Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos profissionais da área da saúde ainda não acreditam e são resistentes quanto ao uso do marketing em sua rotina de trabalho. Mesmo assim, o marketing tem se tornado uma tendência cada vez mais real no dia a dia desses especialistas. Falar de marketing na saúde não pode ser considerado uma atitude anti-ética: essa ciência é muito mais do que apenas uma estratégia para se faturar mais no ambiente do consultório, mas sim uma oportunidade de fidelizar e atender de maneira cada vez melhor seus clientes.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas estratégias simples de marketing que você pode acrescentar na sua rotina de trabalho, para trazer seus pacientes cada vez mais para perto. Que tal conferir e aprender um pouco mais sobre a arte de encantar seus clientes?
Garanta um ambiente agradável e confortável
Sabe aquilo de que a primeira impressão é a que fica? Se aplica também para o seu consultório. Não adianta você ser um profissional incrível, ter secretárias super simpáticas e oferecer as melhores vantagens para seu paciente se o local onde você presta atendimentos para eles é desagradável e mal arrumado.
Por esse motivo, a primeira estratégia de marketing para poder fidelizar seus pacientes é cuidar do seu espaço de trabalho. Tenha uma sala de espera confortável e que ofereça atrativos para seus clientes e garanta que seu consultório esteja sempre organizado e limpo.
Contrate secretárias que saibam atender os clientes
O segundo contato que seus clientes vão ter com sua clínica ou consultório serão com suas secretárias, já que elas farão a intermediação entre ele e a chegada na sua sala de atendimento. Se essas profissionais forem mau humoradas, pouco disponíveis para tirar dúvidas ou não souberem tratar bem seus clientes, tenha em mente que elas podem estar prejudicando gravemente o seu marketing. Para evitar que seus pacientes hesitem marcar consultas com você por causa das secretárias, tenha em mente que você deve sempre contratar profissionais qualificadas, agradáveis e com talento para lidar com todos os tipos de pessoas.
Mostre profissionalismo no momento do atendimento
Quando o paciente entrar na sua sala de atendimento, muito mais do que empatia, você deve trabalhar para mostrar para ele o seu profissionalismo com aquela situação. Nada é mais importante para o seu paciente do que receber toda a atenção possível naquele momento. Por isso saiba ouvir suas angústias, tirar suas dúvidas e, principalmente, oferecer segurança e conforto para aquele paciente. Deixe claro que ele é muito especial e que seu tratamento é tão importante para você quanto para ele.
Facilite pagamentos
Não adianta falar de marketing na saúde sem falar um pouco de dinheiro. Uma das estratégias para fidelizar clientes e que pode ser facilmente transferida para o universo da saúde é a facilitação do pagamento pelo serviço que foi contratado. Quando seu paciente tem a tranquilidade de saber que o seu consultório aceita o tipo de pagamento oferecido por ele, é praticamente garantido que ele não vai desistir de marcar uma consulta por você.
Por isso, além de oferecer vantagens como atender consultas pagas por convênios de planos de saúde, ofereça também possibilidades diversas de pagamento de consultas particulares: aceite cartões, cheques e dinheiro – e saiba gerenciar esse fluxo de caixa muito bem.
Todas essas estratégias de marketing vão lhe ajudar a fidelizar pacientes, especialmente se elas forem associadas com a sua capacidade de ser realmente bom naquilo que faz.
Como você tem feito para poder conquistar e fidelizar cada vez mais clientes para sua clínica ou consultório? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!