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11 segredos para colocar o seu consultório nas primeiras páginas do Google

Raphael Trotta 31/08/2016 Comente! Mais Pacientes, Mais Receitas

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabe o que é SEO?

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Bom, provavelmente já deve ter ouvido falar! Aqui no Consultório 2.0 nós sempre citamos esse conjunto de técnicas de otimização de conteúdo tão famoso no mundo do marketing digital!

Então, hoje é o dia de tirarmos todas as dúvidas!

Afinal, o que é SEO?

SEO no marketing do consultório

SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que otimizar os seus conteúdos para os motores de busca, como o Google, por exemplo!

Se você utiliza o marketing de conteúdo como estratégia, é fundamental se atentar para essas técnicas, já que de nada adianta produzir excelentes conteúdos que não vão ser lidos por ninguém, pois não estão bem ranqueados no Google, não é mesmo?

Na estratégia de marketing de conteúdo, você produz conteúdos úteis para o seu público alvo. No caso dos profissionais da área da saúde, esses conteúdos são voltados para os pacientes que terão acesso a informações importantes sobre assuntos referentes à sua área de atuação, aumentando ainda mais a sua autoridade como profissional da área.

93% das pessoas, atualmente, procuram informações na internet antes de formarem sua decisão de compra. Esse dado reforça ainda mais a ideia de que o seu consultório precisa estar na internet para ser a resposta para o que as pessoas procuram!

Agora pense que você é um cardiologista que acabou de começar a sua estratégia de marketing de conteúdo! Produziu um artigo riquíssimo e super aprofundado sobre a hipertensão no seu blog…

Você sabe que, pela qualidade do seu conteúdo, ele vai te render algumas ligações e marcações de consulta!

Você publica o artigo e espera um mês, dois meses… e nada!

O que pode estar acontecendo?

Então, você resolve analisar o tráfego orgânico do seu blog, isto é, o número de pessoas que o visita espontaneamente.

O número é decepcionante: pouquíssimas visitas ao seu site no último mês.

Agora fica fácil entender porque o seu artigo de ótima qualidade não trouxe resultados: ele não foi lido!

Mas o que podemos fazer?

Bom, para ser lido, o artigo deve estar onde a maioria das pessoas buscam informações todos os dias: no Google.

O Google é líder, não tem jeito! É a maior plataforma de buscas do mundo e é lá que o seu artigo deve estar se você quiser ganhar visibilidade.

Mas não basta estar no Google…

Pesquisas indicam que a maioria das pessoas não passa da terceira página de resultados de uma busca no Google. E mais: os links das primeiras posições são os mais clicados!

Isso significa que para aumentar a chance dos seus artigos serem lidos e tornar o seu consultório conhecido o ideal é estar nas primeiras páginas do Google.

Mas estar nas primeiras páginas deve ser super difícil!

Engano seu! É mais simples do que parece… E é aí que entra o SEO!

SEO do marketing do consultório: ganhando posições no Google

SEO no marketing do consultório

Para descobrir como é possível posicionar o seu conteúdo nas primeiras páginas de resultados do Google é preciso primeiro entender como essa plataforma ranqueia os conteúdos!

O Google tem como primeira preocupação a experiência do usuário que busca por determinado assunto. Ele deseja entregar a ele o melhor resultado possível, por isso é a maior e melhor plataforma de buscas que temos, atualmente.

Para manter esse nível de desempenho, o Google possui vários algoritmos que servem como mecanismos de avaliação dos conteúdos segundo os seus critérios de qualidade. Esses algoritmos indicam quais sites ou páginas merecem estar nas primeiras páginas do Google quando algum assunto é pesquisado.

E o que o Google define como um conteúdo de qualidade?

Um conteúdo de qualidade, para o Google, é aquele que garante uma boa experiência para o usuário.

Pense comigo: se alguém pesquisa sobre hipertensão e encontra um artigo com uma URL imensa e cheia de números, um título tão grande que não cabe na página de resultados e que, ainda por cima, demora longos minutos para carregar, essa pessoa não ficará satisfeita, certo?

Além disso, outros elementos interferem na maneira como o Google enxerga o seu conteúdo!

Quer saber mais sobre marketing em saúde? Confira aqui alguns cursos e porque fazê-los.

Preparei uma lista com as principais otimizações de conteúdo que você precisa fazer para estar bem ranqueado no Google daqui para frente e obter resultados melhores com os seus conteúdos, através de melhorias do SEO no marketing do consultório.

11 dicas de SEO para potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo

1) Título

Em primeiro lugar, o seu título deve conter a sua palavra-chave! É importante que ela esteja no começo do título para ser fácil e rapidamente visualizada pelos usuários durante a pesquisa.

Para que o seu título seja visto por completo, ele deve conter no máximo 65 caracteres. Caso ultrapasse esse número, parte dele será cortada na página de resultados do Google, o que pode comprometer o sentido da frase.

2) URL

Uma URL cheia de números e símbolos confusos não é nada amigável e compromete o seu ranqueamento no Google. O ideal é que a sua URL seja um breve resumo do seu título e contenha a palavra-chave do seu conteúdo.

3) Meta descrição

A meta descrição é aquele pequeno texto que aparece embaixo do título de uma página nos resultados do Google. Normalmente ela apresenta um resumo do que o conteúdo vai abordar e gatilhos mentais que façam com que o usuário clique no seu texto!

É importante que essa parte seja bem planejada, pois também influencia no ranqueamento do seu artigo. Para que a sua meta descrição apareça por completo, ela deve possuir até 160 caracteres.

4) Hierarquia de títulos

A forma como você divide o seu texto também influencia no ranqueamento do Google. É importante que você respeite a hierarquia entre títulos e subtítulos para que o seu texto seja organizado da melhor forma possível.

Na sua ferramenta de blogging, você consegue definir títulos, subtítulos e qualquer outra subdivisão que desejar.

5) Palavras-chave específicas

Bom, já conversamos sobre palavras-chave e você já descobriu a importância que tem definir bem os termos principais pelos quais o seu conteúdo será buscado. Ao defini-las, você deve otimizar o seu conteúdo em torno delas, utilizando-as da forma mais inteligente e relevante possível!

Lembre-se: não tente enganar o Google enchendo o seu conteúdo com a sua palavra-chave de forma aleatória e sem sentido! Seu conteúdo será penalizado por isso.

6) Links no artigo

Inserir links para sites que tenham grande autoridade é uma boa estratégia para estar bem ranqueado, mas melhor ainda é que o seu site ou blog possua vários links redirecionados para ele próprio. Uma ótima estratégia é criar links que levem os seus leitores a outros artigos do seu site.

7) Carregamento da página

SEO no marketing do consultório

Não é muito chato quando clicamos em alguma página e ela demora tempo demais para carregar? Às vezes, cansados de esperar, fechamos e nem esperamos para ver o seu conteúdo.

O Google leva isso em consideração. Páginas com carregamento lento não são bem ranqueadas, por isso se atente muito a isso! Imagens muito pesadas e em excesso podem ser uma das razões para a lentidão da sua página.

8) Site responsivo

Hoje em dia, não precisamos de um computador para acessar a internet! Quanto mais prático melhor e, na maioria das vezes, o que temos à disposição de forma mais rápida e prática são os aparelhos celulares.

Por isso o seu blog deve estar preparado para ser visualizado em qualquer dispositivo! O Google analisa a qualidade de um site também por esse fator: ele é responsivo? Ou seja, é possível acessá-lo através de tablets, smartphones, etc.?

9) Informações da imagem

Se você insere uma imagem no meio do seu texto, você precisa informar ao Google do que se trata. Caso contrário, ele entende que há um buraco enorme no corpo do seu artigo.

Por isso, é importante completar todas as informações sobre a imagem: o título, o texto alternativo (aquele que aparecerá para o usuário caso a imagem não carregue) e a descrição.

10) Tamanho do texto

Textos muito curtos não têm um bom desempenho no Google. Isso não significa que você tenha que fazer artigos muito extensos, mas apenas garantir que eles não sejam curtos demais ou irrelevantes e superficiais.

11)  Tempo de permanência na página

Por fim, grande parte das dicas que demos acima, influencia no tempo de permanência de um usuário na sua página. Se o seu conteúdo é relevante e de qualidade e o carregamento da página não é lento, com certeza o tempo que o usuário passará nela será maior e isso é muito bom aos olhos do Google.

Uma dica para aumentar o tempo de permanência do usuário na sua página é desenvolver um conteúdo que aguce a curiosidade do leitor! Crie uma introdução que faça com que ele queira ler o seu texto até o fim, fazendo algumas perguntas que só serão respondidas no decorrer do seu artigo.

Bom, unindo todas essas dicas, temos elementos suficientes que podem ajudar no ranqueamento do seu conteúdo no Google! Agora é só começar a executá-las na sua estratégia de conteúdo!

Para continuarmos nos aprofundando nessa conversa, preparei um artigo que vai ajudá-lo a definir com precisão as palavras-chave do seu negócio! → Descubra as palavras que vão definir a sua estratégia de marketing!

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