Para qual tipo de negócio o marketing digital é indicado?

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Se pararmos para pensar no comportamento do consumidor moderno, tudo começa com uma busca no Google. Muitas pessoas buscam respostas para suas necessidades na internet, seja qual for o objetivo: fornecedores buscam empresas, profissionais buscam trabalho, pessoas buscam bens de consumo ou até mesmo uma consulta médica. Por isso hoje viemos aqui para mostrar que, se for bem trabalhado, o marketing digital pode ser indicado para qualquer tipo de negócio.

Vantagens do marketing digital

Antes de entrar em alguns detalhes específicos da atividade, vamos destacar algumas vantagens do marketing digital, para mostrar que essa estratégia é adaptável a qualquer segmento de negócio. As duas principais vantagens desse tipo de divulgação são o custo e a facilidade.

Se pararmos para pensar, todos temos acesso livre à maioria das plataformas do marketing digital: redes sociais, blogs, buscadoresetc. É muito fácil acessar qualquer uma dessas plataformas para começar as campanhas de divulgação do seu consultório.

Menos esforço, mais resultados

Além da facilidade, o marketing digital apresenta um  custo baixo. Diferentemente da maioria das outras plataformas de marketing – TV, Rádio, outdooretc – o custo das divulgações na internet é adaptável ao orçamento do anunciante. Ou seja, seu consultório pode investir R$100 ou R$10.000 nas campanhas, vai depender do seu objetivo.

Mas agora você deve estar se perguntando: mas eu vou ter resultado com um investimento mensal tão baixo? E a resposta é sim, você vai. Isso porque a internet nada mais é do que um grande amontoado de dados e informações dos usuários.

Quando navegam em sites, as pessoas deixam informações sobre seus hábitos de consumo, e as plataformas de marketing fazem uso disso para oferecer segmentação aos anunciantes. Ou seja, diferentemente de um anúncio de TV, que vai atingir uma quantidade grande e variada de pessoas, pelas plataformas de marketing digital é possível segmentar a audiência, para que a campanha atinja apenas aquelas com propensão a comprar determinado produto ou serviço. Com isso o retorno sobre o valor investido na campanha é muito maior.

Entenda seu público

De nada adianta ter à disposição a possibilidade de segmentar a audiência se você não sabe o que caracteriza o público do seu consultório. Por isso, antes de começar qualquer campanha de marketing digital, vale a pena investir em formas de conhecer melhor o público do seu negócio. Entrevistas com atuais clientes, enquetes no site ou até mesmo nos canais nas redes sociais vão trazer diversos insights para as iniciativas de marketing.

Para cada objetivo, uma ação diferente

Quando  pensamos em marketing digital, cada empresa tem objetivos diferentes. Algumas focam na venda direta, outras tem como objetivo tirar dúvidas sobre o serviço e outras ainda pensam em gerar leads, “contatos quentes” para a área de vendas. Depois de entender o público, é importante também pensar em qual o objetivo a empresa pretende alcançar com a iniciativa de marketing digital. Esse entendimento é o que vai ditar quais ações que serão colocadas em prática.

Depois de passar por esses pontos é a hora de colocar as iniciativas de marketing digital em prática. Esse momento, que muitos empreendedores acham difícil, na verdade, é o mais simples, já que a parte técnica e ferramental do marketing digital é totalmente adaptável ao público e ao objetivo do negócio. Se for definido o orçamento, o público-alvo e o objetivo das ações, botar em prática é a parte mais simples. As ferramentas são adaptáveis e, com criatividade, é possível promover qualquer tipo de negócio.

Comece seu planejamento, defina seus objetivos, pense nas ações e coloque em prática suas campanhas, mas não se esqueça, depois de começar é fundamental medir os resultados.

Para saber mais sobre a importância das métricas no marketing digital no consultório, veja esse outro post!