Tempo de leitura: 3 minutos
Uma excelente pergunta: o que é Marketing Digital? Extremamente significante, principalmente quando o assunto é a sua aplicação em consultórios médicos.
O marketing na área médica era pouco explorado até algum tempo atrás, até que as clínicas e os hospitais perceberam que precisavam divulgar os seus serviços para sobreviverem no mercado. Dentro dessa tendência, o marketing digital surgiu como ferramenta indispensável, especialmente para as clínicas de pequeno e de médio porte. Afinal, ele permite alcançar um público muito bem segmentado com um ótimo custo-benefício.
Quer descobrir o que é marketing digital e como você pode usá-lo em seu negócio? Então continue lendo este post:
O que é marketing digital
Todo mundo conhece o marketing tradicional (atualmente também chamado de “marketing off-line”). Ele consiste naquelas estratégias batidas de distribuir panfletos, fazer comerciais em rádio e TV ou colocar anúncios em revistas e jornais. Apesar de apresentarem alguma eficácia, essa tática vem perdendo espaço para outra bem mais eficiente e barata: o marketing digital.
Podemos definir o marketing digital como o conjunto de atividades de divulgação que usam a internet como meio. Do mesmo jeito que o marketing tradicional, a ideia é atrair clientes novos, fidelizar antigos e criar uma identidade para a marca. O que muda é a forma como isso é feito, a eficiência e, logicamente, o custo.
Outra vantagem é que ele é mais fácil de medir: no universo on-line, tudo fica registrado, e isso pode contribuir com informações valiosas para melhorar a experiência de compra, segmentar campanhas, individualizar as ações e aprimorar os processos. Como atualmente a maioria das negociações começa com uma busca na internet, quem investe em marketing digital larga na frente da concorrência.
Como usar o marketing digital na sua clínica
Crie um blog
Ter um blog é uma ótima ferramenta de marketing digital. Esse tipo de site é muito bem visto pelo Conselho de Medicina quando usado para disseminar informações de saúde e para divulgar conhecimento científico.
Para a clínica, ele é positivo porque ajuda a tornar o empreendimento uma referência no setor. O blog também serve para tirar dúvidas, publicar artigos educacionais e promover o debate de assuntos sobre temas relevantes na área.
Quando os visitantes precisarem dos serviços que você oferece, certamente se lembrarão da página onde encontraram informações e resolveram os seus questionamentos, certo?
Faça uma newsletter
As newsletters são ótimas formas de investir em marketing digital. Elas são boletins informativos que a sua clínica pode oferecer on-line para os assinantes e deve abordar assuntos da área de saúde.
Geralmente, são enviadas por e-mail após um cadastro, mas também podem ser mandadas por SMS ou outro tipo de comunicação eletrônica. Essa estratégia é útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados e é, também, uma maneira simples e barata de fazer publicidade.
Use as redes sociais
Independentemente da sua área de atuação, ficar fora das redes sociais é uma péssima ideia nos dias de hoje. Afinal, praticamente todas as pessoas têm perfis ativos e entram neles algumas vezes por dia.
Uma fanpage no Facebook, por exemplo, te ajuda a manter contato com os clientes, a ver comentários do seu público e a lançar campanhas e promoções na internet. Como se não bastasse, o custo é 0: fazer um perfil para a sua clínica é de graça!
Entendeu o que é marketing digital e como usá-lo a favor da sua clínica? Então, se você gostou deste post, leia o artigo “Invista no marketing de conteúdo e atraia mais pacientes”!