Quando é uma boa ideia investir em marketing tradicional?

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Conversamos tanto por aqui sobre os muitos aspectos do marketing digital que pode até parecer que esquecemos de seu irmão mais velho e mais experiente: o marketing tradicional. Sim, aquele que estamos acostumados desde crianças a ver em jornais, revistas, TV e muitos outros meios “reais” de veiculação. Que tal repararmos essa lacuna e falarmos um pouco mais hoje sobre esse tipo de marketing, que ainda é tão amplamente usado no mercado?

Nesses tempos de conexões totais, quando as pessoas estão ligadas à internet por meio de computadores, celulares e até mesmo pela TV, fazer uma boa campanha de marketing tradicional pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Especialmente se você for dono de uma clínica ou consultório!

Quando é preciso estreitar o relacionamento com o cliente

OK, muita gente já procura por serviços de saúde pela internet com bons resultados. Apesar disso, ações de marketing tradicional (e off-line) ainda têm um peso importante na decisão de compra do público.

Nesse caso, a melhor opção é investir em atendimento, relacionamento e marketing boca a boca, tanto no pré-atendimento quanto após as consultas e procedimentos. Você pode, por exemplo, lembrar os pacientes via SMS ou e-mail das datas agendadas para consultas e usar a mesma ferramenta para perguntar como eles estão depois de passarem pelo seu consultório.

Um paciente bem atendido e que saia satisfeito é um propagador em potencial dos seus bons serviços médicos e não pensará duas vezes antes de recomendar o seu consultório para amigos e parentes. E o melhor de tudo é que as pessoas tendem a confiar mais em opiniões de semelhantes do que em qualquer outro tipo de mensagem!

Quando você deseja criar autoridade

Ser uma “autoridade” em determinado assunto é hoje um dos principais fatores de reconhecimento e confiança — fatores essenciais e fundamentais para uma segmento como saúde. Afinal, precisamos confiar 100% em quem cuida de nós, não é mesmo?

É nesse sentido que investir em uma estratégia de inserção na imprensa pode ajudar em muito no reconhecimento de seu nome e de sua clínica ou consultório pelo público. Um assessor de imprensa com bom relacionamento com os veículos pode colocar você como especialista para dar opinião em pautas de ciência e saúde, por exemplo. Quem não confiaria em um profissional que saiu no jornal ou na TV?

Quando você deseja fortalecer a sua marca

Ainda falando sobre a relação que o público tem com sua empresa, é também muito importante que a marca de seu consultório ou clínica sejam atraentes e ativem a percepção de um serviço confiável. Evite uma marca com cores muito fortes, traços agressivos e pesados e ilustrações que não tenham a ver com os serviços que você presta.

Com uma marca bem desenvolvida e executada, você precisa garantir que ela esteja em todos os lugares — adesivos em portas, papelaria, uniformes dos funcionários etc.

O investimento e a medição do retorno

Hora dos “pormenores”: em comparação com o marketing digital, o investimento em ações de marketing tradicional tende a ser um pouco maior por conta do custo elevado dos espaços de mídia, além da contratação de agências e profissionais capacitados. Além disso, a mensuração dos resultados das campanhas e ações não pode ser feita com precisão.

Se você gostou e se identificou com essas dicas de marketing tradicional, também vai fazer ótimo proveito dessas incríveis orientações sobre como fidelizar pacientes.