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Por que começar ENXUTO é a melhor forma de iniciar sua presença na internet

Raphael Trotta 23/08/2017 Comente! Mais Presença

Tempo de leitura: 17 minutos

Muito bem!

Hoje quero falar sobre um CONCEITO fundamental, que vai te fazer economizar muito dinheiro daqui pra frente: o Mínimo Produto Viável, que chamaremos de MVP de agora em diante.

 

Resumindo o MVP em uma simples frase: menos é mais.

Trocando em miúdos, o MVP é uma versão do produto com um conjunto mínimo de características necessárias para que ele possa ser colocado de imediato no ar e submetido a testes que permitirão validá-lo e aprimorá-lo.

E, no caso específico de nossa presença na internet, estamos falando do seu site.

Nesse artigo vou ilustrar dois cenários completamente opostos, para que fique bem claro o entendimento sobre a importância do MVP:

  • o primeiro é o mais comum, que a maior parte das pessoas segue, quando decide iniciar a presença na internet;
  • o segundo é o mais lógico, que segue o modelo MVP, que é o que sugerimos aqui no Consultório 2.0.

 

Modelo 1: como iniciar a presença na internet, pelo método tradicional

Excelente.

Você estava lá, no seu consultório, navegando na internet nos horários vagos, e pensou: “preciso ter um site para conseguir mais pacientes!”.

 

presença na internet

A ideia é simplesmente genial. Como não tinha pensado nisso antes, não é mesmo?

Provavelmente, em alguns segundos você já estaria com a janela do Google aberta, digitando a seguinte pesquisa: “empresa que cria sites para consultórios”.

 

Na sua tela, apareceriam inúmeros resultados de anúncios de empresas que prestam esse tipo de serviço.

Você entraria em 3 ou 4 páginas e iria deixar seus dados de contato para receber uma ligação com um orçamento.

No mesmo dia, uma atendente te liga, super atenciosa e com mil e uma promessas.

 

A primeira empresa te dá um orçamento de R$10.000,00 para criar seu site, que teria X, Y e Z de funcionalidades diferentes. O suporte de tudo isso seria de R$700,00 mensais. Muito caro.

A segunda empresa te dá um orçamento de R$7.000,00, por X, Y e W, e suporte mensal de R$500,00. Você vai pedir Z também, pois a primeira empresa disse que era fundamental. No fim das contas, ganha um desconto e fica combinado o orçamento de R$6.500,00 para X, Y, Z e W.

Você começa a achar interessante. Mas resolve que vai se definir só quando a terceira empresa te entregar o orçamento.

No dia seguinte, essa última empresa entra em contato com você. Nesse momento, você já sabe mais ou menos o que quer.  Depois de muita conversa, vocês combinam uma entrega que vai incluir X, Y, Z, W, K, L, M, N, O e P, por R$5.000,00 + R$400,00 de suporte, com pagamento à vista. E assim você o faz!

Sai super feliz, com seu projeto contratado e com muito mais do que você achou que conseguiria. 

 

2 meses depois, após vários e-mails trocados para definir o conteúdo do seu site, finalmente ele vai pro ar! Você manda e-mail pra todo mundo, posta nas redes sociais, manda colocar o site no seu cartão de visitas.

Um site lindo, do jeito que você sempre sonhou, com X, Y, Z, W, K, L, M, N, O e P rodando à todo vapor!

Aqui, começa o estresse.

 

Dia 1: zero visitas.

Dia 2: zero visitas.

Dia 3: sua mãe entra no seu site e deixa um comentário, dizendo que você é o melhor médico do planeta e falando para os outros visitantes que eles poderiam marcar uma consulta “de olhos fechados”.

Dia 4: você descobre que precisa investir em marketing. Você contrata um serviço de Marketing Digital junto à empresa, por mais R$500,00 por mês.

Dia 5: seu site explode de visitantes. Nenhuma consulta marcada.

Dia 6: nenhuma consulta marcada.

Dia 7: primeira consulta marcada! Mas o paciente falta.

 

Resumo do primeiro mês: prejuízo.

 

Segundo mês: você começa a ter um ou outro agendamento, mas praticamente o lucro paga as contas do valor investido.

 

Terceiro mês: você vê que tem algo errado e resolve entrar em contato com a empresa que fez seu site, pois você descobriu que estava faltando a funcionalidade C. Eles implementam. Te cobram mais R$600,00.

 

Quarto mês: nada muda. Você pede para alterarem uma ou outra frase, pois começa a achar que elas poderiam ser a fonte do problema. Te cobram R$100,00 para alterar os textos. Nada muda.

 

Quinto mês: você pede pela funcionalidade B também. Mais R$500,00. Nada muda.

 

Sexto mês: você decide que seu site é ruim e procura uma outra empresa para tentar uma outra solução. Eles vão te dizer que seu site é péssimo, falta também as funcionalidades D, E e F, e por causa disso seus resultados estavam ruins. Você vai gastar mais R$5.000,00 para tentar resolver.

 

E o ciclo se repetirá novamente.

 

Lá pela terceira ou quarta tentativa você finalmente acerta no conteúdo e encontra a melhor forma para atuar na internet, no seu caso específico.

 

Você vai gastar uma média de R$16.532,40 até chegar nesse ponto.

 

site médico presença na internet caro preço

Sabe de onde tirei esse número?

De uma pesquisa com 30 leitores aqui do C2.0 que possuem sites e conseguiram chegar em bons resultados, com agências de marketing digital. A média foi de 3 trocas de fornecedores até atingirem os resultados almejados no início, com cerca de 18 meses até essa “virada de jogo”. A grande reclamação é que não há “comprometimento com resultados”.

É isso o que costumamos ver na prática, aqui no Consultório 2.0: muita gente investindo em verdadeiros elefantes brancos, sem resultados satisfatórios, mas com muita dor de cabeça.

 

Agora, vamos para a aplicação do modelo do MVP.

 

Modelo 2: como iniciar a presença na internet com um MVP

 

Show de bola!

Você estava lá no consultório, em um horário vago na agenda, e encontrou um artigo do tal do Consultório 2.0, te incentivando a você mesmo testar, na prática, como seria ter um site para o seu consultório.

 

 

Baixe esse E-book aqui e veja o vídeo que está nessa página antes de continuar.

 

Você começa a tentar e fica um pouco cismado: será que isso presta? Será que você vai conseguir? Será que seu site não vai ficar muito feio? Será que…? Será que…?

Você vai ficar pensativo e vai resolver dar uma chance.

Vai então fazer o seu cadastro em uma daquelas ferramentas  que oferecem alguns dias de testes gratuitos. Nesse período, você vai enfrentar um pout-pourri de sensações, que incluirão:

  • alegria imensa de criar seu primeiro design;
  • tristeza de não conseguir configurar a página como queria;
  • ódio de algumas das ferramentas que saem do ar justamente quando você estava “finalizando” e só faltava “clicar no botão de salvar”;
  • desespero de terminar seu site, etc…

 

Mas você terá terminado seu primeiro site, com as informações do seu consultório, ainda no período de gratuidade dessas ferramentas. Se não der tempo, vai criar uma segunda conta, com um outro e-mail, e vai aproveitar mais alguns dias gratuitos. Aos trancos e barrancos, seu site saiu do papel.

 

Gasto até o momento: R$0,00

presença na internet

 

Show. Você vai, então, procurar aprender a anunciar seu site para começar a atrair visitantes. Você vai descobrindo como funcionam as ferramentas de marketing digital e vai começar a se entender com elas.

 

Vai investir R$10,00 para levar seus primeiros visitantes para seu site.

Vai ter zero resultados.

 

Mas vai perceber que o problema foram os seus anúncios, afinal, praticamente não foram clicados pelo seu público-alvo.

 

Vai mudar os anúncios e investir mais R$10,00.

Agora, vai começar a ter visitas. Vai ter uma enxurrada de visitantes no site (uns 70 a 80 visitantes), mas ninguém vai se interessar pelos seus serviços.

Vai ficar desesperado, achando que não nasceu pra isso.

 

Daí, em um momento de inspiração, você vai navegar no seu site e descobrir que faltou explicar melhor sobre determinado assunto. Era óbvio que estava faltando aquele conteúdo! Como você não percebeu isso antes? Você vai correr lá e acrescentar aquele novo tópico no site.

 

Vai investir mais R$10,00  e vai ter seu primeiro contato telefônico!

Mas o paciente vai perguntar se você atende o convênio X e você não atende.

 

Então, você vai até o seu site e insere uma seção chamada “convênios que atendemos”. Lá, você coloca uma listinha dos principais convênios.

 

Investe mais R$10,00.

Recebe seu primeiro telefonema de um paciente que realmente está interessado em agendar uma consulta e possui um convênio que você atende.

 

Você vai ficar super feliz! Encontrou o caminho das pedras!

Seu site está eficaz, seus anúncios também!

Agora, basta colocar mais dinheiro no marketing que tudo estará resolvido!

 

Aí, você coloca mais R$50,00. E outro paciente marca consulta. Seu lucro sobre a consulta é de R$50,00. A conta fecha. Você acha que é apenas uma questão de ficar mais conhecido que o problema se resolverá.

 

Investe agora R$200,00. Consegue mais 4 consultas. Seu lucro é de R$200,00.

Você começa a ver um padrão (seu retorno está sendo zero).

 

Você, então, vai começar a perceber que de 100 visitantes de seu site, apenas 1 marca uma consulta.

Nesse momento, você vai perceber que muita gente não fica sequer 2 ou 3 segundos na sua página e já vai embora. E é justamente aí que você vai notar que a primeira frase do seu site ficou meio “esquisita”.

Você vai lá e modifica a frase.

Com essa mudança, a cada 100 visitantes, 2 passam a agendar uma consulta.

 

Agora, você investe novamente os mesmos R$200,00 e acaba com 8 consultas agendadas, que te renderão R$400,00. Ou seja: R$2,00 de retorno para cada R$1,00 investido!

presença na internet site médico

 

E ao longo dos 4 próximos meses você vai fazendo esses repetidos ciclos de “muda aqui” e “corrige ali”, analisando seus resultados todos os dias.

Quando menos você esperar, estará com números como esses:

  • Para cada R$1,00 investido, retorno de R$10,00 a R$20,00
  • Para cada 100 visitantes, 10 a 20 agendamentos

De onde tirei esses números?

Essa é a média de resultados que temos aqui no Consultório 2.0 e a mesma média que tenho em meu site pessoal (www.oftalmologistabh.com.br).

 

Mas ainda temos um problema.

Um sério problema.

Você ainda não está satisfeito com o visual do seu site, afinal, foi você mesmo quem o fez e, cá entre nós, você não é um designer, não é mesmo?

Então, nesse momento, você vai entrar no Google e vai fazer a seguinte pesquisa: “empresas que fazem sites para consultórios”.

 

Agora, veja a diferença: quando a atendente começar a te dizer que um site com funcionalidades X, Y e Z custa R$7.000,00… você irá interrompê-la, de forma calma e educada, e dirá o seguinte:

 

Hoje, eu possuo um site simples, que me gera 5x de retorno sobre meu investimento.

Ao longo dos últimos meses, eu percebi que não preciso das funcionalidades X, Y ou mesmo a Z. Só preciso de W.

O que eu quero é um site exatamente igual ao que eu fiz, porém, com as imagens mais adequadas e as artes mais trabalhadas.

O conteúdo já foi testado e não preciso de alterá-lo mais.

A única coisa que preciso é de uma atualizada no design, agregar uma seção para acréscimos de novos conteúdos sobre minha especialidade (um blog) e manutenção para que meu site fique sempre no ar.

Ainda, preciso de e-mails e domínio (www.meusite.com.br) personalizados.

Preciso também de maior velocidade no meu site, sistemas de análise de dados mais fiéis e integração com formulários de e-mails.

 

E vocês vão fechar um pacote que vai sair a R$700,00 de SETUP (criação das artes) e um suporte de R$250,00 mensais.

 

Assim que seu site definitivo estiver pronto, você já possuirá clientes, know-how em marketing digital e saberá exatamente como atuar para recuperar seu investimento.

 

No fim das contas, você acaba gastando uma média de 5 a 10x menos com esse método do que com o primeiro! E, ainda por cima, não fica chateado!

 

Dessa forma, com os mesmos R$7.000,00 iniciais, você faz inúmeros testes e investe mais de 90% desse valor em marketing (visitantes para seu site). Esse valor te gera retorno, te dá mais segurança e te permite investir com certeza do que realmente precisa.

presença na internet

 

Resumindo: não se compra uma BMW quando se tira carteira. 

 

Vantagens de um MVP

Dessa forma, começando ENXUTO e crescendo aos pouquinhos, você economiza muito dinheiro! Mas não é só essa a vantagem, no final das contas. Veja bem:

  1. Com um MVP, você não precisa esperar meses para que seu site fique pronto! Em poucos dias seu conteúdo já está online, pronto para ser visitado pelos seus pacientes;
  2. Com um MVP, você descobre rapidamente o que funciona melhor e o que não funciona, no seu caso;
  3. Você consegue VALIDAR o conteúdo de seu site com mais rapidez;
  4. Consegue entrar em contato mais rapidamente com seus possíveis pacientes, para colher feedbacks e saber o que melhorar, na visão de seu cliente (basta perguntar para seus primeiros pacientes agendados pelo site: “O que você achou do meu site? O que acha que poderia melhorar? O que te chamou atenção? Por que você marcou sua consulta?”);
  5. Você consegue testar quais ferramentas de marketing digital valem mais à pena no seu caso;
  6. Você consegue identificar o que precisa e o que não precisa no seu site definitivo;
  7. Não gasta dinheiro ANTES de colher resultados, mas sim ENQUANTO colhe os resultados;
  8. Consegue entender mais à fundo como funcionam essas ferramentas, para não ficar perdido no meio de um site muito grande e complexo, que te gera poucos resultados;
  9. Dentre várias outras!

presença na internet

 

Conclusão

Aqui no Consultório 2.0 acreditamos muito que o MVP (ou, em outras palavras, o “começar do jeito mais rápido e simples”) é o ideal para qualquer profissional que deseja ter sucesso no mundo digital e que preze pelo próprio dinheiro.

Pare e pense: quantos profissionais de saúde você conhece que possuem sites, blogs, redes sociais… e não conseguem sequer um resultado próximo ao razoável?

A grande verdade é que as pessoas não planejam as ações e os investimentos. O marketing é um importante ramo de qualquer empresa que busca o lucro. Não é diferente no nosso consultório. Portanto, seria simplesmente irresponsabilidade investir nessas ferramentas sem uma estratégia adequada ou mesmo sem saber o que se precisa.

 

 

No entanto, sabemos sim que existem 3 grandes grupos de pessoas, na área de saúde…

 

GRUPO 1: GOSTA DE COLOCAR A MÃO NA MASSA

Essas pessoas provavelmente já ficaram se “coçando” pra acessar as ferramentas… Esse perfil é excelente, pois vai permitir chegar muito mais longe do que agências digitais conseguiriam, por um simples fato: ninguém NUNCA vai conhecer mais sobre a sua especialidade… do que você mesmo!

 

GRUPO 2: PREFERE TERCEIRIZAR

Aqui, também não temos problema… Essas pessoas entendem que precisam de soluções digitais, mas não gostam ou não têm tempo suficiente para desenvolver habilidades pra tirar as ideias do papel. Isso não é um problema.

O problema real é diferente: elas acham que, só porque estão dispostas a pagar por isso, podem simplesmente terceirizar a responsabilidade dos resultados também… e esse é o grande erro dessas pessoas!

Elas acabam com sites maravilhosos e campanhas publicitárias fabulosas… que consomem um dinheirão e NÃO DÃO O MENOR RESULTADO. E aí, começam a nos dizer: “marketing não dá resultado”, “o boca-a-boca é o melhor”, “basta ser bom de serviço pra conseguir melhorar na carreira”, “não existe fórmula mágica para o sucesso”, etc, etc, etc…

Essas pessoas esquecem de um pequeno detalhe: estratégia (que, infelizmente, só nós, como profissionais de saúde, temos como organizar).

Já escutei de tudo um pouco, hehehe

No entanto, ficamos tranquilos e serenos por aqui. Afinal, uma empresa que já levou mais de 30 consultórios para faturamento de 6 dígitos e também já estruturou operações que aumentaram em mais de 20 milhões de reais, apenas com o Marketing Digital bem trabalhado… não está completamente alucinada, não é mesmo? rsrs

 

GRUPO 3: NÃO VIU A NECESSIDADE

E esse é o pior dos grupos… Aqui, temos pessoas que estão com os consultórios razoavelmente cheios e que cresceram de forma orgânica (boca-a-boca) até aqui, e não acreditam que Marketing pode ajudar a fazer alguém chegar onde eles chegaram.

E o erro desse grupo é bem fácil de entender: o que fez essas pessoas chegarem onde chegaram… não é a mesma coisa que vai fazer com que elas atinjam objetivos maiores. Simples assim.

O mundo mudou. O mundo é diferente. Em breve, o mercado vai ser inundado por jovens profissionais sedentos por tecnologia. Uma tecnologia que vai trazer proximidade, eficiência e… resultados.

E quem negar esse comportamento… vai simplesmente ser atropelado. Vamos presenciar empresas tradicionais da área de saúde quebrando e novos negócios assumindo os postos de liderança de mercado. Isso aconteceu no mundo inteiro e vai acontecer, também, no Brasil.

Essas pessoas precisam, sim, investir em estratégia e modernização. Pelo menos é o que acreditamos, por aqui.

 

PRIMEIRO PASSO

Como sempre dizemos… não existe fórmula mágica para o sucesso. No entanto, existem metodologias que podem nos ajudar a estruturar de uma maneira mais simples o nosso negócio.

O primeiro passo é sempre o mais importante, mas também o mais complicado. “Por onde devo começar? Quais devem ser as minhas primeiras ações de marketing?” – essas são as primeiras perguntas que aparecem quando decidimos começar a investir em marketing.

O pontapé inicial deve ser certeiro e inteligente! Mas como garantir essa assertividade?

Recomendamos que veja esse e-book e o vídeo dessa página aqui também.

Agoooora…

Pode ser que você não leva jeito meeeesmo pra coisa. Isso acontece nas melhores famílias (não se sinta mal por isso). Se é esse o seu caso (ou seja, se você nem consegue se imaginar colocando a mão na massa), tenho um conteúdo que pode te ajudar → acesse aqui (e leia até o fim!).

 

PS.: não esqueça de deixar seu e-mail aqui embaixo, para receber nossas novidades!

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