Tempo de leitura: 5 minutos
Você já entrou em um restaurante e sentiu aquele cheiro delicioso de comida? Ou o ambiente era tão agradável e aconchegante que te lembrou algo bom do passado, a casa de alguém, uma lembrança feliz…
Quando você associa algo que envolve um dos cinco sentidos a uma marca ou produto é ponto para o marketing da empresa: eles souberam usar muito bem o marketing sensorial.
Cheiro, sons, cores: todos esses elementos fazem parte do universo do marketing sensorial! É uma estratégia que busca atingir o seu público em um nível além da razão: ao explorar esses sentidos, com o tempo, seus pacientes se sentirão seguros e confortáveis no seu consultório sem nem saber direito o porquê.
Mas isso já não é novidade no mundo do marketing! Se você parar para pensar, existem diversas marcas que exploram essa estratégia associando cores, cheiros ou sons aos seus produtos! Veja só:
Um caso de sucesso: Dunkin Donuts
Uma prova conhecida do sucesso do marketing sensorial foi a estratégia de uma cafeteria americana em Seoul, na Coreia do Sul: a empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus em circulação na cidade.
O aroma era dispensado assim que o anúncio da empresa tocava na rádio do ônibus, fazendo com que aquele cheiro delicioso fosse associado à marca da empresa. Esse processo cria uma forte conexão entre o público e a marca, associando boas sensações ao produto que ela tem a oferecer.
O resultado dessa empreitada não poderia ser diferente: houve um aumento de 29% nas vendas da cafeteria no período.
Restaurantes de frutos do mar que reproduzem os sons das ondas do mar, lojas com cores vivas e vibrantes, perfumarias com música ambiente: todas essas são estratégias muito eficientes do marketing sensorial.
Mas como posso aplicar o marketing sensorial no meu consultório?
Existem diversas formas de explorar os 5 sentidos no seu consultório (ou pelo menos alguns deles). Ir a uma consulta pode significar um momento de tensão, ansiedade e desconforto para algumas pessoas e o nosso papel é desconstruir essas sensações inserindo, no lugar, impressões agradáveis e que passem conforto e confiança.
Não preciso nem falar que grande parte dessa estratégia será executada na sala de espera, não é mesmo? Já estamos cansados de saber que ela é elemento fundamental na hora de fidelizar pacientes, mas podemos ir além da usual dupla: água e revista.
Por que não planejar uma playlist com músicas relaxantes e que transformem a sua sala de espera em um ambiente calmo e tranquilo? A música ajuda a espantar os maus pensamentos e as preocupações ocupando a mente do paciente com melodias agradáveis e tranquilizantes.
Para explorar o olfato, uma boa ideia é aromatizar o ambiente com uma fragrância suave e marcante. Você pode até mandar desenvolver uma essência específica e única: um aroma que só o seu consultório terá para ajudar a aumentar a conexão entre o paciente e aquele ambiente. Ele sempre terá uma boa lembrança do seu consultório…
Aroma e sons: ok! Agora falta a visão, não é mesmo?
É óbvio que a organização e a disposição dos móveis e demais elementos da sala de espera dizem muito sobre o ambiente em si, não é? É importante que todos os elementos do ambiente estejam bem dispostos: nada que sobrecarregue o ambiente poluindo a visão do seu paciente.
Mas cuidado para não deixar a sala de espera fria e impessoal demais! Use as cores da sua logo (caso tenha uma) e não deixe de dar alguns toques na decoração do ambiente: arranjos de flores, quadros e outros adornos decorativos que passam a sensação de aconchego para o paciente.
O marketing sensorial também deve estar presente online!
Pense bem: se você explorou o sentido da visão no seu consultório com cores agradáveis em um ambiente limpo, organizado e visualmente bonito, os seus anúncios e postagens no blog não podem ser uma confusão de cores incoerentes com a sensação que você quer passar no consultório, certo?
Portanto, explore as cores que definiu para o seu consultório na sua presença online também! Isso reforça ainda mais as associações que você deseja criar em seus pacientes.
Cada cor nos passa uma sensação diferente, por isso certifique-se de que está usando as cores certas na sua estratégia!
Azul e verde, por exemplo, são cores muito usadas por profissionais da área da saúde, pois passam uma sensação de leveza, calma, tranquilidade, saúde e equilíbrio!
Então, comece a explorar o marketing sensorial!
E aí, que tal começar a pensar um pouco mais nisso?
Algumas ações são super simples de serem executadas, como o som ambiente e a disposição dos móveis… e os resultados são muito positivos!
Você já utiliza essa estratégia no seu consultório ou tem alguma outra ideia de como explorar o marketing sensorial na hora do atendimento? Conta pra gente! Deixe o seu comentário e vamos ampliar a discussão!
Enquanto isso, vamos continuar a nossa conversa nesse outro artigo que preparei com 4 pontos importantes em uma estratégia de marketing digital para clínicas!
Até a próxima!