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3,2 bilhões de pessoas com acesso à internet, em 2015, segundo relatórios divulgados pelo Facebook.
Esse dado é só o começo. É a estatística que abre todas as outras que eu vou te mostrar agora e que vão comprovar que o seu consultório precisa estar presente na internet:
Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para se informar sobre produtos e serviços de seus interesses. E isso vale também para a área da saúde. Para marcar uma consulta o paciente também passa pelo processo de decisão de compra, pesquisa sobre o seu assunto de interesse, avalia as opções, procura por comentários e recomendações.
Estar presente online é extremamente importante para que o seu consultório seja a resposta para a busca dos seus pacientes. No Google, nas redes sociais, no e-mail: tudo para cercar o seu público com conteúdo útil e inteligente.
“Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet.” – Andy Crestodina, Co-Fundador da Orbit Media.
Essa é a chave. Nos últimos artigos que publicamos aqui no Consultório 2.0, você pôde conhecer melhor a estratégia do inbound marketing e o marketing de conteúdo. Agora é hora de aprofundarmos ainda mais nos dados que comprovam a eficiência dessa estratégia:
E mais:
➝ 68% de todos os cliques da busca orgânica vão para os primeiros 3 resultados.
➝ 75% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca.
Esses dados comprovam a importância de se investir em marketing de conteúdo. Alimentar um blog com artigos e conteúdos que fazem sentido para o seu público é a estratégia essencial para garantir mais visibilidade ao seu consultório e aumentar a procura por ele.
A tendência atual está caminhando, sem parar, para o inbound. O marketing tradicional está perdendo espaço e as pessoas confiam cada vez menos em anúncios e publicidade.
Os dados também indicam a importância de se otimizar os conteúdos do seu blog para um bom ranqueamento no Google. Estar nas primeiras páginas de resultados de pesquisa deve ser o seu foco principal na hora de produzir conteúdos.
E aproximadamente 75% das agências de comunicação estão usando o Inbound Marketing.
Quando você produz conteúdos sobre a sua área de atuação, você se posiciona no mercado e ganha autoridade perante o seu público. Conteúdo de qualidade traz credibilidade. É muito mais fácil capturar o e-mail de alguém, se você está oferecendo em troca tanto valor em forma de artigo, e-book, slide, vídeo, etc.
“Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” – Rand Fishkin, co-fundador da Moz
Marketing de conteúdo: resultados consistentes
Apesar dos anúncios no Google e redes sociais serem uma estratégia que alcança bons resultados, sem o marketing de conteúdo, eles são voláteis: com a mesma rapidez que sobem, despencam.
Para deixar mais claro o porquê dos resultados obtidos com investimento em mídias pagas serem tão inconsistentes, vou citar o meu consultório como exemplo.
Se eu, oftalmologista, invisto 1000 reais em anúncios e mídias pagas, no primeiro mês posso dizer que teria em torno de 20 pacientes procurando pelo meu consultório.
No mês seguinte, vendo que o resultado foi positivo, eu mantenho esse investimento, esperando pela mesma procura do mesmo anterior. Porém… Nesse mesmo mês, outros consultórios oftalmológicos de BH também resolveram investir em anúncios e o nosso público, obviamente, é o mesmo. Como esse nicho estará mais disputado, o preço pelos anúncios aumenta e a garantia de que o meu consultório seja o escolhido nessa disputa de concorrências é menor.
Resultado: no mês seguinte, menos da metade dos pacientes que eu achei que me procurariam, chegou até o meu consultório.
Esse é um exemplo muito recorrente, não só na área da saúde, mas em qualquer negócio ou empreendimento.
Esse aqui é o gráfico do Oftalmologista BH, o site do meu consultório. Ele analisa o tráfego orgânico de janeiro de 2015 até maio de 2016:
Notem o crescimento progressivo e gradativo das visitas ao meu site. Comecei a produção de conteúdo em 2015 e você pode ver que agora, em 2016, a linha está bem mais inclinada e elevada. Hoje o meu site recebe cerca de 500 visitas por dia, sem que eu tenha que pagar nada por isso.
O resultado é em longo prazo. Eu comecei a escrever em 2015 e os resultados positivos chegaram agora. Observando o valor que, atualmente, esse tráfego orgânico traz para mim, eu pude diminuir os investimentos em mídias pagas. A principal porta de entrada para o meu site, agora, são os meus conteúdos.
Mas afinal, como começar minha estratégia de marketing de conteúdo?
Pensando em esclarecer todas as dúvidas e começar a te mostrar como colocar em prática o marketing de conteúdo no seu consultório, resolvi escrever um guia completo com tudo o que você precisa saber para mergulhar nessa estratégia.
Preparei um e-book gratuito com as melhores dicas e os segredos do marketing de conteúdo!
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O seu consultório precisa estar presente online, senão não será a resposta para milhares de pessoas que estão buscando agora por informações de saúde.
E essa é a estratégia mais consistente e duradoura. Não importa quanto tempo passe, os seus conteúdos continuarão a gerar tráfego para o seu site enquanto estiverem online. E aí? O que está esperando para começar a produzir conteúdos que convertem?
Fique atento, pois vem novidade por aí! E enquanto isso, descubra mais sobre o marketing de conteúdo nesse artigo completíssimo que preparei para você!
*Dados retirados da agência de comunicação Rock Content