Tempo de leitura: 4 minutos
Hoje vamos falar de um assunto que nos interessa muito. Você já parou para pensar no real significado de manter o relacionamento com o paciente?
Esqueça tudo o que já te disseram sobre isso e foque apenas nas perguntas que farei para você agora:
Você já se sentiu inseguro ao começar uma semana de trabalho? Já passou o olho pela sua agenda e ficou imaginando quanto tempo teria que passar ocioso porque faltas e atrasos já fazem parte da sua rotina?
Você já deixou de fazer algo que queria, por imprevisibilidade de agenda e de caixa?
Bom, se essas perguntas te fizeram respirar fundo, significa que esse assunto diz respeito a você bem mais do que imagina.
Então, vamos conversar…
Você já faz ideia do porquê dessas situações serem tão frequentes no seu consultório? Aqui nós já falamos muito sobre a importância do marketing para os profissionais de saúde e que a falta de uma estratégia de marketing eficiente pode ser uma das razões que provocam os problemas que citei acima.
Porém, nesse artigo, vou contar para você outra razão que tem te levado a passar por situações assim. Antes de começarmos, reflita: O que você tem feito para os pacientes que já conhecem o seu consultório e o valor do seu serviço?
Estamos falando agora da eficiência do seu relacionamento com o paciente no pós-consulta.
A chance de um paciente novo faltar à consulta é bem maior se comparado a um paciente antigo. Então, se esses pacientes antigos tem potencial para te oferecer tanta segurança, por que não investir em um relacionamento realmente forte com eles?
Tudo o que qualquer negócio de sucesso deseja é um público fiel. E não seria diferente para um consultório médico. Um paciente fiel é mais do que um simples paciente, ele é um promotor do seu nome, e além: ele é a garantia de uma agenda mais constante e sem buracos.
Vamos pensar em valores reais:
Estudos indicam que manter um paciente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Esse dado é revelador, pois nos mostra que é bem mais fácil investir naquele paciente que já passou pelo seu consultório.
O relacionamento com o paciente e a sua fidelização podem, inclusive, auxiliá-lo a conquistar um novo público, já que esses pacientes que criaram um forte vínculo com você indicarão os seus serviços a outras pessoas.
Consultórios que investem na fidelização do paciente, mantendo o foco na interação e no relacionamento pós-consulta garantem uma série de porta-vozes dos seus serviços, além deles serem os pacientes menos propensos a faltas e atrasos, o que alivia a sua insegurança e garante uma agenda mais estável.
Existem três estágios pelos quais uma pessoa passa ao conhecer o seu consultório:
Primeiro ele é um visitante, ainda está conhecendo os seus serviços. Esse estágio pode acontecer através de um site ou qualquer outro meio pelo qual a pessoa consiga saber mais sobre a sua especialidade e o que você pode oferecer a ela. Para isso você pode investir em um perfil nas redes sociais mais ativo (leia mais sobre esse assunto aqui).
Ao marcar uma consulta e ser atendido, ele se torna o seu paciente. E, em consultórios sem visão de futuro, esse estágio é o final.
Já o último (e não menos importante) estágio, é o que você, profissional com visão e foco no sucesso do seu consultório, deve garantir que aconteça, transformar seu paciente em um paciente fiel. Quando um paciente chega ao estágio de fidelização, o passo seguinte é ele mesmo que dá: divulgação espontânea do valor dos seus serviços para ele.
Você consegue perceber agora a importância de se preocupar com o relacionamento que você vem construindo com os seus pacientes? Fidelização não é só mais um termo muito falado, é um processo essencial para desenvolver uma grande marca e um vínculo insubstituível com os seus pacientes.
Mas os benefícios vão além do que você imagina…
Você acha que para por aí? Então, veja o infográfico que preparamos para você se convencer de vez da importância de manter um relacionamento pós-consulta firme e bem estruturado.