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Independentemente da sua especialidade, organizar as atividades de uma clínica vai muito além dos atendimentos diários. É preciso manter a agenda de consultas em ordem, processar pagamentos e cobranças, analisar dados de clientes para promover seus serviços, entre outras funções. Para colocar isso em prática, não há nada melhor do que investir na tecnologia certa. Confira, em nosso post de hoje, o porquê de investir em tecnologia no consultório:
Simplifica a manutenção da agenda de atendimentos
Por meio de softwares de gestão de estabelecimentos de saúde é possível manter uma agenda de atendimentos mais organizada e eficiente. Muitos desses programas de computador oferecem funcionalidades como lembretes de confirmação de horários, comandos rápidos de cancelamento e marcação, entre outras.
Facilita a atualização de dados cadastrais
Por falar em marcação, é mais simples e rápido manter um cadastro atualizado de pacientes em sistemas digitais. Você encontra facilmente a ficha cadastral de cada paciente, confirma endereços, telefones de contato e e-mail. Manter o cadastro da clínica atualizado pode também auxiliar na execução de estratégias de comunicação e marketing.
Organiza processos administrativos
Por meio de um software de controle da clínica, fica mais fácil manter processos administrativos variados, como reposição de estoques, folha de pagamentos, emissão de relatórios, repasse de cobranças etc. Todas essas atividades rotineiras da administração de uma clínica podem ser feitas em apenas um clique.
Aumenta a produtividade dos funcionários
Devido à maior rapidez dos procedimentos administrativos, ganham os pacientes e o profissional da saúde, porque sobra mais tempo para atendimentos de qualidade. A produtividade é maior, porque também haverá maior produtividade no dia a dia dessa atividade. Eventualmente, é possível até mesmo reduzir custos e aumentar rendimentos.
Contribui com o marketing on-line
Muitos desses sistemas de gestão oferecem ferramentas de marketing on-line para sua clínica ou consultório, como envio de newsletters, e-mails informativos, mensagens, convites, entre outras tarefas.
Melhora o controle de prontuários e receitas
Outra facilidade que investir em tecnologia no consultório oferece é o rápido acesso a prontuários, histórico de atendimentos e receitas emitidas para cada paciente. Assim, você poderá oferecer um tratamento mais adequado, individualizado e, consequentemente, mais satisfatório para seus pacientes.
Mantém a rotina financeira em dia
Uma atividade necessária, ainda que tediosa para muitos profissionais da saúde, é lidar com a rotina financeira de uma clínica: pagamento de contas, salário de funcionários, cobrança de clientes, levantamento de informações para fins contábeis etc. Todas essas tarefas podem ser facilitadas por meio do uso de softwares de gestão, que realizam agendamentos, emitem relatórios e organizam balanços contábeis.
Ajuda na elaboração de estratégias para o futuro
Além de todas essas vantagens, um software de gestão também é uma ótima ferramenta para a clínica de saúde que quer elaborar estratégias de crescimento para o futuro. Por exemplo: um profissional da saúde que vê tendência de crescimento da demanda por seus serviços pode decidir fazer uma expansão da clínica, comprando mais equipamentos e aumentando seu time de atendimento. Para isso, basta analisar o desempenho passado da clínica e verificar as projeções financeiras para os meses seguintes.
Como você pode perceber, há muitas vantagens relacionadas a investimentos em tecnologia no consultório!
Que tal se informar também sobre como fazer um plano de negócios para seu consultório? Então leia o post “Plano de negócios para seu consultório: como fazer?”.