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Muita gente tem me procurado, nas últimas semanas, com dúvidas sobre qual tipo de conteúdo deve colocar no site do consultório. Resolvi escrever alguns artigos sobre o tema e, para começar, vou falar um pouco sobre os erros mais comuns que vejo por aí!
Para conquistar sucesso numa campanha de marketing online é preciso oferecer conteúdo de qualidade. Assim, deve-se ter a noção exata de alguns erros comumente cometidos e que podem fazer com que um conteúdo perca sua relevância.
Sendo assim, confira a seguir alguns desses erros, de modo a evitar que eles aconteçam em um texto de sua empresa.
Título ruim
Títulos ruins são muito comuns na internet. Coisas que não querem dizer nada, ou que dizem muito costumam desmotivar o leitor logo de cara.
Uma dica interessante sobre título é procurar escrever coisas que possam digitadas nas ferramentas de pesquisa. É interessante considerar essa lógica, pois isso facilita a presença do seu conteúdo no ranketamento, o que garante maiores quantidades de visitas ao seu blog. Trabalhe também com técnicas SEO para dinamizar esse processo.
Um bom título atrai as pessoas por gerar emoções como curiosidade. Seja claro, objetivo, e evite títulos longos demais.
Conteúdos fracos e sem relevância
Para que seu conteúdo ganhe força é preciso que ele esteja bem estruturado. Trabalhe com intertítulos e organize as frases de modo que a leitura fique facilitada.
Ofereça, essencialmente, um material que cative seus leitores. Escreva coisas úteis e, neste sentido, faça perguntas. Elas são eficientes, pois além de trazer o leitor para mais perto de seu texto, também geram reflexão.
Procure, sempre que possível, colocar imagens entre tópicos de seu texto. Isso gera mais informalidade e facilita a leitura. Mas lembre-se: faça isso somente quando for pertinente.
Postar somente pensando no Google
Algo fundamental para fazer com que seu texto ganhe visibilidade em ambiente online é trabalhar com técnicas SEO, um recurso utilizado para melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, como o Google. Esse conjunto de técnicas, quando aplicado, permite que quando uma pessoa digita algo relacionado ao seu material no site de buscas, o seu conteúdo apareça primeiro e assim seu site receba maior tráfego. Para tanto, é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave e otimizar seu conteúdo para que ele tenha destaque nas pesquisas.
SEO significa Search Engine Optimization e é fundamental para que seu site comece a receber acessos orgânicos (sem custo) advindos dos motores de busca (Google, Yahoo, Bing…). Com ele, seu site passará a ser uma opção quando os usuários procurarem por esse assunto na internet! Seu site entrará no radar!
Entretanto, devemos lembrar que a otimização do conteúdo com técnicas SEO deve ser o último passo dentro desse processo. Quando você ou sua equipe ignoram a qualidade do conteúdo pensando somente no Google, a tendência é que o material perca a relevância.
A raiz da questão é sempre o conteúdo. Procure fazer coisas interessantes e úteis para seu público, posteriormente adote SEO. Essa ordem é fundamental.
Ou seja… Foque nas boas ideias e conteúdos relevantes! Não vou dizer que “SEO se faz sozinho”, como muitos insistem, mas esse já é um bom começo…
Não escrever para a persona correta
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para atingir objetivos de marketing. Sem isso, sua empresa vai gastar muito tempo e dinheiro produzindo conteúdos aleatoriamente, sem que isso garanta o mínimo de retorno.
Escolher a persona correta significa criar um perfil fictício e trabalhar especificamente para determinada pessoa. Isso é muito útil, pois garante direcionamento específico de campanha, facilitando a comunicação.
Pessoas tendem a gostar mais de conteúdo direcionado a elas do que de conteúdo generalista, portanto, não cometa o erro de dispersar sua mensagem.
Produção de conteúdo para o consultório: evite erros e ganhe visibilidade
Tendo a noção de que alguns desses erros podem ser evitados com relativa tranquilidade, torna-se possível criar uma campanha mais eficiente para seu consultório. Procure fundamentalmente ser relevante para seu público e jamais coloque o conteúdo em segundo plano. Fatores como técnicas SEO podem até ser úteis para sua campanha, mas desde que apareçam para complementar conteúdo de qualidade.
Queremos saber sua opinião sobre o texto. Deixe aqui seu comentário!