Tempo de leitura: 7 minutos
Já faz um tempo que o marketing se tornou extremamente necessário para uma divulgação ainda melhor de qualquer produto e isso não deixou a área médica de fora. O marketing médico é tão importante como qualquer outro e se tornou uma peça importante para o desenvolvimento de uma excelente clínica ou consultório. E apesar de sabermos de tudo isso, sabermos da importância e do peso que o marketing médico pode ter em nosso trabalho, algumas vezes evitamos utilizá-lo por achar que daria muito trabalho. Será mesmo?
Quando não conhecemos muito sobre algo, temos o hábito de fazer aquilo se transformar em um monstro bem maior do que é, já reparou? Isso acontece com emoções, situações e também com decisões, ainda mais quando são decisões profissionais. Quando ouvimos falar sobre marketing médico já pensamos em toda a trabalheira que isso pode dar e já deixamos a ideia no banco antes mesmo de cogitar a hipótese de usá-la.
E se eu disser que o marketing médico não é nenhum bicho de sete cabeças e que você não precisa ser nenhum Hércules para dominá-lo? Muito pelo contrário disso, o marketing médico é simples, fácil e muito menos problemático do que você se faz acreditar!
Para tirar um pouco dessa impressão errada que você pode ter sobre o assunto, decidi recolher alguns fatos que mostram todos os pontos positivos do marketing médico e que também mostram como lidar com ele pode ser bem mais fácil do que você imagina. Então vamos lá conhecer um pouco mais sobre essa prática?
Economia
Sabemos como essa é uma preocupação real e como é sempre importante, como gestor, pensar sobre como um investimento pode ou não afetar suas finanças é de extrema importância. Mas e se eu te disser que investir em marketing médico não é lá tão caro assim?
Na verdade, o processo de marketing médico pode ser bem mais econômico do que você pensa. Utilizando serviços mínimos e fazendo você mesmo o esquema de marketing digital, construindo o seu próprio site e blog, os seus gastos são quase mínimos!
Calma lá, você provavelmente deve estar pensando que essa tarefa vai bem longe da sua habilidade e prefere não ter dor de cabeça com isso, acertei? Bem, mas a criação de blogs e sites pode ser muito mais simples do que você imagina! Trata-se basicamente de encontrar a plataforma ideal. Explicamos detalhadamente como você pode começar sozinho, neste artigo aqui!
O que importa é o quanto você pode economizar fazendo você mesmo o seu marketing médico e guardando seu dinheiro para assuntos mais importantes dentro do seu consultório.
Alto alcance
O ponto positivo de utilizar a internet para o seu marketing é a forma como ela pode expandir muito o seu trabalho, fazendo com que pessoas de toda parte possam saber da existência do seu consultório através do marketing médico. E esse alto alcance não dá trabalho nenhum!
Utilizando ferramentas como SEO que fazem o seu blog ou site médico serem detectados por sites de pesquisa, você será capaz de ter bons resultados sem precisar dedicar horas insanos de seu tempo para isso.
O SEO é fácil de administrar, é tudo uma questão de regras e detalhes que precisam ser preenchidos. Não é nada muito elaborado, aqui no blog mesmo você encontrará dicas sobre como lidar com isso. Apesar de ser uma atitude bem simples, a utilização de SEO pode mudar radicalmente o destino de seu consultório. Por isso, utilizar o meio digital para o seu marketing médico é a saída perfeita!
Controle do seu consultório
Como administrador do seu consultório você já tem o controle de como as coisas funcionam ou deixam de funcionar dentro do seu ambiente de trabalho e esse controle só vai melhorar com a utilização do marketing médico.
Sabendo quando precisar de mais visibilidade ou entendendo as necessidades que seu consultório demanda, você vai saber exatamente quando entrar em ação, quando será a hora de dar uma investida em certo aspecto de seu marketing médico, procurando algo mais acertado como resultado.
Uma ferramenta que pode auxiliar tanto na sua gestão não pode simplesmente ser ignorado, não é? O marketing médico só te ajudará a conhecer ainda mais o lugar que você comanda, fazendo a sua gestão ser ainda mais tranquila do que ela já é.
Resultados e lucros
Pensando em todas as coisas que já foram apontadas até aqui é fácil notar que os benefícios do marketing médico são bem maiores do que qualquer dificuldade, não é? E não falo só da questão financeira (que realmente sofrerá uma melhoria considerável quando o seu marketing médico começar a trazer resultados), mas até mesmo na questão do dia a dia em seu consultório.
Atraindo mais pacientes para você, mantendo seus horários mais estáveis, seu caixa mais estável, criando uma rotina melhor para toda sua equipe e fazendo com que isso afete diretamente a sua qualidade de vida (positivamente, claro). Não existe limite para as coisas boas que podem surgir de um investimento de tempo e paciência em seu marketing médico!
Ignore a parte do seu cérebro que ainda está relutante e se entregue para razão que está gritando tudo de bom que você pode ganhar com essa mudança!
Curso de marketing médico
E se você ainda não está tão seguro assim de ser capaz de cuidar do seu marketing médico…
Claro que é difícil começarmos a entender algo novo do zero, mas sempre temos formas de conseguir! Para quem interessar, a Universidade do iMedicina oferece diversos cursos interessantes para nossa área, e uma das temáticas que você pode ver abordada nesses cursos é a questão do marketing médico! Se você tem interesse de conhecer mais sobre, clique aqui e não deixe de dar uma olhada em como faz para embarcar nessa ideia!
Algumas vezes a melhor forma de nos sentirmos confiantes para dar um próximo passo é conhecendo completamente o chão que vamos pisar, por isso o curso sobre marketing médico pode ser de grande ajuda na hora de você tomar essa decisão. Utilize todos os conhecimentos que receberá no curso para fazer do seu marketing médico um auxiliar inegável do sucesso de seu consultório!
A conclusão é: você acaba tendo mais benefícios do que dores de cabeça quando decide investir no marketing médico!
Conhecendo mais sobre esse mundo você será capaz de entender melhor todas as vantagens que o marketing médico tem para lhe oferecer e se sentirá mais seguro para navegar por essas águas. Só tente não deixar de lado essa ideia que criou até agora sobre as dificuldades de embarcar numa dessas, certo? O seu consultório merece toda sua dedicação e atenção, e por isso o marketing médico não pode deixar de ser considerado como uma boa opção!
Já falei bastante durante o texto sobre como você pode encontrar diversos textos ligados a esse tema aqui no blog (e textos não tão ligados assim também), então não deixa de dar uma navegada aqui pelos artigos para ver se encontra algo de seu interesse. Sugiro muito, ainda, a leitura deste incrível guia completo para fazer marketing ético de maneira ética e eficaz.
Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou dessas dicas e até a próxima!