Tempo de leitura: 16 minutos
Veja absolutamente tudo o que estamos programando aqui no Consultório 2.0 e no iMedicina, e entenda exatamente o motivo pelo qual estamos fazendo tudo isso:
(e-book que menciono no vídeo)
Loucos, malucos, lunáticos. Já nos chamaram de tudo isso. Mas é claro… quando começamos, falar sobre Marketing, Lucro e afins era praticamente um crime (e ainda é, para alguns… rsrs).
Mas seguimos em frente.
Erramos várias vezes. Isso é fato… Mas consertamos e seguimos em frente. Não é fácil empreender um projeto que exige visão e que simplesmente não visa só o lucro, acima de tudo.
O que está por trás de tudo o que falamos por aqui no Consultório 2.0 é muito mais amplo do que simplesmente encher um consultório com pacientes que valorizam o atendimento do profissional. É muito mais amplo do que fazer marketing, gerar lucro e se destacar profissionalmente. E foi por saber disso que seguíamos em frente.
Afinal… Não é por nada disso que fazemos o que fazemos.
(Surpreso?)
Você já se sentiu sozinho, no seu consultório? Como se fosse “você contra todos”? Como se não existisse colaboração e como se cada um estivesse só olhando para os próprios resultados?
(e não julgo, pois as contas chegam todos os meses, não é mesmo?)
Você já sentiu um frio no estômago quando aquele dia que era pra ser o mais cheio de sua agenda… simplesmente se torna um sofrimento, por causa dos inúmeros horários vagos?
Você já sentiu um aperto no peito quando vai chegando o fim do mês e você percebe que suas contas não estão tão azuis quanto você gostaria?
E, se você me entende, já deve ter sentido aquela terrível sensação de que talvez você não seja bom o suficiente… ou que, talvez, você simplesmente não é do tipo “bom para consultório”… ou que, talvez, a sua praia seja mesmo trabalhar para os outros…
Eu já me senti assim inúmeras vezes. E isso dói. Afinal, eu sempre sonhei em ser um grande profissional, com consultório cheio, e, quem sabe, dono de uma clínica ou algum serviço de excelência. Mas a realidade é mais difícil do que isso.
Quando me formei, como alguns de vocês sabem, me frustrei muito ao abrir meus primeiros negócios. Ainda, tive alguns problemas de saúde que me impediram de seguir um caminho tradicional. Mas há males que vêm para o bem, não é mesmo?
Quando voltei à ativa, me senti obrigado a ir além. Me capacitei como gestor, busquei ajuda de ultra especialistas de mercado e investi em áreas que são pouco usuais para um médico: marketing, planejamento estratégico, inteligência de mercado, etc.
Fato é que tudo começou a mudar para o meu negócio. Comecei a enxergar meu consultório como uma empresa e, como tal, me vi obrigado a buscar o crescimento. E crescemos.
Em poucos meses de operação estruturada, com um bom planejamento e plano de ação, sai do zero e enchi a agenda, com bom uso da tecnologia e sempre prezando por um serviço bem feito.
Nessa época, cheguei a fechar a entrada do consultório para novos pacientes. Parei de investir em marketing por um período, dada a grande demanda que tinha para os serviços. O faturamento aumentou, minha tranquilidade e segurança também… pude aproveitar mais as coisas que antes eu simplesmente não enxergava que estavam na minha vida.
E eu podia ter continuado nesse caminho. Crescendo com o meu consultório e realizando meus sonhos de me tornar uma referência. Certamente eu teria enfrentado outros problemas, teria tido novos desafios e tudo poderia ter dado errado também… é verdade. Mas nada disso importava…
O que mudou esse percurso de vida foi perceber que, quando tudo estava dando certo pra mim, continuava vendo que amigos e outros profissionais sofriam com a falta de planejamento, falta de visão empreendedora e estratégica nos negócios.
Muitos acreditavam nas falácias de mercado:
“Faça seu serviço bem feito e não se preocupe, seu consultório vai encher”
“É preciso dar muitos plantões na vida para conseguir chegar no seu objetivo”
“Quando a gente começa é assim mesmo… mas aos poucos melhora”
Eu até me arrepio quando escuto uma dessas. Os mais experientes que me perdoem, mas acredito que o tempo do médico solitário que cresce no boca-a-boca… passou.
E quando escuto frases como essa, logo me lembro de uma frase de um camarada que quase não mudou a humanidade… Steve Jobs:
“Quando você cresce, você tende a aceitar que o mundo é do jeito que ele é. E que viver no mundo é tentar não se envolver em encrencas e se educar, ter um trabalho, ter dinheiro, ter uma família. Mas a vida pode ser melhor que isso se soubermos de uma coisa simples: todas as coisas ao nosso redor, que nós chamamos de vida, foram feitas por pessoas que não são mais inteligentes que você! E você pode construir suas coisas, você pode construir sua própria vida, em que outras pessoas possam viver.”
E penso: não precisamos acreditar que a forma como funcionou até hoje é a única forma que vai funcionar daqui pra frente. O que nos fez chegar até aqui não é o mesmo que vai nos fazer chegar onde queremos chegar.
E é justamente com essa visão que só consigo enxergar as oportunidades.
Por esse motivo, resolvi me dedicar menos ao consultório e mais ao empreendedorismo.
Mergulhamos no iMedicina e trabalhamos incessantemente o nosso sonho de mudar a saúde. Queremos entregar algo muito maior do que um simples software de prontuário eletrônico, ou um simples sistema de gerenciamento de clínicas, ou um simples sistema de gestão financeira, ou um simples site para profissionais de saúde, ou uma simples estratégia de marketing.
Criar software não é uma coisa tão difícil assim, acredite. Qualquer um faz isso, com um mínimo de entendimento de causa e investimento (de tempo e dinheiro). Implementar novas funcionalidades é uma simples questão de tempo (implementa mais funcionalidades e de forma mais rápida a empresa que tem mais recursos… mais “braço”).
No entanto, software, sozinho, não agrega valor. Pra te falar a verdade… softwares de consultórios, na maior parte das vezes… só servem para burocratizar o que sempre funcionou bem com papel e caneta. Isso não é vantagem, na minha visão.
E sei que vou escutar diferentes opiniões sobre isso… como:
“Mas o software te gera mais organização, mais eficiência”…
“Mas o software evita erros”
“Mas o software melhora seu atendimento, agiliza o preenchimento de receitas, pedidos de exame…”
São pontos de vista e não há o certo e o errado nessa avaliação. Existem consultórios que precisam simplesmente de um sistema de prontuário eletrônico. Existem outros que precisam de um foco maior no crescimento. O nosso projeto não é para o primeiro tipo, mas sim para o segundo. O que vamos propor daqui pra frente não é para todo mundo, sabemos disso.
Mas agora… Falemos sobre o que realmente importa em qualquer investimento que fazemos (sim, um software é um investimento):
Como ele vai aumentar o meu faturamento?
Como vai me ajudar a pagar as contas do consultório e ter lucro?
Como ele vai gerar melhor qualidade de atendimento para o meu paciente?
O que nós queremos é ir além. Queremos integrar a saúde.
E não somos utópicos. Não nos chame de loucos, malucos ou lunáticos. Deixe-me explicar, primeiro…
Quando eu penso em uma empresa de softwares em saúde, penso logo em uma sala com vários programadores, alguns gestores de projetos e analistas de sistemas, de olho no mercado, esperando sempre por aquela “nova funcionalidade” que vai fazer toda a diferença.
Vejo uma equipe comercial pronta para vender a todo custo (muitas vezes sem nunca sequer ter pisado em um consultório), querendo te impor formulários e softwares complexos para “informatizar” a sua clínica e te colocar na era digital. Os argumentos estão lá, na ponta da língua, para te convencer.
O que quase nunca consigo enxergar é: como você (empresa de software) consegue GERAR UM REAL VALOR para o meu consultório?
E foi justamente para responder essa pergunta que criamos o Consultório 2.0 e o iMedicina. Queremos agregar valor para os nossos clientes.
Não queremos ser a maior empresa de softwares médicos do mundo. Não queremos estar em todas as clínicas ou consultórios. Não queremos resolver problemas meramente burocráticos, simplesmente para dizer para o mercado que “possuímos a funcionalidade X, Y ou Z”.
Esse não é o nosso objetivo. Queremos ser a empresa que mais entrega valor. E, pra isso, precisamos de muito mais do que relatórios, cadastros completos e um sistema de gestão eficiente.
Imagina como seria fantástico se o seu consultório não fosse mais uma unidade isolada do mundo? Se seu prontuário eletrônico não fosse um simples arquivo digital?
Imagina como seria bom se você tivesse uma rede de consultórios conectados ao seu?
Imagine que os seus pacientes fossem também os pacientes de outros consultórios conectados através do mesmo software como o seu?
Imagine que os pacientes de seus amigos e colegas de turma, por exemplo, fossem também os seus pacientes?
Em outras palavras… imagine que você tivesse 20 (ou 30, ou mais…) profissionais em sua rede, atuando em conjunto e colaboração para aumentar os rendimentos de todos?
Imagine que você fosse a referência em sua especialidade para 20 ou 30 consultórios? Que quando eles precisassem indicar um paciente para algum profissional da sua área, essa indicação pairasse sobre você?
E imagine realmente conseguir medir o efeito disso? Saber quantos pacientes você atendeu que vieram dessa colaboração? Saber quanto você gerou para a rede?
Tudo isso passa a ter um valor inigualável. Estamos falando de uma comunidade. De uma rede conectada de consultórios, que juntos buscam melhoria do atendimento e melhores resultados em conjunto.
O que percebemos aí é que cada um dos consultórios isolados acaba fortalecendo o serviço de clínicas já estabelecidas e os “figurões”, que se beneficiam de uma saúde desconectada. O que você não pode resolver acaba caindo em clínicas multi-especialidades… e por lá esses pacientes acabam ficando.
Imagine que você pudesse ser a referência da sua especialidade para vários outros consultórios de sua região? Imagine poder fortalecer seus vínculos e participar de uma rede que cresce, com pacientes cada vez mais fiéis à rede?
E é disso que estamos falando.
Veja só…
Entre 2012 e 2015, mais de 35.000 pacientes se vincularam ao meu consultório. São leads: pessoas que se interessam pelos meus serviços e com as quais mantenho um relacionamento digital, trabalhando consistentemente um marketing estratégico e que não é chato. Algo como “ser presente sem ser insistente”.
Desses, vários se tornam meus pacientes, a cada semana que passa.
Imagine, agora, que cada um dos consultórios de uma rede tenha os mesmos resultados? E, juntos, formem uma rede de profissionais interligados, que se ajudam mutuamente e prezam pelos resultados de cada um dos integrantes?
Estamos falando de centenas de milhares de pacientes em contato com o seu nome. Isso é vantagem competitiva. E é justamente isso o que queremos fazer por aqui.
Você pode achar que ter números como os que eu te mostrei é algo utópico. Mas não é. Fizemos isso várias vezes por aqui, no Consultório 2.0. Várias vezes mesmo.
No próprio Consultório 2.0, em menos de 12 meses, conseguimos gerar mais de 40.000 leads (profissionais de saúde interessados em marketing e tecnologia… algo até mais difícil do que encontrar 40.000 pacientes para uma determinada especialidade, concorda?).
Ajudamos diversos clientes a fazerem o mesmo.
Temos clientes com mais de 100.000 contatos cadastrados.
E pode parecer que é “sorte” ou “coincidência”… mas não é. Trata-se de processo. Tanto que repetimos os mesmos números por diversas vezes.
Estamos evoluindo para que o iMedicina e o Consultório 2.0 se tornem referências nesse sentido. Mas, para que isso ocorra, precisamos da sua ajuda. Da sua participação (não física, mas de corpo e alma) em nossa ideia.
Estamos criando algo sólido e que entrega valor para nossos usuários… uma rede de relacionamentos que, por si só, já tem muito mais valor do que qualquer funcionalidade que um software qualquer pode te entregar.
Mas é claro… um bom software e boas funcionalidades são fundamentais.
Veja algumas coisas que já posso adiantar e que vêm por aí:
- Software 100% online, seguindo as normas de segurança da SBIS, HIPAA e de outros órgãos e entidades reguladoras de segurança internacionais
- SSL e certificados de segurança de dados
- Cadastro de números ilimitados de clínicas
- Cadastro de número ilimitados de funcionários administrativos
- Permissões variáveis para cada perfil de funcionário
- Turnos ilimitados, com recorrência personalizável
- Horários de agendamento diferentes para períodos diferentes, se precisar
- Cadastro de convênios
- Cálculo de consulta ou retorno, com base em período de retorno para cada convênio
- importação de tabelas de faturamento, com valores editáveis
- vinculação do convênio à tabela, para controle financeiro rigoroso
- tabela de procedimentos particulares com procedimentos ilimitados
- tipos de agendamentos diferentes, para que sua agenda seja clara e intuitiva
- Modelos de anamnese, documentos, prescrições e de tudo o que você precisar
- Modelo de solicitação de procedimentos com separação por guias
- Modelo de planilhas (sim, seu próprio Excel)
- Modelo de gráficos de… tudo o que você quiser fazer
- Lista de tarefas dinâmicas, compartilhadas com seus funcionários e com delegação de atividades
- Check-list automático para confirmação de agendamentos
- Lista de tarefas em dia, executadas e em atraso
- Agenda de visão mensal, com os dias ocupados e livres
- Visão panorâmica e de simples visualização dos compromissos semanais
- Visão com detalhes dos pacientes agendados no dia
- Encaixe rápido de pacientes
- Agendamento de pacientes diretamente pela agenda ou pela ficha do paciente
- Alteração de status para organização dos seus processos
- Cadastro de pacientes com campos obrigatórios personalizados: você define o que você precisa
- Foto dos pacientes pela webcam
- Listagem rápida de pacientes, em cards de alta velocidade
- Listagem de próximas consultas
- Prontuário eletrônico completo de carregamento instantâneo, sem abas ou em telas separadas. Todas as consultas disponíveis a um clique de distância
- Tela de atendimento inteligente (mesmo)
- Modelos carregáveis com um clique
- Opção de salvar qualquer atendimento como um novo modelo para uso futuro
- Criação de documentos, prescrições e anexos sem sair do atendimento
- Configuração de cabeçalho e rodapé, para impressões personalizadas
- Gráficos flexíveis, que armazenam os dados históricos de cada um dos seus pacientes
- Planilha do paciente, com os dados que você precisa à mão, à qualquer momento
- Variáveis dinâmicas: cansado de procurar por informações importantes dos seus pacientes no seu prontuário? Salve-as com um simples @ e recupere-as onde e quando precisar
- # marcação de pacientes com Tags, que são automaticamente vinculadas às suas estatísticas
- Módulo financeiro completo, com cadastro de contas, centro de custos e categorias financeiras
- Cadastro simplificado de receitas e despesas, inclusive recorrentes
- fluxo de caixa previsto e realizado
- estatísticas financeiras
- estatísticas demográficas e clínicas
- estatísticas administrativas
- relatórios robustos, mas simplificados
- filtros de relatórios flexíveis e inteligentes
- backups automáticos do servidor 2x ao dia
- criptografia de banco de dados
- hospedagem em servidores Amazon AWS, compatíveis com a lei americana de segurança de dados em saúde HIPAA
- dados armazenados em servidores brasileiros, seguindo as leis de posses de dados e marco civil da internet
- lembretes de consulta automáticos
- padronagem TISS
E, é óbvio, todo o resto de coisas que sempre falamos por aqui no Consultório 2.0…
Envio de e-mails automáticos pelo iMedicina, criação de sites, blogs, agendamento online, páginas de captura, funil de vendas, disparo de e-mails com base em dados clínicos ou pessoais, inteligência artificial para agendamento eficiente e otimização de tempo, controle de processos e gestão de atividades de funcionários, etc, etc, etc… Nada da noite para o dia, obviamente. Essa é a nossa visão: software com funcionalidades que fazem o dia-a-dia funcionar com eficiência, somadas com funcionalidades que te geram mais resultados e um melhor relacionamento e fidelização dos seus pacientes.
E a troca é simples: queremos que você nos dê feedbacks para evoluirmos sempre com nosso prontuário eletrônico (temos expertise para tal, mas queremos desenvolver o que é bom para todos, e não para poucos), e te entregaremos, em contrapartida, toda a estrutura para criar valor para o seu negócio.
Quanto mais gente juntarmos nesse projeto, mais rapidamente conseguiremos entregar novas funcionalidades e criar essas redes! E, para crescer… faremos o que está ao nosso alcance!
Convide seus amigos e se cadastre em nosso site! Convença aqueles que você deseja ter em seu ciclo e vamos crescer juntos. Chame seus amigos, compartilhe nos seus grupos de Whatsapp e se cadastre em:
Faremos convites pessoais para que vocês se unam à nossa plataforma, não por ordem de chegada, mas por localidade e especialidade. Portanto, quanto mais gente de sua região… mais rapidamente te convidaremos para fazer parte do grupo!!
Portanto, compartilhe com seus amigos e vamos crescer juntos!