Top 5 livros de marketing para médicos

Tempo de leitura: 5 minutos

Sabemos que a propaganda é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas são poucos os médicos que estão familiarizados e fazem uso desse conceito para alavancar suas carreiras. Na área de saúde, ainda há um certo tabu ao falarmos sobre o tema, porém o fato é que atualmente os profissionais do setor já estão se entregando à importância de divulgar de forma ética e inteligente a qualidade dos seus serviços.

Quem já começou a investir nessa seara, definitivamente, está conseguindo destaque no mercado e tem o seu nome mais valorizado do que os outros profissionais. Essa é uma maneira inteligente de deixar o consultório mais rentável e fazer com que os pacientes fiquem mais confortáveis e seguros sobre a capacitação do médico.

 

Livros de marketing para médicos

Ficou interessado e quer adquirir mais conhecimentos sobre o tema? Então confira o post a seguir e veja quais são os principais livros de marketing para médicos:

 

“Lições de Gestão da Clínica Mayo”

Autores: Leonard Berry e Kent Seltman

A Clínica Mayo é uma das organizações de saúde mais admiradas de todo o mundo. Com propostas diferentes de administração organizacional, de marketing e de gestão de negócios, a empresa conseguiu um destaque único no mercado, se valendo de uma equipe de especialistas que desenvolveu sistemas para tornar a colaboração entre os médicos mais eficiente e fácil. É um dos livros de marketing que apresenta algumas das lições mais valiosas sobre a prestação de serviços e fidelização de pacientes, o que é perfeito para quem está dando os passos iniciais em seu consultório.

livro médico

 

“Marketing Estratégico para a Área da Saúde”

Autor: Phillip Kotler

O marketing na área de saúde ainda se encontra bem incipiente no Brasil, mas existem alguns especialistas de renome mundial sobre o tema. E um dos maiores é Philip Kotler: um autor com ampla experiência na área e também um dos mais reconhecidos e valorizados pelo mercado. Ele identifica problemas da atenção à saúde e aponta para novas oportunidades, baseadas em uma visão mais voltada para a satisfação do consumidor. Kotler fala a língua dos médicos e sua obra é perfeita tanto para o profissional individualmente quanto para clínicas e hospitais.

 

“A Cauda Longa”

Autor: Chris Anderson

Esse best-seller mundial não é especificamente um dos livros de marketing para médicos, mas é altamente indicado para todos aqueles que querem entender melhor o conceito de propaganda e aplicá-lo em seu negócio. O autor aborda que o mercado é divido em nichos e que a internet revolucionou as formas de relação, praticamente acabando com o consumo em massa.

Segundo a teoria, que explora com mais veemência o poder do marketing digital, quem souber focar melhor no seu público-alvo vai se destacar cada vez mais e saltará à frente da concorrência. Para os médicos, estar bem posicionado em um nicho específico e se tornar uma autoridade nele é altamente recomendável.

 

“Marketing: Gerenciamento e Serviços”

Autor: Christian Gronroos

A obra é voltada para profissionais e empresas do ramo da saúde, especialmente aquelas que desejam melhorar seus processos e serviços, agradando em cheio ao cliente. Gronroos ensina que atualmente, com a concorrência aumentando cada vez mais, as clínicas e os médicos precisam se desenvolver e melhorar tudo o que envolve o dia a dia dos consultórios, desde a comunicação até as consultas propriamente ditas.

livro marketing médico

“Se Disney Administrasse seu Hospital”

Autor: Fred Lee

O título pode parecer engraçado, mas o fato é que o livro de Fred Lee tem muito a ensinar para quem está à frente de um consultório ou de uma clínica. O autor, por incrível que pareça, trabalhou tanto na área de marketing da Disney e quando na de grandes hospitais, podendo traçar um paralelo entre os dois mundos e extrapolando situações que servem de lição para profissionais da área de saúde. Ele cita o Modelo Disney de Satisfação do Consumidor e como seus princípios podem ser altamente eficientes quando aplicado para profissionais médicos.

Esses são alguns dos livros de marketing mais interessantes para profissionais da área de saúde. Eles possuem lições valiosas e podem contribuir muito para quem quer usar a inteligência para se diferenciar no mercado e crescer de forma constante na carreira médica. O marketing também é uma ciência e para ser eficiente, deve ser estudado com rigor.

 

Muitos dos ensinamentos desses livros nós usamos e aplicamos por aqui, no Consultório 2.0. E levamos isso tão à sério que construímos um treinamento com 3 vídeos gratuitos que pode te ajudar a entender melhor esse cenário. Lá, vou te mostrar os principais erros que nós, profissionais de saúde, cometemos quando tentamos implementar ações de Marketing de forma desorganizada e pouco estratégica.

Essa série fica no ar por tempo limitado, então, essa pode ser sua única chance de assistir aos vídeos! O primeiro pode ser acessado através dessa página aqui. Os demais, te envio por e-mail!

Série Planejamento Estratégico para Consultórios

Insira abaixo seu e-mail e acesse imediatamente o primeiro vídeo da série de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para consultórios. É gratuito!>

E você, conhece outra leitura interessante de marketing para médicos? Compartilhe conosco nos comentários!