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O WhatsApp tem 200 milhões de usuários brasileiros, que trocam mais de 12 bilhões de mensagens todos os dias. Se levarmos em conta que os ensinamentos de marketing dizem para ir aonde os clientes estão, faz todo sentido que a estratégia do seu consultório contemple essa ferramenta.
Hoje nós vamos falar sobre WhatsApp marketing e listaremos dicas de como você pode usar esse aplicativo para reduzir as faltas nas consultas. Confira:
As vantagens do WhatsApp
Recentemente, a forma mais eficaz (e, possivelmente, a única maneira) de lembrar os pacientes de suas consultas passou a ser através do telefone e do SMS. No entanto, ambos têm um custo muito alto para o consultório, tanto em relação à ferramenta quanto à parte pessoal.
No primeiro ponto, como utilizam banda de telefonia, ligações e SMS têm um custo alto, já que é necessário pagar pelas ligações ou pelo envio das mensagens. Do outro lado, há o custo de pessoal — afinal, alguém precisa fazer as ligações e enviar as mensagens, além de manter um controle de quem as está recebendo e quais são as respostas.
Nesse contexto, o WhatsApp é a ferramenta perfeita para executar esse trabalho, já que, por utilizar a internet, o aplicativo depende apenas da rede do seu próprio consultório. Além disso, permite que sejam enviadas mensagens pelo celular ou pela versão web, e até mesmo que sejam feitas ligações, se for o caso.
Como reduzir as faltas com o WhatsApp marketing
Em um consultório médico, um dos principais problemas são os pacientes que não aparecem para a consulta e nem comunicam a sua ausência com antecedência. Prejuízo para o consultório, já que uma hora sem um atendimento é uma hora a menos de geração de receita. O WhatsApp vem, então, justamente para suprir essa demanda e ajudar a resolver esse problema para médicos e pacientes.
Pensando no aplicativo como uma ferramenta de comunicação e marketing digital, faz sentido compará-lo com outras iniciativas do marketing digital, como o e-mail marketing, por exemplo. No entanto, assim como qualquer outra ação de marketing, é preciso que você tenha atenção extra em alguns pontos.
Antes de qualquer campanha de e-mail marketing, é fundamental fazer um breve planejamento, e com o WhatsApp a história não é diferente. Dessa forma você vai saber ao certo para quem você está fazendo o trabalho, com qual objetivo e que resultado você deve esperar. Nesse caso, a redução das faltas e o estímulo à fidelidade de quem já é paciente.
Caso você utilize outros canais para o marketing do seu consultório, o WhatsApp será mais uma ferramenta para integrar esse time. Nessa situação, manter um alinhamento da comunicação é fundamental, com uma unidade de linguagem e foco em todos os canais.
As boas práticas para não ser invasivo
Enquanto ferramenta de comunicação, o WhatsApp é muito semelhante ao e-mail, já que por meio de ambos é possível manter contato com pessoas e enviar conteúdo. Mas, para que a sua estratégia não fique invasiva, é preciso tomar alguns cuidados.
Ninguém gosta de receber mensagens de desconhecidos pelo WhatsApp, e se você enviar apenas mensagens para confirmar consultas, pode ser que acabe com o mesmo problema dos SMS, quando as pessoas confirmam e não aparecem.
Por isso, assim como no e-mail marketing, no WhatsApp marketing é preciso prestar atenção para não irritar ou confundir o paciente. Isso só vai jogar contra seu objetivo de reduzir as faltas. O objetivo aqui é aproximar o paciente do consultório, e não afastar.
Invista em construir uma comunicação via WhatsApp focada no relacionamento com seus pacientes. Isso inclui o envio de conteúdo útil, mensagens personalizadas, com as lembranças das consultas e exames em meio a outros temas.
Fazendo isso, com certeza os pacientes ficarão muito mais próximos do seu consultório e a chance de confirmarem e não irem será bem menor. Lembre-se sempre de manter o distanciamento e o respeito necessários entre médico e paciente para evitar situações desagradáveis ou solicitações fora de hora.
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Agora que você sabe como o WhatsApp marketing pode ajudar a reduzir as faltas em seu consultório, conte para a gente: como será a sua estratégia por meio do aplicativo?
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