Sala de espera: qual a melhor maneira de recepcionar o paciente?

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Tire um minuto para pensar e responda: qual é o primeiro contato que seu paciente tem com o seu trabalho? A sala de espera, não é mesmo? E é exatamente por isso que recepcionar bem o seu paciente nesse local é extremamente importante para garantir o sucesso do seu atendimento, além da adesão dele ao tratamento proposto por você.

Quer saber qual é a melhor maneira de recepcionar o seu paciente na sua sala de espera, garantindo satisfação para ele e tranquilidade para você? Confira nossas dicas nesse artigo!

Garanta um ambiente confortável na sala de espera

Para que seu paciente se sinta bem logo ao chegar ao consultório ou clínica em que será atendido, é preciso que você tenha um ambiente bastante confortável na sua sala de espera: cores claras nas paredes, decorações simples — porém elegantes — e iluminação natural, sempre que possível. O espaço para circular também deve ser satisfatório, evitando aquela sensação de aglomeração na sala de espera.

Tenha móveis de qualidade e espaço para todos ficarem sentados

Nada representa melhor uma sala de espera confortável do que cadeiras e sofás para sentar que sejam igualmente confortáveis. Ofereça essa gentileza para seus pacientes, garantindo que os sofás e cadeiras de espera estejam em boas condições para receber o grande número de pessoas que vão passar naquele ambiente.

É bom garantir também que haja cadeiras suficientes para que sempre tenha espaço para seus pacientes esperarem sentados por sua consulta, mesmo em horários de pico de atendimento.

Ofereça algum tipo de entretenimento na sala de espera

Sua sala de espera deve oferecer algum tipo de entretenimento para o paciente que vai despreparado aguardar por uma consulta, sem nada para distraí-lo do tempo que está parado e improdutivo. Colocar uma televisão com algo atrativo, oferecer revistas ou livros para folhear podem ser boas alternativas para ajudar o seu paciente a fazer o tempo passar mais rápido.

Oferecer senha de WiFi também é um conforto a mais que você garante ao cliente, já que praticamente todo mundo tem um smartphone no bolso.

O atendimento na recepção deve ser rápido e prático

O atendimento que seus recepcionistas realizam na sala de espera também conta muitos pontos na relação que você constrói com seus pacientes. Eles devem ser simpáticos, comunicativos, ter facilidade para lidar com diferentes tipos de público e, é claro, bastante eficientes. Nada irrita mais um paciente nervoso do que um recepcionista que não aparenta estar com vontade de trabalhar e que demora muito para fazer procedimentos simples como registrar a consulta na carteirinha do convênio ou abrir a agenda para marcar um retorno.

Por esse motivo garanta que, junto com a sua sala de espera, tenha uma equipe preparada para receber seus pacientes.

Os banheiros devem estar limpos e ter decoração harmoniosa

Nada é mais desagradável para um local que cuida da saúde das pessoas do que um banheiro sujo e mal cuidado — isso pode passar uma sensação de desleixo e falta de higiene. Para evitar que essas impressões, garanta que o banheiro da sua sala de recepção esteja limpo e que a decoração seja bastante agradável.

Água, café e lanchinhos podem ser cortesias interessantes na sala de espera

Para quem quer fechar com chave de ouro a boa recepção de seus pacientes, oferecer água, café e lanchinhos na sala de espera pode ser uma boa maneira de agradá-los enquanto esperam sua consulta.

Essas são apenas algumas dicas para você recepcionar melhor o paciente na sala de espera. Como você faz para garantir a satisfação dos seus pacientes? Compartilhe com a gente a sua experiência!