deu melhores resultados (qual deles gerou maior número de ligações para seu consultório).
Bacana, não é mesmo?
A ENORME IMPORTÂNCIA desses testes é que você não vai mais ficar pedindo opinião para os outros sobre “o que você achou do meu site?”. A resposta para essa pergunta, na maior parte das vezes, vai ser um grande elogio e uma massagem para seu ego.
E você vai ficar lá, de braços cruzados, esperando o primeiro contato advindo do site médico… que nunca vai acontecer.
A única forma que temos de encontrar o caminho ideal… é com MÉTRICAS REAIS! A internet dá, sim, ótimos resultados.
No entanto, é muito comum encontrarmos outros profissionais que dizem “já investi em sites e não tive resultado nenhum! É pura enganação!”… Duvido que fizeram a coisa da forma correta!
O Lânder te oferece a possibilidade de fazer testes e experimentos… e por isso somos fãs dele!
Eu, pessoalmente, sou à favor de que todo mundo que tenha pelo menos um pouquinho de tempo tente aplicar essas técnicas, pelo menos para entender como isso funciona, na prática.
Tudo bem… isso colocado… vamos para as próximas opções!
(já aviso que essa primeira foi a minha preferida… Mas tentarei ser o mais imparcial possível)
Wix – Sites Médicos Gratuitos
Muito bem!
Grande parte das pessoas que nos procuram, chegam com frases como essa abaixo (esse diálogo foi real, de um dos seguidores aqui do C2.0):
Olá Raphael, tudo bem? Acabei resolvendo fazer o site médico pelo Wix, pois é gratuito! O que achou do meu site?
Daí, eu costumo responder:
Gostei muito do seu site (ou não)! Achei bonito (ou não), mudaria X, Y ou Z (ou não), mas acho que está bom para começar! Mas e aí… quais os resultados você tem com ele?
E a resposta, depois de alguns dias, costuma ser assim:
Estou muito triste pois gastei um tempo danado para montar o site e até agora não tive resultados interessantes. O que acha que eu devo fazer para melhorar?
Você está vendo que não há ciência nenhuma nesse diálogo?
Quando alguém me pergunta se eu acho um site médico “bom ou ruim”, na verdade, estou dando minha humilde opinião, que vem carregada de uma boa experiência no ramo, mas que NUNCA vai refletir com fidelidade a opinião estatística de CENTENAS DE VISITANTES.
E é aí que mora o problema…
Você começa a se ater em MÉTRICAS DE VAIDADE! E aí, começo a escutar o seguinte:
Todas as pessoas que acessam meu site dizem que ele está ótimo! Não sei onde está o erro!
Melhorei meu site, adicionei o conteúdo X, Y e Z, e ainda assim não melhoro meus resultados!
Estou com vários pacientes curtindo minha página no Facebook e de vez em quando posto um convite para acessar meu site! Sempre tenho vários cliques e curtidas! (mas nada de resultados).
O grande problema disso?
Essas pessoas, mais cedo ou mais tarde, vão perder o encanto pela coisa e vão passar a integrar o grupo das pessoas que falam “já investi muito dinheiro e por muito tempo em sites e sou a prova viva de que eles não dão resultados”.
Ok… Mas o Wix não é de todo ruim. Ele é uma plataforma muito boa de criação de sites médicos, que oferece um construtor muito simples, arrastando componentes e implementando recursos até “mais avançados” do que outras ferramentas.
Se você é um “amante da tecnologia” e está entrando nesse meio agora… provavelmente vai se sentir mais massageado pelo Wix. Ele é mais bonitinho e seu site médico vai ficar com um “aspecto mais profissional”. Você vai ficar cheio de orgulho e vai sair mostrando para todo mundo!
Vai contratar um domínio (www.seunome.com.br) personalizado, vai gravar o endereço no seu cartão de visitas e na papelaria do seu consultório… e vai se contentar com os elogios que recebe do site médico.
Você vai ter um determinado resultado com seu site médico (que pode ser até muito bom!!), mas não fará a menor ideia do que fazer para melhorá-lo.
Agora… Deixa eu te dar um exemplo bem simples e prático!
Funcionamento prático do Teste A/B
Quando fizemos o lançamento de um minicurso aqui no Consultório 2.0, tínhamos interesse em apresentar um vídeo de introdução
em uma página, convidando os visitantes para acessarem a primeira aula.
Veja só a página original:
Bacana a página, não é mesmo?
Possui todas as informações que eu gostaria que o visitante tivesse.
No entanto, fiz uma segunda versão, para ver se conseguiria melhorar alguma coisa.
Veja a segunda versão:
A minha hipótese, com essa segunda versão, é tinha pouca informação de outras pessoas que fizeram os Cursos aqui do C2.0 (por isso adicionei mais um depoimento), e achei que tinha informação demais na parte debaixo do site (por isso tirei um pouco do conteúdo que estava lá).
Algum chute sobre qual deu melhores resultados e por quê?
Note que, independente do que você ACHAR, você está 100% baseado em hipóteses que não refletem a realidade. E para acabar com isso, veja os resultados dos testes:
Note que, durante 8 dias de comparação, foram 286 usuários espalhados entre as duas versões. A versão 2, que está apresentada em Laranja, começou um pouco pior do que a primeira… Eu poderia ter tomado uma decisão precipitada naquele momento…
Mas, durante os testes, ela começou a apresentar melhores resultados e atingiu uma taxa de conversão de 25% comparada com a original, de 15,58%. Nem a explicação mais lógica do mundo conseguiria explicar um aumento de QUASE 2X NOS RESULTADOS com essa simples mudança, concorda?
E, antes que você me diga que a amostra é pequena e não há representatividade… fazemos um teste estatístico no experimento! Dessa forma, a versão 2 tem uma probabilidade de 95,8% de ser melhor do que a versão 1 (o que fica dentro do intervalo de confiança que considero ideal, de mais de 95%).
No entanto, sejamos francos… Eu poderia, de forma aleatória, ter pensado, de cara, em fazer a primeira versão da mesma forma como fiz a segunda. Os resultados seriam ótimos e, quando fizesse uma comparação contrária, perceberia que já estava com a melhor opção!
No entanto, é apenas TESTANDO que conseguiremos atingir os melhores resultados!
Essa página está em constante melhoria e pretendo atingir valores de conversão em torno de 40%. Para isso, implemento constantes mudanças e vejo se os resultados são melhores do que os anteriores. E várias das mudanças que testo, às vezes, não têm a menor lógica… Mas geram resultados diferentes!
Exemplo clássico: a cor. Só de mudar a cor, mudam os valores dos resultados, para você ter ideia!
Então, fica patente: se quisermos bons resultados com a internet… precisamos nos focar neles!
Ok… E por que não recomendo o Wix?
Até onde sabemos, de mais de 10.000 participantes do minicurso, NENHUM obteve resultados sequer próximos à média que conseguimos com um pouco de insistência no Lânder ou similares.
Tudo bem… o Wix é gratuito. O Lânder não. Mas isso não muda o raciocínio. Vou explicar melhor.
Vou começar com alguns números para te mostrar o que quero dizer com mais clareza… Comparei um cenário em que R$100,00 é investido em marketing no site médico, mensalmente.
Esses números que estão aqui embaixo vieram de dados coletados desde julho de 2015. Até então, analisei 105 sites Wix e 842 sites do Lânder.
No Wix:
- Investimento fixo em plataforma: R$0,00
- Investimento em marketing: R$100,00
- Média de agendamentos: 2
- Melhor resultado que chegou ao meu conhecimento: 10
- Média de lucro obtido com os agendamentos: R$120,00 (R$60 por consulta)
- Retorno de R$120 para R$100 investidos, ou R$1,20 por R$1,00 investido.
No Lânder:
- Investimento fixo em plataforma: R$50,00 ($16 em agosto de 2017)
- Investimento em marketing: R$100,00
- Média de agendamentos: 7 (após uma média de 3 testes a/b)
- Melhor resultado: 22
- Média de lucro: R$420
- Retorno de R$420 para R$210 investidos, ou de R$2,00 por R$1,00 investido
Para melhorar, fiz uma pesquisa subjetiva com pessoas que estão usando o Wix há mais de 3 meses e pessoas que usam o Lânder há mais de 3 meses. Nela, perguntei qual é o seu grau de satisfação com os investimentos em marketing digital que você tem nesse momento (de 0 a 10).
A média foi de 3.2 para usuários do Wix e 6.7 para usuários do Lânder.
Portanto, considero o Lânder como um verdadeiro investimento!
Outras ferramentas
Muito bem! Existem outras ferramentas que substituem o Lânder e o Wix. Sem dúvidas! Mas o funcionamento acaba sendo o mesmo.
Ao pensar nessas ferramentas, levei em consideração o tempo médio que nós, profissionais de saúde, temos disponíveis para essas atividades e o nível de dificuldade que envolverá cada uma das ferramentas.
Algumas outras ferramentas podem ser usadas com perfeição para os nossos testes… Veja algumas opções:
- Unbounce: o plano inicial começa em $49. O preço foi o único motivo para que eu propusesse o Lânder em relação ao Unbounce. O funcionamento é exatamente o mesmo e ele também possui uma ferramenta de testes internos. É até melhor do que o Lânder (mais fácil de usar e mais robusto).
- KlickPages: está na moda também! Mas o preço é comparado com as ferramentas internacionais (R$197/mês) e não acho que vale à pena. Mas é uma boa opção.
- WebNode: permite a criação de sites médicos gratuitos, como o Wix. O editor é mais complexo de ser usado e apresenta alguns erros frequentes, que acabam tirando um pouco a magia por trás do negócio. Durante meus testes, o conteúdo do meu site foi apagado 3x. Vi que isso é bem comum e pipocam relatos como esse nos fóruns. Os sites são mais simples e a performance (velocidade, carregamento, tecnologia) deixam um pouco a desejar. Não permitem testes sem conhecimento de códigos de programação e ferramentas mais avançadas. Mas é uma opção ao Wix.
- Yola: funcionamento bem similar e comparável ao WebNode e Wix. Possui um plano inicial pago, mas não acredito que dará boas opções de evolução, pelos mesmos problemas que já citei até aqui.
A minha opção preferida é…. obviamente o iMedicina! O iMedicina também possui um construtor de sites médicos, mas com uma pequena diferente: ele só trabalha com os modelos de sites médicos que performam muuuuito bem para nossos clientes!! Se quiser saber mais, acesse em: www.imedicina.com.br. Através dele, você poderá criar seu site médico seguindo os mesmos moldes do oftalmologistabh.com.br!
Esses são alguns CONSTRUTORES DE SITES MÉDICOS. Mas é óbvio que, parar criar um site médico, podemos usar algumas ferramentas mais avançadas e que se aproximam mais de códigos de programação.
Quanto mais completa uma ferramenta, mais perto de aprender códigos de programação você estará, de uma forma geral.
Portanto, para evoluir, além dessas opções, é melhor colocar na balança os benefícios e os prejuízos dessa estratégia. Se você optar por outros meios (programas como WordPress, Blogger e outros – para uso avançado, não apenas para criar um Blog – ou mesmo linguagens mais básicas como HTML + PHP), vai precisar se dedicar a esse tipo de conhecimento.
Eu sou bastaaaante suspeito para falar, pois amo tecnologia e acho que esse é, definitivamente, o melhor caminho!
Tanto que faz parte de um curso avançado que oferecemos aqui no C2.0, que possui vagas anuais limitadas. Para evoluir para essas ferramentas, recomendo que siga tutoriais e tire algum tempo de estudo semanal. Mas os resultados serão incríveis, sem dúvidas. As possibilidades, com essas ferramentas, são muito maiores.
Isso dito… vamos pra frente!
Quando devo terceirizar o meu site médico?
Muito bem… Até agora, você percebeu que ninguém é mais interessado nos seus resultados do que você mesmo!
Então, terceirização, pelo menos nessa fase inicial… só quando não tiver outro jeito!
Costumo dizer o seguinte: acho que vale à pena terceirizar a produção do seu site médico definitivo, mas só depois que você já entendeu o funcionamento dessas ferramentas e já testou quais os conteúdos e estrutura valem mais à pena no seu caso!
Se quiser ver um comparativo entre as duas estratégias (fazer por conta própria e terceirizar desde o início), acesse esse guia aqui.
Mas terceirizar, de cara, nem sempre é ruim! Muita gente não possui (mesmo) qualquer tipo de habilidade para a coisa. Tem gente que simplesmente tem pânico de internet e não se imagina desenvolvendo nessas ferramentas, por mais simples que sejam elas.
Temos aquelas pessoas que, também, não querem colocar sua imagem por trás de um site médico… mais “feinho”. Sem problemas.
Para essas pessoas, aí sim, acho que vale à pena a terceirização.
Agora, pensa comigo… Uma pessoa que acabou de tirar a carteira de motorista não sai comprando uma BMW, concorda?
O mesmo pensamento eu levaria em conta, nessa situação. Ao invés de contratar um site médico com todas as milhares de funcionalidades que vão me oferecer (e que não faço ideia se são realmente necessárias ou não), começaria com uma opção mais simples.
Você vai encontrar várias empresas de marketing digital que te cobrarão valores justos para esse “site básico”. No entanto, grandes são as chances de você ter um resultado que não te atenda. Daí, vai sempre ficar na dúvida se o problema é o seu conteúdo ou a tecnologia.
E, mesmo para essas pessoas… NÃO RECOMENDAMOS terceirizar sem antes entender o que deve ser feito… senão… é jogar dinheiro fora, mais uma vez.
Show… E por último… Mas não menos importante…
A anatomia completa de um site médico TOP
Muito bem!
Nesse ponto, a dica é bem simples… quais os conteúdos devem estar presentes no seu site médico?
Listei aqui alguns pontos para não se esquecer:
- Frase de impacto, com uma imagem atrativa (de preferência… sua!): essa é a área de chegada de seu paciente. Aqui, ele decide se vai ou não continuar no seu site. Quanto mais impactante e chamativo você for, melhores resultados você terá.
- Apresentação pessoal, falando um pouco sobre você (sua formação, sua especialidade, seu consultório). A proximidade com o leitor é a chave para esse ponto do site médico. Aqui, queremos que ele quebre a distância e te conheça um pouco mais, de uma forma mais quente.
- Apresentação da sua especialidade: inevitável. É a hora de falar o que você faz e mostrar o seu trabalho. Comece com uma pequena introdução, sem entrar em detalhes.
- Motivos pelos quais os pacientes precisam de seus serviços: aqui, você mostra a importância dos seus serviços para o seu público-alvo
- Regras e quebras de objeções: depois de mostrar o que você faz e porque o paciente precisa de seus serviços, é hora de dizer quais as suas regras de atendimento (só crianças, só adultos, só particulares, quais convênios, etc)
- Serviços básicos prestados no consultório ou clínica
- Serviços avançados (cirurgias e procedimentos que você realiza)
- Depoimentos de outros pacientes, para reforçar o seu posicionamento
- Um pouco de informações resumidas (de preferência, com link para um blog) sobre assuntos de sua área de atuação: se você vai usar as ferramentas sugeridas aqui, ao invés de terceirizar, se preocupe com essa parte no futuro! Pode ignorar por enquanto…
- Informações sobre como é feito o agendamento: e aqui, é preciso ser bem claro… Explique o passo-a-passo: se é preciso telefonar, quando é feita a confirmação, qual o exato processo…
- Área de contato (com todos eles)
- Formulário de contato
Mas é claro que, se você quiser, pode adicionar mais conteúdo! Desde que não fuja de uma ordem lógica de apresentação de seus serviços…
E por fim… gostaria de te dizer apenas mais uma coisa:
No artigo de hoje, você aprendeu quase tudo o que é preciso para consolidar sua presença digital. Digo “quase” porque é um caminho longo, de muito aperfeiçoamento e prática, até que você alcance o seu melhor resultado.
Nós, do Consultório 2.0 e do iMedicina, preparamos diversos materiais de altíssima qualidade para que você aprenda cada vez mais sobre Marketing Digital e o Marketing Médico.
Clique aqui e conheça os nossos materiais educativos!
Espero que você goste!