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Como criar a estratégia perfeita para o seu consultório e alcançar o dobro de resultados

Raphael Trotta 16/09/2016 Comente! Mais Pacientes, Mais Receitas

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já encara o seu consultório como um empreendimento? Esse é um erro comum que cometemos na área da saúde: não fomos ensinados a ter uma visão de negócio.

Por exemplo, algum dia já te falaram sobre SWOT? Você sabe o que é isso?

Eu também não sabia, mas foi extremamente importante para o meu consultório descobrir as maravilhas que a análise SWOT pode fazer pelos objetivos do meu negócio.

Calma, vou te explicar o que significa e o passo a passo para começar a planejar a estratégia do consultório da melhor maneira possível!

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Afinal de contas, o que é SWOT?

 

Esse foi um termo que surgiu em alguns estudos de análise administrativa nos Estados Unidos. Sua sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e faz o maior sucesso no âmbito empresarial.

Em suma, essa análise diz respeito às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o seu consultório possui atualmente. Grandes empresas realizam a análise SWOT para entenderem melhor seus empreendimentos e definirem as melhores estratégias para melhorar os resultados.

Quando analisamos os pontos fortes e os pontos fracos do nosso consultório, temos aí uma importante análise interna do nosso empreendimento. É uma questão de observação, estudo e aprofundamento no que temos a oferecer atualmente para o mercado.

Agora quando falamos em ameaças e oportunidades, aí o assunto diz respeito a uma análise externa ao consultório: o mercado, a concorrência. O que há de oportunidade para o mercado da saúde atualmente? E as ameaças?

Todas essas informações você deve reunir ao realizar uma análise SWOT do seu consultório. Mas vamos por partes…

 

Forças e fraquezas: uma análise interna do seu consultório

 

O primeiro grande passo para definir a estratégia ideal para o seu consultório é desenvolver uma análise apurada dos fatores internos do seu consultório atualmente. A ideia aqui é listar todos os pontos fortes e fracos dele.

Faça-se a seguinte pergunta, primeiro: “Qual é o diferencial do meu consultório? Qual é o ponto forte dele?”. Olha só alguns pontos que podem ser diferenciais em potencial:

  • Uma equipe de ótima qualidade;
  • Sala de espera totalmente planejada para proporcionar uma ótima experiência ao paciente;
  • Equipamentos de alto nível;
  • Atendimento de excelência;
  • Relacionamento pós-consulta muito bem estruturado;
  • Marketing digital focado em blog de alta qualidade com informações úteis para os seus pacientes;

Esses são só alguns exemplos de pontos que você pode analisar para descobrir quais são os pontos fortes do seu consultório atualmente.

Para descobrir os pontos fracos, siga a mesma linha: o que está em falta no seu consultório? Qual parte da sua gestão ainda precisa de atenção e pode ser melhorada? São questões importantes que você deve responder para entender melhor os seus pontos fracos.

 

Ameaças e oportunidades: a análise externa do seu consultório

estratégia do consultório

O segundo passo para planejar uma boa estratégia que visa alcançar melhores resultados no consultório é analisar os elementos externos ao seu consultório e, assim, identificar as ameaças e as oportunidades que o cercam.

Ameaças são todos os elementos que podem ser um obstáculo para o sucesso do seu consultório: a concorrência, por exemplo. Por isso, comece por ela para fazer uma boa análise.  O que pode ameaçar o seu consultório no mercado atualmente?

Comece analisando os seus concorrentes! Faça uma pesquisa de preços e qualidade de atendimento! Se precisar, até marque uma consulta com eles para ver os pontos fortes e fracos daqueles que realizam o mesmo serviço que você.

Pode ser que a ameaça externa não esteja só nos concorrentes, mas também no público que você deseja atingir. Qual é o perfil do seu público? Por que não está conseguindo atraí-lo ao seu consultório?

Pode ser que, analisando o público externo do seu consultório (seus pacientes), você descubra que a sua estratégia de marketing não faz sentido para aquele perfil. Pode ser que substitua as redes sociais por um blog, por exemplo, ao constatar que o seu público não possui conta nessas redes.

Depois de analisar as ameaças ao seu consultório, é hora de descobrir as oportunidades!

Avaliando o mercado, você consegue descobrir se, por exemplo, a sua especialidade médica está em falta na região e como isso pode ser uma oportunidade de melhorar os resultados do seu consultório. Uma boa ideia é investir em anúncios que serão visualizados por pessoas que estão próximas ao seu consultório: está aí uma boa oportunidade identificada.

Ameaça e oportunidade andam sempre coladas! Quando surge algum obstáculo, sempre surge também a oportunidade de se sair bem dessa situação!

No exemplo que eu dei acima, quando você identifica que o seu perfil de pacientes não acessa muito as redes sociais, essa é uma boa oportunidade para investir em outros meios de comunicação: um blog, ou uma plataforma de vídeo, por exemplo.

Por isso a análise SWOT é tão importante para a estratégia do consultório!

E aí, o que achou da dica de hoje? Espero que você implemente essa análise nos seus planos estratégicos o quanto antes e comece a colher os resultados!

Depois conta pra gente o que achou!

Enquanto isso, dá uma olhadinha nesse artigo especial que preparamos sobre gestão estratégica: você não faz ideia do poder das dicas que eu trouxe para você! Acesse aqui!

Até a próxima!

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