Como o prontuário eletrônico do paciente pode ajudar no tratamento?

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Você já deve conhecer a maioria dos benefícios que um prontuário eletrônico pode trazer para o seu consultório. Deve saber também da ampliação da potencialidade do seu trabalho quando aliada a um bom software médico. Mas será que você já conhece todas as possibilidades que o prontuário eletrônico do paciente oferece para os tratamentos?

O seu desempenho profissional está diretamente ligado à satisfação do paciente pós-consulta. Isso porque pacientes mais satisfeitos significam maior procura e melhor rendimento para o seu consultório ou clínica. Além de aumentar as chances de fidelizá-los, um software eficiente divide com você a tarefa de se relacionar melhor com eles, mantendo, de forma simples e prática, o contato e a interação.

Conheça agora como o seu software médico pode potencializar ainda mais o tratamento do paciente e a sua relação com ele.

 

Tenha acesso rápido a tabelas de medicamentos e bulas

 

Os sistemas mais modernos de prontuário eletrônico oferecem a visualização rápida e prática de tabelas de medicamentos na hora da prescrição. Instantaneamente, você poderá obter a bula completa de determinado medicamento, todas as suas contraindicações, composição, etc. Com as tabelas na tela, você economiza tempo e oferece mais atenção ao paciente em atendimento.

 

Diminua o índice de erros causados pelas receitas de papel

 

Além do tempo gasto registrando à mão as prescrições e receitas, a escrita do profissional, muitas vezes, não é bem compreendida e pode ocasionar erros de comunicação que provocam desde confusões inofensivas até graves erros de nomes e dosagens de medicamentos por parte dos farmacêuticos e dos pacientes.

Ao economizar tempo deixando de lado o registro no papel e obtendo automaticamente a receita organizada e pronta para ser impressa e entregue ao paciente, você terá mais tempo para o atendimento e eliminará grande parte das chances de erro no uso de medicamentos.

Uma receita completa e organizada, de forma simples e prática, otimiza o seu tempo e reflete diretamente na satisfação do paciente que terá em mãos um roteiro bem mais claro e simples das orientações de conduta e uso de medicamentos que deve seguir.

 

Diminua o tempo gasto com o registro de dados e obtenha uma relação mais aprofundada com o seu paciente

 

Quanto menos tempo você gastar com registro de dados, preenchimento de informações em dezenas de campos e processos burocráticos, mais tempo você terá para se dedicar exclusivamente ao paciente no momento do atendimento.

E não estamos dizendo que os dados não são importantes, muito pelo contrário! Os dados são tão importantes que precisamos da que eles sejam inseridos da maneira mais orgânica possível, evitando campos demais para que as informações não fiquem duplicadas e acabem por parecer confusas no apanhado geral do prontuário eletrônico do paciente. E isso você consegue ao adquirir um bom software médico. Ele se ocupa das partes burocráticas de gestão e trabalha para você na organização das informações.

Com as informações previamente organizadas, o sistema disponibiliza para você tudo o que precisar saber a respeito do paciente à sua frente. Conheça melhor quem você vai atender e o seu histórico clínico completo. Além disso, um bom sistema também disponibiliza informações detalhadas sobre determinados sintomas e diagnósticos, dessa forma você poderá repassar de forma clara e mais aprofundada tudo o que o seu paciente gostaria de saber.

Sem perder tempo, você poderá oferecer informações relevantes para o seu paciente, sem que isso demande grandes pesquisas em prontuários e históricos passados (em folhas e mais folhas). Mais atenção, informação inteligente e atendimento de qualidade para o paciente que, com certeza, sairá satisfeito e fidelizado.

 

Lembretes e e-mails automatizados para acompanhar o tratamento do paciente

 

O paciente chega ao seu consultório, senta-se à sua frente e começa a falar dos seus sintomas. Imediatamente você já possui, no sistema, todos os dados importantes a respeito dele, o histórico clínico e medicamentos já utilizados. No seu software, a partir dos sintomas relatados pelo paciente, você já obterá informações completas e organizadas sobre o diagnóstico aferido por você. Instantaneamente, poderá prescrever um medicamento que já terá a sua bula disponível na tela e completará, de forma simples e prática, a receita que será impressa em seguida. Todos os procedimentos técnicos não levarão mais que alguns instantes e você terá disponível tempo de sobra para aprofundar a relação com o paciente, procurando saber mais a respeito dos seus sintomas, suas necessidades e reclamações.

Então, a consulta é finalizada e o paciente já está satisfeito e com a receita em mãos. E agora? O que mais você poderia fazer depois que o paciente deixa o consultório?

Em alguns dos sistemas mais modernos de softwares para consultórios e clínicas, já é possível programar e-mails e mensagens com lembretes de horários de uso de medicamentos, data da próxima consulta e o que mais você achar necessário, de forma automática, sem que isso demande tempo do seu dia. O paciente perceberá que o seu interesse nele não termina assim que a consulta é finalizada e o resultado disso é eficaz e imediato!

 

Segurança no atendimento: dados confidenciais armazenados

 

Além de todos os benefícios citados acima que aprimoram a relação médico/paciente e potencializam a eficiência do seu atendimento, temos, ainda, um último ponto crucial que faz com que o prontuário eletrônico seja mesmo a melhor opção para o seu paciente: a segurança dos dados.

Prontuários de papel estão sob constante risco de perda, extravio ou corrosão pelo tempo, além de ser um recurso extremamente frágil e passível de alteração ou quebra de sigilo a qualquer instante.

Com o prontuário eletrônico do paciente, as informações só podem ser acessadas por quem você determina e são armazenadas na nuvem – o que diminui o risco de perda, já que não está disponível somente em sistemas físicos. Você pode recuperar os dados quando quiser caso, por alguma razão, você perca o seu computador.

 

Melhor atendimento, paciente mais satisfeito

 

Agora você já sabe o que um bom software para médicos pode fazer também para os seus pacientes. Alie a sua eficiência a um bom sistema de informação e terá resultados visíveis na satisfação dos pacientes que frequentam o seu consultório. Experimente fazer uma pesquisa de satisfação para observar melhor se o sistema que você possui atualmente realmente está atendendo a todas essas demandas e proporcionando, de fato, um melhor atendimento para o seu paciente.

Se quer saber mais sobre um sistema que contempla essas e outras funcionalidades de segunda geração, cadastre-se aqui e não perca novidades sobre o iMedicina – um novo conceito em gestão de saúde.