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Início Como fidelizar pacientes: 7 passos [nada óbvios] que são reveladores!

Como fidelizar pacientes: 7 passos [nada óbvios] que são reveladores!

Raphael Trotta 09/06/2016 Comente! Mais Eficiência, Mais Pacientes, Mais Presença, Mais Receitas

Tempo de leitura: 10 minutos

Recentemente, falamos sobre a importância do relacionamento pós-consulta.

Lá, provamos para você o quanto a fidelização de pacientes pode ser a base de um consultório de sucesso! Se você ainda não leu, corre lá para conferir! São dados reveladores…

Se você já leu, esse artigo de hoje vai aprofundar um pouco nesse assunto. Bom, sabemos o quão fundamental é manter um relacionamento com os seus pacientes após o atendimento.

Mas hoje vamos além: você sabe como fidelizar pacientes?

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Essa é, talvez, uma das perguntas mais importantes que você deve se fazer diariamente, e uma das mais difíceis de ser respondida. Fidelizar um paciente envolve planejamento, estratégia e comunicação. 

Investir em fidelização significa aumentar os seus resultados com custo muito menor do que captar um novo paciente.

O fluxo que queremos, no consultório, é o seguinte:

Interessados >> Pacientes >> Pacientes Fiéis >> Pacientes Promotores dos nossos Serviços

 

E pode parecer bobagem, mas o boca-a-boca só costuma ser eficaz quando o Consultório possui um grande número de promotores… E, para chegar até lá, temos alguns passos anteriores… e o primeiro passo é transformar os seus pacientes… em pacientes fiéis!

O que eu vou te mostrar hoje vai além do que você já sabe sobre fidelização. Mais do que um investimento na qualidade do atendimento, o relacionamento com o paciente deve ultrapassar as fronteiras do seu consultório. E existem 7 maneiras infalíveis de manter o contato com o paciente e entregar a ele muito mais do que o esperado, sem que isso pese muito no seu bolso.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia está contida na ideia de inbound marketing, sobre a qual já falamos aqui no Consultório 2.0. Ela consiste em atrair o cliente para o seu site através de um conteúdo interessante e relevante.

Temos um e-book bem interessante sobre o assunto aqui no Consultório 2.0 (o download é gratuito e pode ser feito aqui).

Você primeiro entrega produtos de qualidade, sejam eles artigos, e-books ou demais conteúdos, e só depois expõe os serviços que o seu consultório poderia oferecer. Essa relação de troca é extremamente eficaz e garante a você um público forte que acompanha e consome os conteúdos das suas páginas em sites e redes sociais.

Investir em um marketing de conteúdo poderoso e de qualidade também pode ajudá-lo e muito a fidelizar o seu público!

Imagine que o seu paciente sai do seu consultório, se conecta nas redes sociais e descobre o seu site. Ao ir passando pelas postagens, ele encontra um artigo que fala exatamente do assunto pelo qual ele procurou os seus serviços. A partir daí, ele vai ter uma fonte confiável e constante de informações relevantes sobre temas que fazem o maior sentido para ele.

Esse paciente vai sentir que você está oferecendo a ele muito mais do que uma consulta, um acompanhamento indireto de suas necessidades. A relação que você cria com ele nesse processo o transforma em cliente fiel e promotor do seu consultório.

Mas é claro que nem todo mundo tem facilidade para escrever, mesmo que seja sobre um assunto que dominamos muitas vezes ficamos travados e nada sai. Mas não se preocupe, isso é apenas falta de exercitar essa habilidade. Selecione um assunto que você gosta de falar e, em alguns dias você estará escrevendo artigos envolventes para os seus pacientes.

Para  te ajudar nessa questão, fizemos um checklist de produção de conteúdo, assim nada fique de fora e você não precisa se preocupar com questões técnicas na hora de escrever, se preocupando apenas com o que realmente importa: entregar um conteúdo de qualidade para os seus leitores.

E-mail marketing

Se você acompanha os nossos artigos, você já deve saber da eficiência do e-mail marketing para captar novos pacientes. Mas o que você talvez não saiba é que essa ação deve continuar constante mesmo depois do paciente já ter se consultado com você. O envio de e-mails com links para conteúdos e demais informações relevantes é extremamente importante para manter o contato com o seu público.

Crie e-mails com conteúdos interessantes e use um tom de escrita que sugira aproximação com o seu paciente. Ao tornar a comunicação com o seu público mais pessoal, o seu paciente sentirá que você está falando diretamente com ele e que o conteúdo daquele e-mail foi feito especialmente para ele.

Facebook Ads

Algumas pessoas são extremamente resistentes quando o assunto é anúncio nas redes sociais. Porém, você deve saber que por mais que o Facebook seja uma plataforma de publicações livres e gratuitas, os algoritmos não permitem que as suas publicações alcancem todo o seu público potencial.

Por isso, se o seu objetivo é alcançar um grande público, vale a pena investir em anúncios nessa rede. Quando o seu objetivo é fidelização dos pacientes, você tem que estar atento a essas questões, pois por mais que você publique artigos e materiais relevantes com frequência, esses conteúdos não chegarão a toda a sua base de seguidores. Então, o contato que você acreditou que estaria fazendo através dessas publicações será ineficaz.

Existem vários tipos de anúncios que você pode fazer no Facebook, vou citar três aqui que fazem mais sentido para o seu consultório:

Anúncio para aumentar as curtidas na sua página:

Essa é uma opção para quem acabou de começar a sua presença nas redes sociais e ainda não possui uma grande base de fãs. As pessoas precisam conhecer a sua página e anunciá-la na rede é uma ótima opção para que isso aconteça. Esse anúncio vai estimular que as pessoas acessem e curtam a sua página no Facebook, podendo aparecer também para outros amigos e assim por diante. Não é uma tática tão importante, mas é fato que uma página ou publicação com mais curtidas é mais atrativa por transmitir maior confiabilidade, isso porque a prova social é escancarada (você poderá ler mais sobre isso neste artigo).

Anúncio para estimular o engajamento de uma publicação:

Como falei acima, nem todas as suas publicações vão chegar em todos os seus seguidores.

Então, caso queira dar maior visibilidade a determinada publicação, como um artigo que você tem certeza que teria um bom desempenho entre os seus seguidores, você pode anunciá-lo, impulsionando o seu post, direcionando para quem já está conectado à sua página.

Dessa forma, ele aparecerá para um maior número de pessoas, podendo ter mais envolvimento e engajamento.

Anúncio para estimular o acesso ao seu site:

Por fim, você pode criar um anúncio que estimule o seu público a clicar e acessar o seu site! Se você acredita que através dele os seus pacientes conhecerão melhor o seu consultório, essa é uma ótima porta de entrada para os seus serviços.

Além disso, esse anúncio pode lembrar aos seus pacientes já conquistados que aquela plataforma existe e está disponível para que ele possa estabelecer o contato com você, sempre que possível.

planejamento para fidelizar pacientes

Workshops e eventos

Outra ótima estratégia para fortalecer o relacionamento com os seus pacientes é promover workshops e eventos relacionados à sua área de atuação. Entregue convites especiais aos seus pacientes e crie a sensação de que a presença dele será muito importante.

Dependendo da sua área, esses workshops podem ser extremamente válidos para o processo de fidelização.

Se você é dermatologista, por exemplo, pode realizar um workshop sobre cuidados com a pele em determinadas estações do ano. Se você é dentista, pode oferecer uma palestra sobre cuidados com os dentes e dicas de alimentação.

Nada que te tome muito tempo ou dinheiro, mas que vai impactar fortemente a relação que você vai estabelecer com os seus pacientes.

Lembretes pós-consulta

Além dos lembretes para recordar o paciente do dia e horário da consulta, essa via de comunicação não precisa parar por aí. Seja via e-mail ou através de SMS, crie modelos de mensagens que estabeleçam a comunicação com o seu público após a consulta.

Pergunte a ele se está tudo bem, lembre-o de se consultar periodicamente, dê dicas e informações importantes sobre a sua área de atuação.

Esses lembretes podem ser programados e a sua secretária pode fazer isso por você. É simples, rápido e muito eficaz, se o que você quer é uma base de pacientes satisfeitos e fidelizados.

Você pode também aproveitar esse canal e fazer uma pesquisa sobre o atendimento, neste artigo nós falamos sobre uma metodologia que vai revolucionar a sua percepção de pesquisas pós-consulta e te dar embasamento para a melhoria contínua de seus serviços.

Datas comemorativas

Não se esqueça de enviar mensagens em datas comemorativas! Crie modelos-padrão de e-mails de felicitações para aniversários, Natal, Ano-Novo e demais datas importantes.

O seu paciente sentirá que você se lembrou dele e que ele é importante para você. Isso pode até ajudá-lo a se lembrar de que precisa se consultar novamente e o seu consultório será a primeira opção para ele.

Cartas e outras correspondências

Por fim, as jamais ultrapassadas cartas e correspondências. Dependendo do seu público, essa pode ser uma via extremamente eficaz para estabelecer a comunicação!

Apesar das redes sociais serem o principal meio para estar em contato com os públicos hoje em dia, as cartas ainda têm o seu lugar. Receber em casa um cartão de felicitação com uma bonita mensagem e a marca do seu consultório ainda tem forte impacto para o paciente e é ótimo para a fidelização!

Por isso, não exclua essa via de seu planejamento, estude bem o seu público e entenda quais são as melhores opções para alcançá-lo de uma forma mais efetiva e abrangente.

BÔNUS: Software

Sim. Softwares podem te ajudar e muito na fidelização de pacientes. Esses softwares são conhecidos como CRM (Costumer Relationship Management). Para conhecer nosso conceito de sistema médico, clique aqui.

E aí? Já está pronto para começar a investir na fidelização dos seus pacientes? Formas para isso é que não faltam e as possibilidades são inúmeras!

Você não precisa realizar todas essas ações. Escolha as mais viáveis e as que fazem mais sentido para a realidade do seu consultório e perceba em breve os resultados que elas trarão para o seu negócio.

Compartilhe as suas experiências e nos conte os resultados que você obteve! Deixe seu comentário ou dúvida e acompanhe as nossas dicas! 

Boa sorte!

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