Consultório 2.0

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • +Receitas
  • +Presença
  • +Eficiência
  • +Pacientes
  • Área de Membros
  • Acessar Software
Busca
Início Como dominar o marketing médico em 6 passos

Como dominar o marketing médico em 6 passos

Raphael Trotta 14/02/2017 Comente! Mais Eficiência

Tempo de leitura: 7 minutos

Imagine que o seu consultório anda meio estagnado e nada parece evoluir. Frustrante, não? Essa situação, porém, é mais comum do que podemos imaginar. Quando não investimos nosso tempo e dedicação em melhorias para o nosso trabalho, as coisas podem mesmo se tornarem mais paradas. E qual a melhor forma de reverter uma situação dessas? Bem, o marketing médico é ótimo para isso!

O marketing hoje em dia é um dos passos mais importantes quando se busca uma maior divulgação de seu trabalho e isso não é diferente quando o assunto é a área médica. O seu consultório, para crescer, precisará receber toda ajuda possível e a propaganda é a mais aconselhável de todas elas.

Centenas de pessoas são alcançadas com o marketing hoje em dia, seja através de situação do dia a dia ou através de informações online. O marketing médico pode acabar afetando essas pessoas e transformando-as em potenciais pacientes. Não parece interessante? Não dá vontade de começar agora mesmo a elaborar o seu marketing médico? Bem, não deixe essa ideia morrer!

Existem, porém, alguns detalhes que talvez sejam importantes você conhecer e, assim, poder elaborar melhor essa sua caminhada para melhorias. Então, querendo ajudá-lo a manejar melhor o marketing de seu consultório, aqui vão 6 importantes passos na dominação dessa ferramenta positiva que se tornou o marketing médico.

 

1. Conheça bem o código de ética

Antes de qualquer coisa, temos que começar pelo princípio e checar se estamos visualizando as coisas da forma correta. Para evitar dores de cabeça futuras é melhor fazer uma boa averiguada no código de ética e saber exatamente o que pode ou não abordar em seu marketing médico.

Existem algumas restrições quando o assunto é marketing médico ético, é verdade, mas isso não quer dizer que é proibido fazer a divulgação de seu consultório! Sabendo exatamente como fazer e sem esbarrar com as leis, tudo dará certo. Então corre o mais rápido possível para se informar mais sobre o código.

 

2. O seu marketing médico precisa de um público-alvo

Não adianta de nada você preparar uma divulgação maravilhosa se não sabe para quem está direcionando isso, não com concorda? É preciso saber exatamente qual tipo de pessoa você pretende atrair com o seu marketing, quais pacientes você quer que cheguem até a sua clínica e tornem-se regulares.

Traçando o perfil de paciente que você procura, você pode começar a elaborar um marketing médico mais adequado para esse público, o que vai tornar sua propaganda ainda mais eficiente!

 

3. Estratégia de atendimentos

Simpatia é uma grande moeda de troca.

É quase uma necessidade que o atendimento em seu consultório seja agradável, que seus atendentes e médicos tenham habilidade com os pacientes. Todas as estratégias de atendimento capazes de tornar o seu trabalho mais interessando para outros, está valendo!

Parte dessa estratégia também entra as facilitações que você pode oferecer para os seus pacientes. Agendamento online, uso de software que ajudam nos cadastros, notificações de consultas e exames… Qualquer uma dessas coisas acaba deixando as pessoas cada vez mais interessadas em seu trabalho!

 

4. Faça uso da internet

 

Vivemos na Era Virtual! Através de diversos aparelhos diferentes, nós estamos sempre conectados na internet, recebendo tantas informações diferentes por esse canal que é quase não dá para negar o quanto isso nos afeta.

Como um tão versátil e poderoso meio como a internet não teria a capacidade incrível para desenvolver o marketing médico do seu consultório?

Utilizando da internet, pensando no seu público-alvo (como foi apontado anteriormente), você pode cativar diversas pessoas diferentes! Explorando as redes sociais que mais tem sua cara, você pode criar um excelente canal para ouvir e falar sobre o seu trabalho, deixando algumas pessoas interessadas em se consultar com você.

Sites e blogs médicos também são ótimos para tornar seu consultório mais conhecido! Essas duas plataformas podem ser uma escolha incrível. Se você está começando agora a pensar em como começar o seu marketing médico, então criar um site e um blog médico são dois dos passos mais importantes a serem dados.

 

5. Seja acessível

Não tem nada mais cativante para seus pacientes do que serem capazes de se comunicar com seus médicos e dialogas de forma acessível. Essa relação acaba fazendo com que essas pessoas tenham mais confiança em você e se tornem, elas mesmas, grandes divulgadoras de seu trabalho. Afinal, o marketing boca a boca ainda é bastante importante, mesmo que em época tão tecnológica.

Essa acessibilidade pode acabar atraindo novos pacientes, procurando ter a mesma relação estreita que seus outros pacientes, os mais antigos e fieis, tem. Quando o assunto é nossa saúde, sempre vamos preferir passar por profissionais que entendam o lado mais humano, que entendam a importância de ser alcançável por seus pacientes.

E além disso, a internet também pode ser uma grande aliada nessa tarefa, não é? Quando se tem redes sociais ou blogs e sites médicos, a sua acessibilidade se torna cada vez maior, sendo mais fácil para os seus pacientes terem essa ponte de ligação com o seu consultório. Através de eventuais textos que publica em seu blog ou postagens de suas redes sociais, seus pacientes podem interagir ou até mesmo só se sentirem mais tranquilos de terem esse meio de ligação.

 

6. Tenha um diferencial

“Quer chamar atenção, coloque uma melancia na cabeça!”.

O ditado é engraçado e tem o propósito de ser hostil, mas sabe que até podemos tirar algo positivo dele?

Para chamar atenção das pessoas é necessário ter algo bem diferente sobre você e isso não é muito diferente quando é o seu consultório que precisa de atenção! Para conquistar novos pacientes e expandir ainda mais a sua clínica, é preciso destacar-se pelo seu diferencial.

É uma tarefa importantíssima para o seu marketing médico que você desenvolva esse quê a mais sobre seu consultório. Busque pequenos detalhes que podem fazer seu trabalho se destacar de tantos outros que oferecem o mesmo serviço.

Por que as pessoas devem procurar o seu consultório? O seu atendimento tem algo de inovador? Você utiliza tecnologias acessíveis como, por exemplo, agendamentos online? A localização de seu consultório tem algo de especial? Qual a vantagem de procurar o seu serviço?

Pensando em formas de responder essas perguntas, você encontrará o diferencial perfeito para se aliar com o seu trabalho e o seu marketing médico será ainda mais efetivo!

Deu para perceber o impacto que o marketing médico pode ter em seu consultório, não é? As vantagens que ele pode trazer para você são tantas que é impossível não fazer uso desse tipo de divulgação.  O marketing médico não é nenhum bicho de sete cabeças, é só se dedicar um pouco mais para ele que você começará a ver resultados em seu dia a dia e, com certeza, não vai se arrepender!

Com o tempo, quando você aprendendo mais sobre o marketing médico e aprender a utilizá-lo da melhor maneira, você ficará feliz de ter começado logo a investir nisso! Afina, sempre queremos o melhor para o nosso consultório, certo?

Esperamos que esse texto tenha te ajudado nessa caminhada e, para aprofundar ainda mais as informações, confira este artigo imperdível com tudo o que você precisa saber para fazer um marketing médico ético e de resultados.  Dê também uma navegada aqui no blog e encontre diversas outras dicas interessantes. Fique ligado nos nossos textos!

Até a próxima!

Leitura focada
software médico

Artigos relacionados

  • frustrado com o consultório

    5 situações em que você se sente frustrado com o consultório e está cansado de ignorar

  • perder pacientes

    5 problemas que estão te fazendo perder pacientes

  • Conquistando pacientes com os 5 sentidos

  • blog médico

    Acerte na estrutura do seu blog médico

  • prontuário eletrônico

    A verdade que está por trás do Consultório 2.0 e do iMedicina

  • Marketing de conteúdo para consultórios: conquistando pacientes e ganhando visibilidade online

Artigo anterior Como o mercado da saúde está sendo revolucionado com o marketing médico
Próximo artigo A estrutura perfeita para um blog médico ideal!

Consultório 2.0

Nossa equipe é formada por profissionais de Medicina, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação, unidos para revolucionar o seu pensamento sobre o consultório. Somos uma empresa Google Partner, e nos últimos 12 meses geramos mais de R$ 21 milhões para os nossos clientes de consultoria.

Saiba Mais
software médico

Artigos populares

  • Software de prontuário eletrônico: como gerar valor para o seu consultório?
  • Por que você precisa ser DEMITIDO da sua clínica ou consultório?
  • Quanto devo investir em marketing no consultório?
  • Marketing na saúde: como fidelizar pacientes?
  • É possível fazer marketing médico de forma ética?
  • Invista no marketing de conteúdo e atraia mais pacientes
  • Overdelivering: o que é e quando usar?
  • 4 dicas de marketing off-line para você seguir agora
  • Plano de negócios para seu consultório: Como fazer?
  • Divulgação do consultório: 9 mentiras que insistem em te contar
  • Mais Pacientes
  • Mais Presença
  • Mais Receitas
  • Mais Eficiência
software médico

Consultório 2.0 · 2021 © Todos os direitos reservados

  • CONTATOS
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • AFILIADOS