Entenda por que seu consultório precisa de um site médico

Tempo de leitura: 7 minutos

A internet vem crescendo a passos largos no Brasil, especialmente nos últimos anos. Com o aumento nas vendas de smartphones e tablets, bem como a popularização das redes de wi-fi, as pessoas passam diversas horas do seu dia navegando nas páginas da grande rede.

Milhares de sites são lançados diariamente, enquanto outros terminam, mas o fato é que quem quer divulgar seus produtos ou serviços com qualidade precisa ter um.

E a coisa não muda de figura quando estamos falando de um consultório médico. Esse tipo de empreendimento também pode colher muitos benefícios com uma página virtual própria, ganhando mais visibilidade e se estabelecendo mais facilmente no mercado.

Quer descobrir por que um site médico pode ser um excelente investimento? Confira no artigo de hoje!

 

Maior visibilidade com seu site médico

site médico

 

Se as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, marcar presença online permite que o consultório ganhe muito mais visibilidade.

O site fica 24 horas por dia disponível, com todas as informações que os clientes precisam saber, além das formas de contato disponíveis. Se você não acha que isso é importante, deixe te dar um exemplo prático.

Esse gráfico abaixo representa os acessos em meu site, divididos nas 24h do dia, em um dia de semana qualquer. Marquei com linhas vermelhas o intervalo de 8h-18h. Note que, 27% de todo o tráfego de usuários acontece FORA DO HORÁRIO COMERCIAL.

site médico

São potenciais pacientes que entram em contato com a marca mesmo quando o consultório está fechado!

Ter uma página com conteúdo bem organizado e com dados claros e sucintos é primordial e isso será uma estratégia de marketing altamente eficaz e proveitosa.

Eu sou simplesmente fanático por tecnologia e por tudo que a envolve (e isso não é novidade pra ninguém aqui, não é mesmo? rsrs). Mas o que mais me impressiona é a capacidade de alcance que certas ferramentas possuem.

Um site, por exemplo, é capaz de atingir milhares de pessoas que, CERTAMENTE, não te conheceriam por outros meios.

Dá uma olhada no gráfico abaixo. Ele monitora os resultados do último mês (outubro de 2015) do meu site (www.oftalmologistabh.com.br).

site médico

Sem INVESTIR SEQUER 1 ÚNICO REAL DURANTE TODO O MÊS EM DIVULGAÇÃO, foram 2.433 usuários diferentes que tiveram contato com a minha marca. Nesse meio, existem novos visitantes e pacientes que já me conhecem e usam o site para busca de informações.

site médico

De todos eles, 81,7% estão chegando ao site pela primeira vez. Isso significa que quase 2.000 novas pessoas me conhecem, TODOS OS MESES, através da internet, sem um único real de investimento em marketing (em outra ocasião explico porque não investi nada em marketing e ainda assim tive alto acesso).

Na prática, isso representou mais 140 consultas marcadas. 

Agendamento online

Os consultórios costumam ter dificuldades de responder a altas demandas de ligações para agendamento de consultas. Mesmo contando com uma secretária bem treinada e mais de um telefone disponível, as reclamações dos pacientes costumam ser constantes. Linhas ocupadas, horário restrito e demora para retornar são algumas das queixas mais comuns.

Com um endereço online, o consultório ganha a oportunidade de compartilhar virtualmente a agenda do profissional de saúde. Cada agendamento ou cancelamentos são alterados nessa plataforma, que é atualizada em tempo real. O médico ganha uma espécie de “secretária virtual” e os pacientes ganham agilidade e comodidade.

O iMedicina é um software de prontuário eletrônico, que é capaz de criar o seu site e disponibilizar seu sistema de agendamento online. Clique aqui para entender melhor!

site médico

Credibilidade

O site traz credibilidade para o consultório e também confiabilidade para os pacientes. Ele tem as informações sobre a empresa e as formas de contato, o que mostra que não há nada a esconder dos clientes.

Também é possível fazer uma seção com o perfil dos profissionais de saúde, mostrando sua formação e seus registros nos conselhos profissionais. É aquela história: além de ser, é preciso também “parecer ser”. Sobre esse assunto, fiz um artigo bem interessante também! Se quiser, acesse aqui.

 

Novos pacientes

A internet está presente no mundo todo e ter uma página online do consultório permite que pessoas de qualquer lugar possam entrar em contato e se interessar pelos serviços prestados.

Clientes em potencial podem estar buscando exatamente o que você oferece e seu endereço virtual dará a eles a chance de contatá-lo e agendar sua consulta onde quer que eles estejam.

Essa é, sem sombra de dúvidas, a forma mais barata de atingir novos potenciais clientes. Em meu site, hoje, apenas através de conteúdo útil, 2.000 pessoas me conhecem mensalmente.

Para atingir as mesmas 2.000 pessoas no meio físico, certamente teria de investir um montante considerável! Na internet, isso sai com custo zero (mas obviamente não cai do céu… é preciso um investir um pouco de tempo para que seus conteúdos se tornem cada vez mais fortes!).

 

Baixo investimento

O melhor de tudo é que apesar desse grande número de vantagens, ter um endereço virtual não custa nem um pouco caro. É evidente que o consultório precisa contar com um profissional de qualidade para fazer sua página, mas o custo-benefício disso é simplesmente excepcional. Fuja da tentação de aceitar a ajuda de amadores e invista na construção de um site médico de qualidade. Vale cada centavo.

A média que vemos no mercado é de cerca de R$5.000,00 por site criado. Particularmente, acho um valor considerável para ser desembolsado em uma única vez, sem saber quais resultados te esperam do outro lado.

No entanto, como sempre enfatizamos, o site médico sozinho não é capaz de mudar todo um cenário. Ele precisa estar bem inserido em um plano de marketing mais amplo e fazer parte de uma estratégia maior. E é justamente esse cenário que vamos montar, juntos, aqui no Consultório 2.0.

 

Nesse artigo, falo um pouco sobre a forma que EU acho melhor começar a investir em sua presença digital (não quer dizer que é a única, tampouco que é a melhor para todas as pessoas, rsrs).

 

 

Grande Erro

O que muita gente acredita, no entanto, é que BASTA TER UM SITE que “todos os seus problemas estão resolvidos”.

Conheço muitas pessoas que gastaram muito dinheiro na construção de sites que não geraram sequer um único real de retorno. E isso é muito mais comum do que você pensa. Esse tipo de ação, desconectada de um cenário mais amplo, pode ser muito prejudicial para o seu negócio.

Aqui, no Consultório 2.0, somos fãs de duas coisas que, de fato, mudam os resultados: planejamento e estratégia.

De forma simplificada… o site deve ser utilizado como PARTE de uma estratégia… e não como “A ESTRATÉGIA”. Veja nesse artigo aqui outros 4 importantes pontos em uma estratégia de marketing digital.

Muita gente que já passou pela nossa série está entendendo o funcionamento disso, na prática! Acesse também e não fique de fora!

 

Bem… Essas foram apenas algumas das vantagens que mostram o quanto é importante para um consultório ter um site médico. É uma forma de atrair pacientes, se estabelecer no mercado e ganhar credibilidade, facilitando a relação médico-paciente e o melhor: gastando pouco. Invista no mundo virtual: os resultados serão bem reais!

Bem… para dar os primeiros passos no Marketing Digital, veja esse artigo aqui!

E você, conhece outras vantagens ou benefícios de ter um site médico? Conte para nós nos comentários!