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Você sabe o que é o ROI? Sabe que ele pode ter uma importância enorme dentro de uma estratégia de marketing digital para consultórios?
Pois, é. O ROI nada mais é do que uma métrica utilizada para calcular o retorno sobre investimento realizado em determinado empreendimento.
Com ele, é possível mensurar se sua estratégia de marketing digital está compatível com o investimento realizado ou não, te dando dados racionais para que você tome decisões sobre o prosseguimento da campanha.
Essa é uma das métricas mais importantes em marketing digital.
Se você quiser aprofundar mais no assunto e conhecer outras métricas MUITO IMPORTANTES para seu consultório → veja esse artigo aqui.
Confira a seguir um pouco mais sobre o ROI e como ele pode ser calculado.
Calculando o retorno sobre investimento
Para calcular o retorno sobre o investimento é preciso fazer a relação entre o dinheiro obtido (ou perdido) em função do investimento realizado.
Assim, basta colocar os valores na seguinte fórmula:
ROI (%) = [(Lucro – Custo do Investimento) / Custo do investimento] x 100
Vamos para um exemplo bem simples da aplicação dessa métrica: imaginemos que seu consultório investiu R$ 100 para divulgar uma campanha, seja ela qual for, e no fim do processo, obteve dois clientes que pagaram R$ 200 (cada) para fazer uma consulta. Total de R$ 400 . Neste caso, o retorno positivo seria de 300%.
Na fórmula: [(400 – 100) / 100] x 100 = 300%
Trata-se de uma ferramenta simples, porém eficiente para práticas em ambiente digital, pois com ela é possível mensurar cada campanha, de modo a garantir maior eficácia nos investimentos realizados.
Com o ROI bem estipulado para cada um dos canais que você utiliza (Sites, Campanhas de Facebook e Google, outras campanhas, e-mail marketing, etc), fica fácil saber onde o seu investimento te dá mais resultados!
O ROI em casos específicos
Entretanto, para alguns casos, esse tipo de cálculo exigirá maior complexidade, uma vez que no caso do marketing digital o retorno pode ser obtido por outros meios, não somente financeiros.
Em outras palavras: se uma pessoa “curte” a página do seu consultório, mesmo que você não tenha retorno financeiro com isso, ela é mais propensa a se tornar um cliente do que alguém que viu sua campanha e não se interessou.
Neste caso, em que seu consultório ganha com cliques, interação de novos seguidores e outras ações que podem gerar engajamento de possíveis clientes e resultar em resultados financeiros melhores no futuro, é possível medir o ROI de maneira separada de acordo com a área, atribuindo pesos diferentes a cada uma delas.
Por exemplo, quando alguém somente curte seu conteúdo publicado, mas não se manifesta em relação ao seu material, você pode atribuir peso 1 ao cálculo.
Caso a pessoa comente em uma postagem, demonstrando maior proximidade do que na curtida, você atribui peso 2.
E, no caso de conversão de clientes, quando eles baixam materiais, cadastram-se no site, assinam sua newsletter, ou seja… manifestam uma ação mais direta em relação àquilo que você oferece, você pode atribuir peso 3 na fórmula do ROI.
Dessa forma você consegue mensurar com mais precisão os resultados de cada uma de suas campanhas, levando em consideração o resultado imediato e também a possibilidade de resultado futuro.
O ROI no marketing digital para consultórios
Por fim, é importante salientar que, além de elaborar uma estratégia para divulgar seus serviços dentro do ambiente online, é necessário também ter ferramentas para avaliar a efetividade da sua presença, de modo a garantir a eficiência da sua campanha e obter resultados melhores: essa é a função das métricas (se quiser saber mais sobre elas, acesse o artigo completo aqui).
Use o cálculo do retorno sobre investimento como um aliado, mantendo sempre atenção máxima a fatores que podem ter importância futura na sua campanha para atribuir a eles peso maior em seu cálculo.
Assim você terá maiores condições de medir seu desempenho no marketing digital para seu consultório.
Saiba mais
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