Tempo de leitura: 3 minutos
Se você já se perguntou “quanto devo investir em marketing do meu consultório?”… Você achou o lugar certo! Normalmente quando se fala em marketing, já vem à cabeça aquela imagem das campanhas publicitárias milionárias e das ações de grandes empresas nas mídias sociais.
Calma, não é apenas para as grandes empresas que as iniciativas de marketing podem ser feitas, especialmente se falarmos de marketing digital.
Mas, se propaganda é a alma do negócio e o marketing é acessível a todos, a pergunta que você deve estar se fazendo é: quanto devo investir em marketing no meu consultório?
Pequenas empresas, como um consultório médico, possuem diversos desafios, e possivelmente saber quanto investir em marketing é um dos principais.
Se você está pensando que só deve fazer isso quando seu negócio estiver mais estabilizado, ou ainda se você acha que seu consultório é pequeno demais para isso, vou te contar uma coisa: você está errado!
Quanto devo investir em marketing no consultório?
Não é possível definir aquilo que não conseguimos mensurar e planejar, por isso a primeira ação que vem antes da definição do orçamento é um planejamento mínimo das iniciativas de marketing.
Não precisa ser nada muito extenso e nem rebuscado. Basicamente é uma listagem com as possíveis ações que podem ser feitas, seus custos, objetivos, cronogramas e fornecedores responsáveis.
Com esse material em mãos, e principalmente com os objetivos bem planejados, chega a hora de escolher quais iniciativas vão ser priorizadas, para que com base nisso seja definido o orçamento necessário.
Depois de saber essa informação é necessário cruzá-la com a disponibilidade da parte financeira do consultório. Normalmente o cálculo desse valor é feito em cima de um percentual do faturamento do consultório, e costuma variar bastante.
Empresas que dependem muito dessas ações para vender chegam a investir até 10% em marketing, mas, em geral, investir de 3 a 5% já é um bom ponto de partida. Dessa forma você consegue adaptar o planejamento à realidade do seu consultório.
Marketing Institucional x Marketing Comercial
Os investimentos em marketing podem ser divididos em marketing institucional e marketing comercial. O primeiro é aquele que vai fazer com que as pessoas conheçam seu consultório e seus serviços. Costumam incluir logo, site, material gráfico, entre outros.
Por outro lado, o marketing comercial é aquela que tem como foco aumentar as vendas e o faturamento, normalmente com campanhas específicas. Um bom planejamento deve contemplar ambos os estilos.
Marketing Digital para os pequenos negócios
Partindo desse planejamento inicial, vale destacar também outra facilidade para os empreendedores de pequenos negócios, como os consultórios médicos. Diferente das outras plataformas de marketing tradicional, no marketing digital as soluções são muito mais acessíveis.
São algumas vantagens nítidas quando pensamos em marketing digital. A primeira é a facilidade, já que todas as plataformas de marketing digital são facilmente acessíveis.
O segundo ponto é o baixo custo das iniciativas. Para fazer boas ações de marketing digital não é preciso um orçamento milionário. Com assertividade é possível conseguir bons resultados com um baixo investimento. E falando em resultados, esta é outra vantagem do marketing digital: tudo pode ser mensurado, tornando muito mais fácil saber o resultado das ações.
Com certeza, se você estruturar com cuidado suas ações, será simples de definir seu orçamento, e sem dúvida alguma você conseguirá colher bons resultados com um investimento relativamente baixo. A partir de agora a pergunta “Quanto devo investir em marketing no consultório?” não será mais um problema.
Quer começar seu marketing digital com um blog para o seu consultório? Acesse nosso blog e veja porque esse trabalho vai valer a pena.