Pesquisas de satisfação: Qual sua importância com os pacientes?

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Você provavelmente, ao frequentar uma clínica, um hospital ou até mesmo a sua loja favorita, em algum momento do atendimento, respondeu a um questionário que avaliava o atendimento do profissional ou vendedor que lhe atendeu, certo? Esse questionário, também conhecido como pesquisa de satisfação, é um dos formulários mais importantes da relação cliente-empresa e que também se aplica muito bem na relação paciente-profissional da área da saúde.

Toda clínica ou consultório que se preze deve contar com uma pesquisa de satisfação para saber exatamente como anda a sua relação com o público que atende. Se você ainda tem dúvidas com relação a importância desse documento para o seu trabalho, que tal conferir o nosso artigo sobre pesquisas de satisfação?

Saiba exatamente o que seu paciente acha de você

Existe melhor maneira de ter um feedback do seu trabalho do que ouvir diretamente dos pacientes o que eles pensam do seu atendimento? A pesquisa de satisfação permite que você escute a opinião de seus pacientes sobre o serviço que você presta e, ainda, garante a eles o sigilo que precisam para fazer críticas que são relevantes para a melhoria do atendimento.

Sem a pesquisa de satisfação, é pouco provável que seus pacientes tenham coragem de te dar o feedback que você precisa para garantir um atendimento com ainda mais qualidade para eles.

Aprenda o que pode ser mudado completamente e o que precisa melhorar

Com a pesquisa de satisfação é possível observar situações que incomodam os clientes frequentemente — e que precisam ser mudadas — como também o que já é satisfatório mas pode melhorar.

Estar aberto para as críticas e saber usá-las a seu favor é um ponto positivo para conseguir tirar proveito das pesquisas de satisfação.

Receba elogios e mantenha aquilo que está dando certo

Ouvir elogios também é bom e pode fazer muito bem para o funcionamento da sua clínica – e as pesquisas de satisfação podem lhe ajudar a receber esse carinho de seus pacientes. Os elogios, além de lhe ajudar a manter ativo aquilo que está dando muito certo, pode te devolver o ânimo que precisava para continuar trabalhando arduamente para o sucesso da sua clínica e consultório.

Otimize seus processos com a ajuda da pesquisa

A pesquisa de satisfação também pode te ajudar a fazer mudanças na gestão do consultório ou da clínica, otimizando processos que não estão funcionando tão bem e melhorando significativamente o tempo de atendimento e a qualidade de atendimento ao paciente.

Com ela é possível criar planos de ação para melhorar o gerenciamento da agenda, o tempo de consulta e até os procedimentos clínicos que são realizados por você.

Corte gastos e faça melhores investimentos

Imagine se você pudesse descobrir quais investimentos estão dando retorno financeiro e quais estão trazendo prejuízos? A pesquisa de satisfação também pode te ajudar nessa tarefa, já que é possível identificar quais ações feitas por você não tiveram aprovação dos pacientes, facilitando o seu processo de corte de custos.

Ela também te ajuda a escolher novos pontos de investimento, já que você vai poder saber o que seus pacientes sentem falta e o que julgam que precisa ser melhorado.

As pesquisas de satisfação realizadas em seu consultório ou clínica são muito importantes para o melhor resultado do seu trabalho. Você costuma utilizar esse formulário e seus benefícios no seu local de trabalho? Conte para a gente! Aproveite e leia o artigo “Quanto devo investir em marketing no consultório?”.