Tempo de leitura: 10 minutos
*Esse é um artigo produzido na parceria do Consultório 2.0, o software de marketing para consultórios do iMedicina e a RockContent.
O Marketing digital ainda é uma área relativamente nova para as empresas e que a cada dia traz mais novidades. Porém, todo negócio que deseja ganhar mais visibilidade atualmente precisa acompanhar essas mudanças.
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias do mundo digital que está em ascensão, e você precisa conhecer!
Em 2016, 70% das empresas brasileiras já aderiram a esta maneira de atrair e engajar o público, demonstrando que estão atentas a um novo comportamento do consumidor.
Mas na saúde, esta estratégia funciona?
O Marketing de Conteúdo para consultórios e clínicas permite o fortalecimento da sua marca, o aumento da sua visibilidade e uma aproximação sem igual com os pacientes.
Então, profissionais e empresas da área ainda têm um potencial enorme para explorar no marketing digital!
Se você está desperdiçando todas essas possibilidades, está na hora de conhecer melhor esta estratégia e todos os benefícios que ela oferece.
Acompanhe nossas dicas e entenda tudo!
O que é Marketing de Conteúdo
Pense conosco: quando você tem uma dúvida sobre qualquer assunto, qual a sua primeira ação para solucioná-la?
Tempos atrás, a primeira atitude certamente seria perguntar para a pessoa mais próxima. Hoje, o contato mais próximo que temos é sempre o computador ou o celular. E quem é que responde todas as nossas dúvidas? O Google!
O buscador tem resposta para tudo: qual o preço daquela camisa, qual a tradução de uma frase, qual o melhor restaurante mais próximo, qual a orientação para determinado sintoma, entre outras diversas perguntas.
A intenção de criar conteúdos para a internet é fazer com que a sua empresa tenha a melhor resposta para essas questões e que, dessa forma, aproxime possíveis interessados em suas soluções de produtos e serviços.
Então, o Marketing de Conteúdo é uma maneira de atrair e engajar potenciais clientes por meio de conteúdos úteis e relevantes para eles, que geram valor para as pessoas e mais oportunidades de negócio para as empresas.
Assim, essa estratégia é capaz de adaptar o marketing ao novo comportamento do consumidor, que não recebe mais a publicidade como antigamente, com passividade.
As pessoas têm o poder de escolher o que querem consumir atualmente. Então, com a infinidade de conteúdos da web, você precisa oferecer um material realmente valioso para elas, no momento em que elas precisam.
É assim que você receberá atenção e será lembrado em uma futura decisão de compra. Ao ser relevante, e não inoportuno, você está no caminho certo do marketing!
Por que investir em Marketing de Conteúdo para consultórios
Existem muitas oportunidades na área da saúde, que ainda não despertou totalmente para o marketing digital. Mas você que demonstrou interesse neste post já tem algumas vantagens!
Porém, não podemos oferecer qualquer dica sem antes reforçar a importância de conhecer os limites éticos e legais da publicidade médica.
Todo conteúdo que você produzir para a internet deve seguir as regras e orientações do Conselho Federal de Medicina, que pretende evitar abusos e proteger os pacientes. Então, informe-se para evitar qualquer atitude indevida.
Vamos conhecer agora os benefícios de investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo para consultórios:
Educar o paciente
A saúde é uma área repleta de dúvidas para os pacientes. Não é por acaso que muitas buscas no Google são relacionadas a sintomas, doenças e tratamentos.
Embora esse comportamento possa representar uma preocupação maior em relação aos cuidados com a saúde, isso gera também muita informação duvidosa, em sites leigos sobre o assunto.
Nesse sentido, com o Marketing de Conteúdo, sua empresa pode educar os pacientes com informações confiáveis e corretas sobre a medicina e incentivar hábitos saudáveis.
Aumentar visibilidade
Quando você produz conteúdos de qualidade para o seu site ou blog, a visibilidade da sua marca aumenta naturalmente. Eles aparecem na busca orgânica do Google, são compartilhados nas redes sociais, indicados entre amigos etc.
Por exemplo, se você criar um post completo sobre dor de cabeça, quem buscar por esse termo no Google pode se deparar com seu conteúdo, gostar dele, indicar para um amigo ler e ainda compartilhar o link no Facebook.
Construir autoridade
Conteúdos qualificados e aprofundados demonstram todo o seu conhecimento na sua área de atuação. Dessa forma, você constrói a sua reputação junto ao público.
Além disso, se você tiver sucesso em sua estratégia, provavelmente conquistará uma boa posição no ranqueamento do buscador e aparecerá nos primeiros resultados. Isso significa que provavelmente você é uma referência, aos olhos do mercado, do paciente e do Google.
Conquistar credibilidade
Credibilidade é um aspecto importantíssimo para associar à imagem de um médico ou de um consultório. Afinal, as pessoas buscam segurança para confiar sua saúde a um profissional.
Por isso, com o Marketing de Conteúdo, você é capaz de conquistar credibilidade no mercado, já que demonstra não só seu domínio na área, mas também a preocupação com a saúde e o bem estar dos pacientes.
Fidelizar pacientes
Além de atrair um novo público para o seu consultório, você também consegue fidelizar os pacientes antigos com o Marketing de Conteúdo.
Com publicações frequentes no blog, sua marca se mantém em contato com os pacientes mesmo quando eles não estão precisando de atendimento. E, melhor ainda, esse contato se dá com conteúdos úteis, que resolvem dúvidas e ajudam no dia a dia.
Diferenciar-se dos concorrentes
Como dissemos, a área da saúde ainda não explora todo o potencial do marketing digital. Se você observar o mercado, perceberá que são poucos os consultórios que estão produzindo conteúdos para a internet.
A concorrência pela atenção dos seus potenciais pacientes ainda não é acirrada, portanto o Marketing de Conteúdo pode significar uma vantagem competitiva relevante para o seu consultório.
Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Agora que você já conheceu os benefícios de adotar o Marketing de Conteúdo para consultórios, vamos dar algumas dicas para começar a usar essa estratégia:
Planeje suas ações
Planejamento demanda tempo, dedicação e esforço. Porém, é a etapa mais importante de uma estratégia, que garante o andamento correto de todo o processo. Por isso, não fuja desse trabalho!
Antes de começar a produzir, estabeleça seus objetivos com o Marketing de Conteúdo, qual o prazo para alcançá-los, qual o cronograma das ações, quais canais serão utilizados, quem serão os responsáveis etc.
Durante a execução da estratégia, são essas definições que dirão o caminho a ser seguido por você e sua equipe. Ao final, elas indicarão se as ações foram bem sucedidas.
Defina seu público
No marketing atual, não dá mais para anunciar para todo o mundo. Você deve determinar um grupo de pessoas para as quais sua estratégia será direcionada, segmentado de acordo com sua localização, idade, renda, interesses, comportamentos etc.
Porém, para o Marketing de Conteúdo, mais importante ainda é a criação de personas, ou seja, de personagens fictícios que representam um cliente ideal, para quem você produzirá seus conteúdos, como se estivesse falando com ele.
Crie um blog
O blog é o principal canal para uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Com ele, você terá uma ferramenta para concentrar toda a sua produção, construir sua audiência e conquistar as melhores posições do Google.
Com um blog, você tem liberdade sobre o layout, a criação e o formato dos seus conteúdos, diferentemente, por exemplo, das redes sociais.
Além disso, o tráfego do blog é todo seu! Você pode converter seus visitantes em potenciais pacientes, ao captar o contato deles por meio de um formulário.
Otimize suas páginas
Criar conteúdos de qualidade é o primeiro passo para aparecer nos primeiros resultados da busca do Google. Afinal, o buscador quer apresentar aos usuários as melhores páginas sobre os assuntos que eles buscam.
Mas, para aumentar as chances de conseguir um bom posicionamento, você deve conhecer as técnicas básicas de SEO, que ajudam o Google a entender o seu site e oferecem uma melhor experiência aos seus visitantes.
Divulgue seus conteúdos
Apenas publicar no blog e esperar as visitas provavelmente não surtirá o efeito que você deseja. Para potencializar o alcance das suas publicações, use outros canais além da busca orgânica do Google.
Redes sociais e e-mail marketing também podem ser usados como fonte de tráfego, ao divulgar links para os seus conteúdos e fomentar o relacionamento com os pacientes.
Mídias pagas, como links patrocinados, também podem ser usadas para alcançar um público específico.
Meça seus resultados
Todas as ações de marketing digital podem ser mensuradas. É possível saber quantas pessoas visitaram uma página, quem abriu um e-mail seu, quanto tempo ficaram lendo um post, entre outros dados.
Por isso, você deve ficar de olho nos resultados, para entender se os objetivos previstos no planejamento foram atingidos e otimizar as futuras ações.
Conclusão
Neste post, você aprendeu o que é o Marketing de Conteúdo, seus principais benefícios e os primeiros passos para adotá-lo. Com as nossas dicas, seu consultório já pode começar a planejar ações e produzir conteúdos.
Porém, é necessário ressaltar: provavelmente você perceberá os impactos dessa estratégia no médio e longo prazo.
As ações de conteúdo não trazem resultados imediatos, pois é preciso construir uma audiência e consolidar sua presença online para que os números de acessos, interações e novos clientes sejam significativos.
Porém, com o tempo, você perceberá que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia sustentável, que gera uma autoridade sólida e um relacionamento forte com os pacientes.
Por isso, acredite no poder do Marketing de Conteúdo para consultórios. Você verá seu negócio atrair e fidelizar os pacientes como nunca!
Agora, se você quiser complementar essa estratégia com outras ações na web, conheça o nosso guia completo do marketing digital!
Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.
Para aplicar esse e outros conceitos de Marketing em seu consultório, conheça o iMedicina! O software para consultórios que foi criado para que você consiga fazer tudo isso de forma prática!