Tempo de leitura: 7 minutos
Todo empreendedor sonha com o sucesso do seu negócio, mas é preciso ter calma, pois isso não é algo que acontece de um dia para outro, e, quase sempre, demora um certo tempo para que o sucesso desejado seja alcançado.
Na verdade antes mesmo da chegada do sucesso é necessário criar um bom cenário para que esse crescimento aconteça de maneira saudável, e tudo começa com a gestão. Sem uma gestão de qualidade você não consegue identificar onde e quando precisa mudar, melhorar ou reinventar o processo.
Segundo Alfredo Martini Jr., a gestão deveria ser entendida como as ações aplicadas em três áreas distintas:
- Liderança de pessoas;
- Gerenciamento de processos;
- Planejamento do futuro.
Vamos analisar cada etapa para que você possa executar em seu consultório de forma prática.
Liderando pessoas
Um dos grandes desafios enfrentados, seja na gestão de um consultório ou de uma empresa, é o processo de liderar pessoas. Não são poucos os dilemas vividos e eles vão desde a contratação e capacitação até o engajamento da equipe.
Alguns especialistas dizem que o maior patrimônio de uma empresa são os funcionários, e não estão enganados. Quando seus funcionários estão engajados com o seu negócio, eles vão exercer a função com muito mais qualidade e serão motivados a entregar um resultado igualmente melhor.
Como engajar sua equipe:
Alguns pontos importantes para liderar e engajar sua equipe.
Conheça sua equipe
Um bom gestor sabe quem são aqueles que estão trabalhando com ele. No entanto, tenha em mente qual é o potencial de cada um, onde cada um quer chegar. Saiba a sua origem, seus talentos e o que os motiva. Procure incentivá-los a buscar novos conhecimentos e a se desenvolverem como pessoas.
Comunique-se
Uma dica prática para começar a engajar sua equipe é saber ouvir. Nem sempre é fácil, mas é necessário. Quando você tem uma comunicação aberta com seus colaboradores, eles vão se sentir parte do negócio.
Incentive a produtividade
Quão longe você quer chegar? Quais resultados espera? Para definir o que é produtividade eficaz, antes é necessário saber quais são os resultados que você deseja. Procure deixar as metas claras para todos, e os números que espera alcançar. Novamente, eles se sentirão parte do negócio e serão motivados a te ajudar nos seus objetivos.
Motive seus funcionários
Outra situação que impacta diretamente na produtividade é a motivação. Quanto mais motivados estão os seus colaboradores, mais produtivos.
Mas como motivá-los?
Procure criar um ambiente saudável onde eles são desafiados a sair da zona de conforto. Procure incentivá-los a trazer ideias novas e mostre aos seus funcionários que eles são importantes.
Está comprovado que locais harmoniosos de trabalho, geram melhores resultados.
Fique atento a fatores externos
Ainda falando em motivação, os problemas externos interferem diretamente na performance do colaborador dentro do local de trabalho.
Procure conhecer as necessidades de seus funcionários, tenha conversas de feedback constantes com seus colaboradores. Não é necessário entrar a fundo em questões pessoais, mas é bom saber os motivos da falta de rendimento e da não entrega.
Saiba delegar
Uma razão que causa grandes dificuldades na gestão é a dificuldade que alguns gestores têm em delegar funções, ou pior, não saber designar a função certa para a pessoa correta.
Por isso é importante conhecer as habilidades de cada um, para alocar em funções em que eles poderão desenvolver melhor suas aptidões.
Gerenciando processos
Um grande gargalo em qualquer gestão são os processos mal definidos e nada intuitivos. Como estou falando em gestão de sucesso para sua clínica, o foco é sempre o seu paciente.
Ele é seu cliente e consumidor final e quando o processo não flui da maneira correta, é ele quem sai mais prejudicado nisso tudo.
Na jornada do paciente o procedimento precisa ser bem minucioso, na gestão de processo você precisa encontrar formas de otimizar e reduzir custos.
Sempre pode melhorar
Procure analisar todo o processo, desde o agendamento da consulta até o momento em que o paciente sai do consultório.
Em cada etapa, procure entender qual é a experiência percebida pelo usuário. Lembrando que tudo que fizer na gestão de processos deve ser feito pensando como o consumidor final – que neste caso, é o paciente.
Procure ver onde estão os pontos fortes e fracos e crie formas rápidas e sustentáveis para solucionar os pontos fracos do processo, faça testes para ver o que melhor se adapta à sua realidade.
Se por exemplo, o maior ponto fraco que seu consultório enfrenta hoje é o agendamento, talvez seja interessante procurar ferramentas que otimizem o tempo e criem uma experiência que agregue valor para seu consultório (já que a recepcionada tem outras funções que vão além de receber os pacientes, como direcioná-los ao médico e também fazer os agendamentos, remarcações, contato com fornecedores e etc.).
Existem ferramentas disponíveis no mercado que fazem o agendamento online dos seus pacientes e que ajudam na gestão financeira, no controle de insumos e até na avaliação feita pelo paciente para saber se ele está satisfeito ou não.
Tecnologia para otimizar processos
Como falei no tópico acima, busque conhecer o mercado de inovação e tecnologia na área da saúde. Um bom gestor está sempre em busca de conhecimento e de se manter atualizado.
Não dá para ficar para trás! O mercado está cada vez mais competitivo.
Porém, quando o assunto é tecnologia, poucas empresas da área da saúde tem investido nisso. Por isso, busque se destacar primeiro.
Vamos fazer um exercício, e nele, tenha em mente que o seu cliente é o seu paciente: Imagine você como cliente de qualquer serviço. Pense em qualquer experiência negativa que você tenha tido ao utilizar este serviço. Conseguiu lembrar? Agora, faça uma nota mental de fazer de tudo para que o seus pacientes nunca passem por essa mesma experiência.
Hoje, o principal índice de reclamação dos pacientes é referente ao atendimento. Seja pela demora ou pela forma em que são tratados – desde o momento em que ligam para para o consultório até o momento em que ele vai embora. Por isso, é extremamente importante que este processo esteja otimizado ao máximo (lembra daquelas ferramentas de que comentei no tópico anterior? Então…) Blogs na área da saúde te ajudam também a ficar por dentro do que há de novo no mercado de TI, fique antenado e invista em seu consultório.
Planejando o futuro
Como abordado acima, para se manter em um mercado que está cada vez mais competitivo você precisa planejar cada passo, mensurar os resultados alcançados e definir os novos objetivos a alcançar.
Recomendo algumas leituras essenciais para abrir sua mente para o futuro;
- Poder do Hábito (Charles Duhigg);
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie);
- De Zero a Um ( Peter Thiel e Blake Masters);
- Criatividade S.A. (Ed Catmull).
Conclusão
Para ter uma gestão de sucesso e conseguir escalar seu consultório, você precisa lembrar que seu paciente é o principal motivo da existência do seu negócio. Sempre pense na gestão tendo em mente as maneiras em que é possível melhorar a vida dele.
Uma gestão de qualidade está sempre ligada à tecnologia para otimizar todo o processo, além de reduzir os custos.
Procure ouvir a sua equipe, e trabalhar em conjunto para o crescimento e desenvolvimento de todos.
E por último, mas não menos importante, nunca deixe de buscar conhecimento, se atualize sempre, e esteja à frente do seu concorrente!
Este post foi escrito por Guilherme Nery, analista de marketing da CM Tecnologia.