Consultório 2.0

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • +Receitas
  • +Presença
  • +Eficiência
  • +Pacientes
  • Área de Membros
  • Acessar Software
Busca
Início 5 lições do dia a dia sobre a gestão de clínicas e consultórios

5 lições do dia a dia sobre a gestão de clínicas e consultórios

Raphael Trotta 15/02/2017 Comente! Mais Eficiência

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando estamos no comando do nosso consultório existem um milhão de coisas acontecendo durante nosso trabalho e cada pequena coisa se transforma em uma lição. Cuidar da gestão de clínicas e consultórios não é uma tarefa simples e pode se tornar ainda mais complicada se não nos atentarmos para as necessidades que esse trabalho demanda.

Lembra quando o seu sonho de abrir o seu próprio consultório não passava de uma ideia? E de todo o trabalho que teve para chegar até aqui? Bem, foi uma longa jornada, imagino. Então, para você não perder todo o trabalho que desenvolveu para trilhar esse caminho é preciso saber quais pilares precisa reforçar para manter a sua gestão bem sólida.

Repetindo: tomar conta da gestão de clínicas e consultórios é algo bastante trabalhoso e que exige cem por cento da sua dedicação. E como você pode tornar essa tarefa mais tranquila? Você pode começar se atentando as cinco lições que listaremos a seguir. Vamos lá!

 

Organização

Primeiro passo para ter uma gestão de clínicas e consultórios operando como você quer é manter uma organização. É importante que você tenha dados, datas e documentos arquivados de forma correta, que sua agenda seja muito bem regulada, que seus funcionários estejam também trabalhando dentro dessa regra de organização.

Parece uma dica bastante infantil, mas acho que sabemos o quanto as coisas podem desandar quando descuidamos nem que for um pouquinho da questão de organização, por isso é tão importante não se perder com isso! Esteja sempre atento para essa questão, certo?

 

Contabilidade

Quando o assunto é finanças entendemos o quanto precisamos ser cautelosos. Dinheiro é algo complicado e que sempre pode trazer dor de cabeça quando não é bem-manejado. Ter um cuidado especial com o seu fluxo de caixa é indispensável para ter uma gestão de clínicas e consultórios tranquila.

Além de manter as coisas em ordem, ter noção de sua contabilidade também acaba te ajudando a organizar melhor os gastos e lucros, fazendo com que você entenda mais sobre o seu próprio consultório e seja capaz de conduzir melhor o seu negócio.

 

Delegar tarefas

Parte do seu trabalho na gestão de clínicas e consultórios é saber quais tarefas você deve cumprir e quais você não só pode, como deve delegar para outros de seus funcionários. É engraçado como algumas vezes nós queremos abraçar o mundo e cuidar de tudo, sendo responsável por todas as partes importantes, mas lembre-se que seu braço não é tão grande assim, ok?

Um consultório ou clínica não funciona só com o trabalho de uma pessoa, mas sim com a união de uma boa equipe e por isso você deve aprender a não carregar todo o peso em suas costas, sabendo a hora certa de repassar uma tarefa. Dessa forma, as coisas vão desenvolver de forma mais simples e, ainda, sem sobrecarregar ninguém.

 

Atendimento

O atendimento oferecido em seu local de trabalho é um dos aspectos que mais merecem sua atenção na gestão de clínicas e consultórios. Nós da área médica lidamos com outras pessoas diariamente, tendo que atendê-los e construir uma relação solida com nossos pacientes. É através dessa relação que conseguimos a fidelidade de nossos pacientes, o que é sempre bom para o nosso trabalho.

Ser um gestor é se certificar de que toda sua equipe está oferecendo um atendimento de alta performance, tratando seus pacientes com delicadeza e fazendo com que essa ponte que você constrói com as pessoas que frequentam o seu consultório se torne cada vez mais forte.

 

Equipe de confiança

Para que qualquer uma das dicas que foram oferecidas anteriormente sejam bem-sucedidas é importante que você tenha um grupo de pessoas em que possa confiar. A gestão de clínicas e consultórios é um trabalho árduo e você precisa ter seus funcionários te auxiliando enquanto trilha essa jornada.

A confiança é o elemento mais importante em uma equipe de funcionários e é preciso cultivar e estimular essa confiança entre os seus. Só assim você vai conseguir fazer o seu trabalho com tranquilidade, sabendo que pode contar com os outros profissionais que trabalham junto de você.

Aprender sobre gestão de clínicas e consultórios é uma tarefa que a gente vai conquistando com o tempo, vendo como as coisas funcionam no nosso dia a dia e sabendo como melhor lidar com cada situação, vendo qual tipo de reação algo demanda. É tudo bastante particular. Mas esse texto teve a intenção de pelo menos ajudar um pouco e fazer a sua vida como gestor um pouco menos complicada. Esperamos que tenha ajudado!

Temos outros posts interessantes no blog, então não deixe de dar uma checada! Até mais!

Leitura focada
software médico

Artigos relacionados

  • agenda eletrônica

    6 recursos fundamentais que uma agenda eletrônica IDEAL precisa oferecer

  • software médico

    3 pontos em que um software médico comum NÃO pode te ajudar

  • Curso de recepcionista: seu time bem preparado

  • gestão de clínica

    Conheça as piores práticas de uma gestão de clínica ineficiente

  • funcionalidades de um software ideal para consultórios

    O que um software para gestão de consultórios realmente útil precisa ter?

  • O que você perde com um software médico que não oferece estatísticas inteligentes?

Artigo anterior Como ter uma super equipe de funcionários e tornar a gestão do consultório mais eficiente
Próximo artigo 3 motivos pelos quais sua estratégia de marketing médico está falindo (e como recuperá-la)

Consultório 2.0

Nossa equipe é formada por profissionais de Medicina, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação, unidos para revolucionar o seu pensamento sobre o consultório. Somos uma empresa Google Partner, e nos últimos 12 meses geramos mais de R$ 21 milhões para os nossos clientes de consultoria.

Saiba Mais
software médico

Artigos populares

  • Software de prontuário eletrônico: como gerar valor para o seu consultório?
  • Por que você precisa ser DEMITIDO da sua clínica ou consultório?
  • Quanto devo investir em marketing no consultório?
  • Marketing na saúde: como fidelizar pacientes?
  • É possível fazer marketing médico de forma ética?
  • Invista no marketing de conteúdo e atraia mais pacientes
  • Overdelivering: o que é e quando usar?
  • 4 dicas de marketing off-line para você seguir agora
  • Plano de negócios para seu consultório: Como fazer?
  • Divulgação do consultório: 9 mentiras que insistem em te contar
  • Mais Pacientes
  • Mais Presença
  • Mais Receitas
  • Mais Eficiência
software médico

Consultório 2.0 · 2021 © Todos os direitos reservados

  • CONTATOS
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • AFILIADOS