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Aprenda a calcular o ROI: retorno sobre investimento do marketing digital

Raphael Trotta 16/11/2015 Comente! Mais Receitas

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é o ROI? Sabe que ele pode ter uma importância enorme dentro de uma estratégia de marketing digital para consultórios?

Pois, é. O ROI nada mais é do que uma métrica utilizada para calcular o retorno sobre investimento realizado em determinado empreendimento.

Com ele, é possível mensurar se sua estratégia de marketing digital está compatível com o investimento realizado ou não, te dando dados racionais para que você tome decisões sobre o prosseguimento da campanha.

Essa é uma das métricas mais importantes em marketing digital.

Se você quiser aprofundar mais no assunto e conhecer outras métricas MUITO IMPORTANTES para seu consultório → veja esse artigo aqui.

Confira a seguir um pouco mais sobre o ROI e como ele pode ser calculado.

 

Calculando o retorno sobre investimento

 

ROI retorno sobre investimento consultórios

Para calcular o retorno sobre o investimento é preciso fazer a relação entre o dinheiro obtido (ou perdido) em função do investimento realizado.

 

Assim, basta colocar os valores na seguinte fórmula:

ROI (%) = [(Lucro – Custo do Investimento) / Custo do investimento] x 100

 

Vamos para um exemplo bem simples da aplicação dessa métrica: imaginemos que seu consultório investiu R$ 100 para divulgar uma campanha, seja ela qual for, e no fim do processo, obteve dois clientes que pagaram R$ 200 (cada) para fazer uma consulta. Total de R$ 400 . Neste caso, o retorno positivo seria de 300%.

Na fórmula: [(400 – 100) / 100] x 100 = 300%

Trata-se de uma ferramenta simples, porém eficiente para práticas em ambiente digital, pois com ela é possível mensurar cada campanha, de modo a garantir maior eficácia nos investimentos realizados.

Com o ROI bem estipulado para cada um dos canais que você utiliza (Sites, Campanhas de Facebook e Google, outras campanhas, e-mail marketing, etc), fica fácil saber onde o seu investimento te dá mais resultados!

 

O ROI em casos específicos

ROI retorno sobre investimento

 

Entretanto, para alguns casos, esse tipo de cálculo exigirá maior complexidade, uma vez que no caso do marketing digital o retorno pode ser obtido por outros meios, não somente financeiros.

Em outras palavras: se uma pessoa “curte” a página do seu consultório, mesmo que você não tenha retorno financeiro com isso, ela é mais propensa a se tornar um cliente do que alguém que viu sua campanha e não se interessou.

Neste caso, em que seu consultório ganha com cliques, interação de novos seguidores e outras ações que podem gerar engajamento de possíveis clientes e resultar em resultados financeiros melhores no futuro, é possível medir o ROI de maneira separada de acordo com a área, atribuindo pesos diferentes a cada uma delas.

Por exemplo, quando alguém somente curte seu conteúdo publicado, mas não se manifesta em relação ao seu material, você pode atribuir peso 1 ao cálculo.

Caso a pessoa comente em uma postagem, demonstrando maior proximidade do que na curtida, você atribui peso 2.

E, no caso de conversão de clientes, quando eles baixam materiais, cadastram-se no site, assinam sua newsletter, ou seja… manifestam uma ação mais direta em relação àquilo que você oferece, você pode atribuir peso 3 na fórmula do ROI.

Dessa forma você consegue mensurar com mais precisão os resultados de cada uma de suas campanhas, levando em consideração o resultado imediato e também a possibilidade de resultado futuro.

 

O ROI no marketing digital para consultórios

Por fim, é importante salientar que, além de elaborar uma estratégia para divulgar seus serviços dentro do ambiente online, é necessário também ter ferramentas para avaliar a efetividade da sua presença, de modo a garantir a eficiência da sua campanha e obter resultados melhores: essa é a função das métricas (se quiser saber mais sobre elas, acesse o artigo completo aqui).

Use o cálculo do retorno sobre investimento como um aliado, mantendo sempre atenção máxima a fatores que podem ter importância futura na sua campanha para atribuir a eles peso maior em seu cálculo.

Assim você terá maiores condições de medir seu desempenho no marketing digital para seu consultório.

Saiba mais

O material abaixo traz mais detalhes sobre o ROI e outras métricas importantíssimas que você deve acompanhar no seu consultório ou clínica. Faça o download gratuito e fique por dentro desse conteúdo fundamental!

Quais os números você deve monitorar diariamente no seu Consultório?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente um guia sobre métricas para o Consultório. Conheça os indicadores de qualidade do seu consultório!>

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário. Queremos saber sua opinião sobre o cálculo do ROI!

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