Consultório 2.0

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • +Receitas
  • +Presença
  • +Eficiência
  • +Pacientes
  • Área de Membros
  • Acessar Software
Busca
Início O que é o marketing interno e como ele pode ajudá-lo a gerenciar a equipe do consultório

O que é o marketing interno e como ele pode ajudá-lo a gerenciar a equipe do consultório

Raphael Trotta 15/02/2017 Comente! Mais Eficiência

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando estamos na posição de administrador de nosso próprio consultório existe um milhão de pequenas estratégias que temos que pensar para fazer as coisas saírem exatamente como precisamos que elas saiam. Já passaram por isso? Bem, então com certeza já percebeu que essa nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente porque cuidar da gestão de um consultório ou clínica é um trabalho que exige o apoio de seus funcionários.

Sua equipe precisa estar com o pensamento alinhado ao seu para que as coisas saiam exatamente como era planejado, para que nada desande pelo caminho causando desconfortos e problemas. E se há uma prática ótima que mantém o seu gerenciamento mais tranquilo, essa prática é o marketing interno.

Quando o assunto é marketing, todos nós já ouvimos muito sobre suas definições e sabemos muito bem como ele funciona, mas será que você sabia a diferença entre o marketing externo e o marketing interno? Enquanto o marketing externo é aquele que mais ressaltamos, a busca pela exposição de seu trabalho para alcançar novos pacientes e trazer mais visibilidade para o seu trabalho, o marketing interno é utilizado para outro tipo de reforçamento.

Anda tendo alguns problemas em seu consultório ou clínica? Quer melhorar o convívio entre sua equipe? Como gestor de seu negócio você precisa se atentar para certos detalhes sobre o dia a dia em seu trabalho e por isso é importante que gerenciar o seu time é também parte do seu trabalho como administrador.

E que tal utilizar de uma ajudinha para isso? Uma ferramenta que pode tornar o seu trabalho mais fácil? O marketing interno propõe justamente essa abordagem, essa mão pronta para te ajudar. Mas vamos com calma e começar a entender essa ideia do começo.

 

Marketing interno, o que é?

Aqui no Consultório 2.0 nós já falamos um pouco sobre marketing interno, então vale a pena dar uma procurada entre nossos posts se o assunto te interessar. Mas vamos focar nessa pergunta e trazer algumas respostas para quem tá chegando agora por aqui.

Marketing interno. Se pensarmos no próprio nome talvez algumas questões já vão sendo respondidas na nossa mente. O marketing externo vai cuidar, como já disse, da divulgação do seu consultório para que diferentes pessoas conheçam o seu trabalho. Agora, de que forma e com que propósito é feito o marketing interno?

Ao contrário da preocupação em agradar e conquistar novos pacientes, o marketing interno trabalha justamente com as pessoas que mais estão presentes dentro de seu consultório: os seus funcionários! Através do marketing interno você é capaz de fazer com que a sua equipe tenha bons sentimentos sobre a empresa que trabalha, pois é parte do marketing interno reforçar os pontos positivos de uma clínica ou consultório.

É por conta do marketing interno que vemos funcionários tão felizes em seu ambiente de trabalho, sempre prontos a divulgar o lugar onde prestam serviços. E não parece não só vantajoso, mas bastante saudável trabalhar com um grupo de pessoa que se sente assim? Por isso o marketing interno é tão importante para a sustentação de um bom time em seu trabalho.

 

Como utilizá-lo em sua equipe

Assim como o marketing externo, não existe uma regra clara quais atitudes você deve tomar para fazer com o que marketing interno tenha resultados, mas, assim como aquele, este pode ser pensado com muito cuidado e carinho.

O seu público, por exemplo, que no caso do marketing interno são os seus funcionários. São eles que vão ditar o andamento de suas tentativas de marketing interno, então não acha bom tomar um tempinho para conhecê-los um pouco mais?

Saber o que mais os agrada em seu consultório, entender o que levaram eles até ali, como eles se relacionam com o trabalho… Conhecendo mais do seus funcionários, você pode pensar na melhor forma de manter um bom marketing interno, sempre pensando em como tornar a vida em seu trabalho ainda melhor, afastando possíveis desentendimentos.

Utilizar de regras como “portas sempre abertas”, propor dinâmicas em grupo ou até mesmo elaborar festas anuais, pode ser algumas das atitudes que você pode tomar como gestor e fazer o seu ambiente de trabalho mais amigável. É dessa forma que o marketing interno funciona, trazendo uma visão satisfatória de seu consultório para sua equipe, fortalecendo o envolvimento desses funcionários não só com o trabalho, como também entre si mesmos.

As vantagens para o seu gerenciamento

E de que forma o marketing interno pode trazer benefícios para você? Bom, essa é a fácil! Com funcionários mais bem-dispostos você terá um ambiente de trabalho muito mais interessante. Mantendo a tranquilidade e a confiança de sua equipe você acaba alimentando isso em você mesmo e fazendo de seu consultório um lugar perfeito para trabalhar.

O atendimento aos seus pacientes tenderá a se tornar ainda mais satisfatório, porque quando seu funcionário estiver confortável em seu local de trabalho, suas tarefas serão feitas com mais carinho e atenção.

Podendo trabalhar com uma equipe assim, você terá menos dor de cabeça e terá mais segurança para poder delegar tarefas, assim, não acabará sobrecarregado com todo o trabalho que precisa fazer em seu consultório. Afinal de contas, estreitar relações profissionais no ambiente de trabalho é um dos objetivos mais importantes do marketing interno e podemos fazer muito uso dessa situação.

Para que o seu trabalho como gerente e administrador seja tranquilo e sem grandes enfrentamentos internos, pense seriamente em investir em alguma linha de marketing interno. Manter os seus funcionários satisfeitos é parte da sua obrigação como líder, então não pense em gastos ou pontos negativos, foque nos benefícios que o marketing interno pode trazer para o seu ambiente de trabalho.

Quando sua equipe estiver feliz e apoiando seu trabalho cem por cento, você sentirá a diferença no seu dia a dia, assim como os seus pacientes, então não deixe de colocar nossa dica em prática. Pense no futuro do seu consultório!

Muitos dizem que manter um paciente feliz é a melhor técnica, mas pouco se vê por aí sobre  a importância de criar um ambiente propício para um ótimo trabalho e companheirismo, sempre focando em como uma boa relação entre você, seus funcionários e seus pacientes pode fazer com que o sucesso de seu consultório seja algo garantido. Por isso, não deixe de prestar atenção aos sinais que podem te fazer acreditar que o uso de marketing interno é necessário e não demore em colocar seus planos em ação, o futuro do seu consultório pode depender disso.

Como disse, esse assunto já foi abordado aqui no blog em outros posts, então se ainda quer saber mais sobre os pontos positivos de investir no marketing interno, dê uma procurada aqui na nossa plataforma! Certeza que vai acabar encontrar algo interessante e ainda muitos outros textos sobre diversos outros assuntos da nossa área que podem te ajudar.

Fique de olho em nossas publicações e até a próxima!

Leitura focada
software médico

Artigos relacionados

  • modelos inteligentes no consultório

    Modelos inteligentes: o que falta no seu software para o sucesso do seu consultório

  • Entenda como o marketing médico pode ajudar a diminuir faltas no consultório

  • abrir consultório médico

    Qual a melhor opção: abrir consultório próprio ou em sociedade?

  • funcionalidades de um software ideal para consultórios

    O que um software para gestão de consultórios realmente útil precisa ter?

  • atendimento-médico

    Como melhorar o atendimento no consultório?

  • marketing interno do consultório

    Marketing interno no consultório: como ser um bom líder para os seus funcionários

Artigo anterior Acerte na estrutura do seu blog médico
Próximo artigo Como se tornar uma referência no mercado com o seu blog médico

Consultório 2.0

Nossa equipe é formada por profissionais de Medicina, Marketing, Gestão e Tecnologia da Informação, unidos para revolucionar o seu pensamento sobre o consultório. Somos uma empresa Google Partner, e nos últimos 12 meses geramos mais de R$ 21 milhões para os nossos clientes de consultoria.

Saiba Mais
software médico

Artigos populares

  • Software de prontuário eletrônico: como gerar valor para o seu consultório?
  • Por que você precisa ser DEMITIDO da sua clínica ou consultório?
  • Quanto devo investir em marketing no consultório?
  • Marketing na saúde: como fidelizar pacientes?
  • É possível fazer marketing médico de forma ética?
  • Invista no marketing de conteúdo e atraia mais pacientes
  • Overdelivering: o que é e quando usar?
  • 4 dicas de marketing off-line para você seguir agora
  • Plano de negócios para seu consultório: Como fazer?
  • Divulgação do consultório: 9 mentiras que insistem em te contar
  • Mais Pacientes
  • Mais Presença
  • Mais Receitas
  • Mais Eficiência
software médico

Consultório 2.0 · 2021 © Todos os direitos reservados

  • CONTATOS
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • AFILIADOS